Procurar seu primeiro emprego não é a coisa mais fácil do mundo. E ainda mais hoje em dia, em que estão exigindo de estagiários os critérios seletivos mais absurdos, até experiências quase impossíveis de pessoas tão novas no mercado terem experimentado. Fica então difícil pensar em onde levar um currículo que parece se tão pequeno, em um mercado tão concorrido não é? Mas nós vamos te ajudar.

Onde procurar o primeiro emprego?

Encontrar um bom primeiro emprego pode ser difícil e, por isso, quando você leva em conta o fato de que você pode ter pouca ou nenhuma experiência, os lugares onde você pode levar seu currículo ficam ainda mais limitados. Mas você pode responder a algumas perguntas, para focalizar sua buscar

A preparação é vital quando você está prestes a começar a procurar o primeiro emprego. A primeira coisa que você precisa fazer, claro, é um bom currículo. Em seguida, precisa definir claramente se você quer um emprego de meio período, um emprego integral, ou um emprego que pague por hora? E a terceira pergunta a responder é se o emprego que você quer obter vai ser o primeiro degrau em uma carreira na área, para fazer dinheiro, para garantir o sustento da família, ou se é para adquirir experiência para próximos empregos.

 

Medo do primeiro emprego

O primeiro emprego é amedrontador, mas mantenha a calma, pois os medos conquistados se tornarão nossos maiores aliados, e nossas maiores fortalezas. (Foto: divulgação)

Faça uma pesquisa de lugares para procurar seu primeiro emprego

Algumas coisas que você tem que pesquisar antes de sair a procura do primeiro emprego, para não gastar energia a toa, são:

  • Quem está contratando?
  • No que a indústria está interessada?
  • Em quais empresas você gostaria de trabalhar?
  • Quais as principais habilidades ou critérios que um empregador está procurando em um empregado na sua área?

E onde você pode pesquisar essas informações?

  • Sites de empresas
  • Guias de recursos humanos e sites de recursos humanos
  • Revistas sobre carreira (observação: cuidado com as matérias dessas revistas, pois algumas são matériaspagas e podem ser bem tendenciosas)
  • Notícias em jornais e revistas normais.

Ao pesquisar, você está dando a si mesmo uma vantagem em relação aos outros candidatos na sua pesquisa do primeiro emprego. Se manter atualizado é uma vantagem considerável, e esse conhecimento vai te ajudar na hora de direcionar toda sua habilidade na hora de conseguir uma vaga após sua primeira entrevista.

Programas de trainee e estágio devem ser sempre a primeira opção de emprego

O primeiro emprego deve sempre ser sempre uma opção de programa de trainee ou estágio. Por que? Porque esses tipos de programas são construídos especificamente para inserir no mercado os profissionais que acabaram de sair de um curso profissionalizante ou faculdade. Empresas de médio a grande porte são ideais para encontrar um bom programa de trainee, com as melhores oportunidades pra o primeiro emprego. Estágios tem um bom segundo lugar, seguindo de perto como oportunidade de aprendizado.

 

Onde conseguir o primeiro emprego para Jovem Aprendiz?

No SINE da sua cidade, SEBRA, SEST/SENAT, SENAI, SENAC, e empresas parceiras do programa, as vagas para o programa Jovem Aprendiz são fáceis de conseguir. Quando a pessoa que está procurando o primeiro emprego atende aos critérios do programa Jovem Aprendiz, é altamente recomendado buscar o programa como primeiro emprego.

E se o primeiro emprego demorar?

Revise seu currículo, se prepare melhor, continue estudando. Converse com as empresas para onde você enviou currículo, com seus entrevistadores. Peça um feedback sobre suas entrevistas, pergunte onde você pode melhorar. Isso pode parecer pouco, mas é essencial para te deixar um passo a frente na batalha pelo primeiro emprego. Acredite, você vai precisar tentar mais de uma vez para encontrar seu primeiro emprego. Persistência, afinal, é uma característica essencial de quem vai trabalhar no mercado. E muita, muita paciência!

Como você conseguiu seu primeiro emprego? Que dicas daria a quem está procurando o primeiro emprego?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)