A resposta rápida para saber se você deve pagar para acessar listas de trabalho e conseguir emprego pela internet é simples: não.

A resposta mais longa é que há uma diferença entre os sites que oferecem um serviço ou seja, na verdade, encontra, um emprego para você se candidatar e aqueles que os apresentam para você se candidatar. Se você pode pagar o serviço, sites como estes podem ser uma maneira de economizar tempo e encontrar oportunidades de trabalho qualificados. Eu não estou reclamando sobre esses tipos de sites, porque você está recebendo algo para o seu dinheiro se você decidir usá-los e você está pagando pelo serviço, não para acessar empregos e sair da situação do desemprego.

Sites de emprego com mensalidades

Os sites que eu tenho um problema são aqueles que cobram os candidatos a emprego para acessar listas de trabalho. Os candidatos a emprego, em muitos casos, não têm a menor ideia de que eles podem encontrar exatamente os mesmos anúncios de emprego em outros sites gratuitos.

Há tantos destes sites, infelizmente. O consenso é que não há nenhuma listagem disponível nos sites que cobram uma taxa de candidatos a emprego que não está disponíveis em outro lugar gratuito, com raras exceções:  em placas de emprego gratuito, no site da empresa, ou publicados em outro lugar. Os especialistas em carreira também expressam suas preocupações sobre os candidatos a emprego que não sabem que eles não têm que pagar para acessar listas de empregos. E essa é a linha de fundo: ninguém tem que pagar para acessar uma vaga de trabalho.

Pedindo a ajuda de experts

Alguns sites de empregos podem te ajudar a melhorar seu currículo com dicas importantes para facilitar sua colocação no mercado de trabalho. (Foto: www.wicedublin.com)

Você não precisa pagar para listas de emprego

Não há necessidade de pagar uma taxa mensal ou trimestral, quando você pode acessar os mesmos trabalhos publicados em sites da empresa ou nos sites de mecanismos de busca de emprego.

Você pode encontrar todas as ofertas de emprego que você precisa sem pagar um centavo. Antes que você considere pagar, cuidadosamente confira o site para ver o que você está recebendo pelo seu dinheiro. Leia as letras miúdas: alguns desses sites só permitem que você cancelar por telefone e cobram por um mês inteiro, independentemente de quando você cancelar.

Quando um site de empregos pela internet é bom?

Alguns sites de empregos oferecem consultoria para melhorar seu currículo e dar um feedback sobre seu preparo. Isso é um ótimo serviço, uma vez que pode te ajudar a estar melhor preparado para uma vaga. É interessante também usar os serviços de um site gratuitamente por algum tempo, se ele tiver isto disponível. Assim, você pode ver se as vagas por ele ofertadas são realmente boas para seu perfil. Dito isto, busque fazer uma pesquisa abrangente de empregos e não se limite apenas à internet ou sites especializados: quanto mais você pesquisar, melhor será para você.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)