Como é o processo seletivo de uma grande empresa?
O processo de recrutamento e seleção é a primeira oportunidade que uma organização tem de interagir com potenciais funcionários. Portanto, a criação de uma imagem positiva sobre a empresa é muitas vezes a responsabilidade de especialistas de emprego, recrutadores e pessoal de recursos humanos. Recrutamento e seleção de profissionais talentosos começa com esta primeira etapa da relação de emprego.
A primeira etapa de um processo seletivo: a análise
Recrutadores e especialistas de emprego tipicamente analisam os aplicantes ao cargo, ou seja, eles determinam quantas pessoas no mercado de trabalho são qualificados e potenciais interessados em vagas de emprego da empresa. Esta análise é o primeiro passo no ciclo de vida do processo de recrutamento. Ele envolve a busca de perspectivas, geralmente para cargos de nível superior e a utilização de sites profissionais e de redes sociais, conexões na indústria e contatos comerciais. O tempo que leva para os recrutadores identificar potenciais candidatos é significativamente maior para os cargos de alto nível do que é para os cargos de nível de entrada ou posições para várias contratações multiníveis.
Leia também
Oferecendo as vagas de emprego
Sites de ofertas de trabalho e no site das próprias empresas são favorecidas por recrutadores que desejam atingir um público amplo. Jornais estão caindo em desuso, apesar de ainda serem utilizados por algumas companhias. Além de divulgar e anunciar vagas em sites de empregos, os recrutadores podem buscar a consultoria de empresas especializadas na caça de trabalhadores talentosos. Muitos processos seletivos podem ser feitos apenas com vagas de emprego oferecidas direto aos profissionais mais qualificados para o cargo.
Rastreando os aplicantes
Sistemas de rastreamento de candidatos são os métodos de tecnologia orientados para a racionalização do processo de candidatura. Eles permitem que os candidatos a emprego criem uma conta online, façam o upload de currículos e cartas de apresentação e se pré-qualifiquem para as vagas através de testes baseados em computador. Recrutadores então acessam a informação para a pré-triagem e contatam candidatos qualificados para as entrevistas preliminares. Sistemas de rastreamento de candidatos podem ser programados para reconhecer os candidatos cujos currículos e aplicações contenham palavras-chave específicas que correspondem às qualificações exigidas para cada trabalho em particular.
Entrevistando os candidatos
O processo de entrevista geralmente começa com uma entrevista por telefone preliminar para fins de triagem. Uma triagem inicial por telefone ajuda os recrutadores verificar a história do candidato de trabalho e experiência profissional, bem como contínuo interesse da pessoa no trabalho. Quando a triagem preliminar está completa, o candidato pode ser convidado para uma entrevista cara-a-cara com o recrutador, especialista em emprego ou gerente de contratação. Há uma série de métodos de entrevista, variando de entrevistas individuais com um recrutador a entrevistas em grupo, com três a cinco participantes. As perguntas da entrevista geralmente incluem perguntas abertas, comportamentais e situacionais sobre a história do trabalho do candidato e experiência profissional. Entrevistadores fazem perguntas para determinar o nível de conhecimento técnico ou funcional, habilidades de comunicação interpessoal, processos de pensamento analítico, filosofia de trabalho e adequação geral do candidato. Em alguns casos, esta parte do processo pode incluir dinâmicas de grupo, trabalho durante uma semana na empresa afim de testes e outros processos que tendem a filtrar melhor os candidatos para a escolha final.
Avaliação do processo seletivo
Após entrevistas com os candidatos, o gerente de contratação normalmente revisa todos os materiais de recrutamento. Ele leva em consideração a descrição do trabalho, currículo, aplicação e entrevista de respostas do candidato, e os resultados dos testes para limitar o campo de candidatos e selecionar aqueles para os quais a empresa vai verificar as referências e realizar uma verificação de antecedentes. Em alguns casos, uma oferta de emprego pode depender de respostas das referências do candidato e os resultados de uma verificação de antecedentes, especialmente se houver candidatos igualmente qualificados e é difícil escolher o mais adequado.
A fase final: a contratação do mais qualificado
A fase final do processo de recrutamento e seleção é uma oferta de emprego. Uma vez que um candidato foi selecionado e atende a todas as qualificações necessárias para o cargo, a empresa oferece o emprego. Após esta etapa, pode haver negociações entre o candidato e futuro empregador sobre salário, benefícios, horário de trabalho e os demais termos e condições de emprego.
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
Como dar retorno negativo de processo seletivo?
10 erros comuns nas entrevistas de emprego
Vale a pena pagar para conseguir um emprego pela internet?
10 Fatos e mitos sobre entrevistas de emprego!