Se um trabalho parece bom demais para ser verdade, seja cauteloso. Existem vários golpes de emprego projetados para terem acesso ao dinheiro das pessoas, informações de conta bancária, número de CPF, identidade, passaportes e muito mais. Esses golpes frequentemente são colocadas em páginas de empregos online, nos jornais, ou via e-mail.

Muitos dos sites em si já fazem um excelente trabalho em filtrar as ofertas de emprego fraudulentas. No entanto, devido aos meios enganosos criativos pelos qual os trabalhos são postados por scammers, não se pode garantir a validade de cada empregador ou vaga trabalho publicada.

Se você está desconfiado ou preocupado com uma empresa ou anúncio de trabalho que você encontrar online, você precisa pesquisar, se orientar muito bem e ter certeza absoluta que não está caindo em um golpe, principalmente se o emprego envolver uma viagem internacional, onde você pode literalmente perder tudo que tem.

Tipos de golpes de ofertas de emprego internacionais

Há uma variedade de golpes de emprego. Abaixo você encontrará quatro exemplos de golpes de emprego comumente usados​​:

Golpe do pagamento adiantado

Esse golpe ocorre depois de se candidatar para uma posição ou resposta a um e-mail de spam. O empregador irá responder com instruções para um “teste” antes do emprego. Como parte do teste, você recebe um cheque pelo correio e é solicitado para depositar o cheque em sua conta e enviar uma certa quantia através de transferência bancária para outra pessoa. O empregador promete que você vai manter uma porcentagem. É uma farsa, porque o cheque não é válido e se você depositar o cheque e transferir o dinheiro, você será responsável pelos fundos.

Golpe da taxa de inscrição

Com este esquema, você é cobrado um valor para uma oportunidade “garantida” de emprego. As pessoas têm usado este golpe se colocando como membros da indústria de cruzeiros, Serviços Postais e outras organizações. Sempre verifique com a empresa para a qual você está se candidatando para saber mais sobre o processo de candidatura. Aplicações para vagas de emprego devem ser gratuitas, e não há posições “garantidas”.

Golpe de Phishing

Esse golpe ocorre quando você recebe um correio eletrônico não solicitado de um empregador afirmando que viu o seu currículo publicado. O “patrão”, afirma que suas habilidades coincidem com o cargo para o qual eles estão contratando, mas eles precisam de mais informações sobre você. O empregador pede informações pessoais, que eles podem usar para roubar sua identidade. Antes de fornecer qualquer informação, não deixe de pesquisar sobre a empresa e verificar a postagem. Seja sempre cauteloso ao compartilhar informações pessoais, tais como endereço, número de telefone, número de segurança social, número de identificação, ou informações bancárias.

Esquema do “Comprador Misterioso”

Há empresas comerciais legítimas que contratam estudantes universitários e outros para fornecer feedback sobre lojas, restaurantes e empresas. No entanto, há golpistas que se apresentam como empresas de “Compradores Misteriosos”. Este tipo de fraude pode ocorrer através de um correio eletrônico não solicitado ou através de uma postagem de vaga de emprego. A empresa fraudulenta pede que você pague uma taxa para se tornar um empregado. Isso é uma farsa, porque você não deve ter que pagar uma empresa para se tornar um empregado. Outra variação desse golpe ocorre quando o empregador pede para você fazer uma análise de uma empresa de transferência bancária e completar uma transferência de dinheiro.

Como você identifica uma fraude em uma vaga de emprego internacional?

Analise as informações abaixo para identificar potenciais “bandeiras vermelhas” para golpes de emprego.

Cargos cativante. Scammers costumam usar palavras no título da vaga para chamar a sua atenção, como “trabalho em casa”, “nenhuma experiência necessária”, “faça US$1000 por semana”, ou “trabalhe apenas uma hora por semana.”

Pagamento exigido. Quando o pagamento é solicitado para materiais de treinamento, kit inicial, ou outros itens, a vaga de emprego pode ser uma farsa.

Falta de detalhes do empregador. Se alguns detalhes sobre o empregador estão incluídos no anúncio, postagem, ou e-mail, como o nome da empresa, site, endereço de e-mail, ou localização, então este pode ser uma farsa.

Site falso. Se o site é hospedado por um domínio livre, tal como Yahoo, pode ser uma farsa. Scammers usará informações do site de uma empresa legítima e irão postá-las como um site fraudulento. Pesquise o nome da empresa e verifique para identificar quando o site foi criado. Se o site foi criado recentemente ou propriedade de alguém não no mesmo local que a empresa, pode ser uma vaga fraudulenta. Há vários sites online que te ajudam a identificar sites de scammers e oficiais de empresas, além da data de criação de cada um deles.

Cuidados com ofertas de emprego fáceis

Sempre que alguém oferece um emprego com ótima remuneração, um processo seletivo bem básico e poucas exigências de você, desconfie! (Foto: money.aol.co.uk)

Correio eletrônico não solicitado. Se você receber um correio eletrônico não solicitado e se trata de um endereço de e-mail de domínio grátis (por exemplo, gmail.com, hotmail.com ou yahoo.com), a vaga pode ser uma fraude. Se o nome da assinatura de e-mail não coincide com o nome do e-mail, cuidado. Nunca clique em um link em um e-mail de alguém que você não conhece, pode ser um vírus ou outro software malicioso.

Solicite informações pessoais. Os pedidos de informações pessoais por e-mail, como uma cópia de sua identidade, informações de conta bancária ou número de CPF, podem ser usados por ladrões de identidade.

Emprego garantido oferecido. Empregadores legítimos não prometem um emprego antes de discutir suas habilidades e experiência, além de uma entrevista ou fase de testes para a vaga, principalmente se os salários estão acima dos praticados pelo mercado.

Palavras ou frases específicas. Cuidado com as palavras na descrição do trabalho, tais como transferências bancárias, PayPal, eBay, o encaminhamento de pacotes ou transferências de dinheiro, estes são indicadores de uma farsa. Além disso, cuidado com informações conflitantes, como datas para contratação e chegada ao destino.

Considerações Finais

Embora esta lista não trate de todos os casos, se você está sempre preocupado com um anúncio de emprego ou acha que pode ter sido vítima de um golpe de emprego, não hesite em contatar a empresa que está fazendo a oferta, mesmo que seja através de vias internacionais, como uma linha de telefone no exterior. Recentemente um amigo quase foi parar na Nigéria por causa de uma oferta de emprego fraudulenta em um esquema muito bem feito, que combinou a busca dele por empregos na África pelo LinkedIn e Google e um email fraudulento que ele recebeu, oferecendo um cargo “bom demais para ser verdade”. Mantenha também seu anti-vírus sempre atualizado, além de ter um software que te proteja contra trojans e outros softwares maliciosos.

Se você está desconfiado de vagas, tem dúvidas ou precisa de alguma ajuda ainda, deixe suas questões nos comentários. Estamos aqui para ajudar!

3 comentários para “Cuidado com ofertas de emprego internacionais!”

  1. Edmundo Pereira da Silva

    Recebi 2 ofertas de empregos. Uma da TTCL para trabalhar em St. Petersburg, Flórida, USA.
    E outro da CAP energy oil and gás, para trabalhar em camarões.
    Estou achando que seja golpe, pois, eles pediram para depositar 321 euros.
    As empresas existem, porém, o endereço de email não abre.
    Gostaria da sua ajuda urgente.
    Me passa o seu endereço de email, posso anexar os contratos recebidos.

    Atenciosamente,

    Edmundo Pereira da Silva

    Responder
    • Equipe Ponto Rh

      Qualquer emprego que peça para você depositar um certo valor, no exterior ainda por cima, é golpe. Fuja dessa roubada.

      Responder
  2. Felipe

    Olá, existe algum email que eu possa contatar vocês? Estou passando por uma experiência com a suspeita de golpe e gostaria de ter a opnião e sugestão de vocês para o caso. Encontrei no craiglist uma vaga de work and live abroad de uma familia em washington ela me fez diversas perguntas, me explico como são as vagas de emprego e como funcionaria, acrescentando que eles pagariam toda a intermrdiação. Foi tudo muito bem detalhado, e depois de alguns emails a pessoa pediu para dar entrada ao processo e enviar uma copia do passaporte e rg. Parece de fato tudo muito real pra mim mas ainda estou com pé atras. Se vocês tiverem interessados em me dar algum suporte eu estou disposto a enviar toda conversa que tivemos via email para vocês darem uma conferida

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)