10 erros comuns nas entrevistas de emprego

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

A entrevista de emprego pode ser um dos mais importantes pontos de entrada para uma nova carreira. Mas passar por isso pode ser mais do que um pouco estressante.

Como você faz uma grande primeira impressão que lhe garantirá uma oferta de emprego?

Para aumentar suas chances, evite estes 10 erros comuns e facilmente evitáveis para os melhores resultados.

1. Não estudar sobre a empresa antes da entrevista de emprego

Você pode imaginar alguém indo em entrevista sem pesquisar o trabalho ou a empresa? Acontece.

Antes da sua entrevista, faça sua lição de casa. Pesquise a empresa e relida a postagem de emprego. Os entrevistadores vão querer saber por que você quer trabalhar para eles. Se você não fizer sua lição de casa nesta pergunta, parece que você está apenas procurando algum trabalho e não necessariamente este trabalho.

Você também vai querer ter uma noção da cultura e o que a empresa oferece aos funcionários, caso você obtenha o trabalho.

2. Não se preparar para as perguntas de entrevista de emprego

Embora você não saiba exatamente o que será perguntado, você pode preparar respostas para perguntas comuns de entrevista de emprego antes do tempo para que você não congele durante a entrevista. Pergunte a um amigo ou membro da família se eles podem passar por perguntas e respostas com você. Ou consulte o escritório de serviços de carreira de sua faculdade para descobrir se eles realizam entrevistas simuladas.

3. Atrasar para a entrevista

Quando você chega atrasado para uma entrevista de emprego, isso envia algumas bandeiras vermelhas para os entrevistadores imediatamente. Isso mostra que você não valoriza o tempo dos outros tanto quanto o seu, que pode fazer com que os entrevistadores achem que você não é um jogador de equipe. Também sugere que você não tem habilidades de gerenciamento de tempo fortes ou pode não ser capaz de prestar atenção aos detalhes.

Planeje chegar pelo menos 15 minutos antes da sua entrevista. Se você chegar cedo demais, você sempre pode passar por suas respostas novamente antes de entrar ou encontrar um lugar em uma sala de espera. Mas você quer construir tempo suficiente para acomodar problemas de comutadores como tráfego pesado ou desvios de estradas. Você também deve pesquisar as instruções antes do tempo e descobrir a melhor maneira de chegar lá e se você deve usar uma entrada específica para o edifício.

Erros na entrevista de emprego

Evitando erros na entrevista de emprego, as chances de ser contratado aumentam consideravelmente. (Imagem: San HR)

4. Não se preocupar em como se vestir para entrevista de emprego

A maneira como você se veste em uma entrevista fala ao seu profissionalismo. É importante apresentar uma aparência preparada, mesmo que o código de vestimenta deste local de trabalho seja mais casual. Se você conseguir o trabalho, eles vão instruir sobre o que você pode e não pode usar, mas durante a entrevista, você precisa jogar com segurança. Aqui estão algumas dicas sobre o que e o que não usar:

Use: calças pretas e uma camisa de botão, ou um vestido preto de comprimento no joelho, a menos que seja aconselhado a usar traje específico durante a entrevista.

Não use: roupas que pareçam desleixadas, apertadas ou reveladoras

Use: sapatos formais.

Não use: joias chamativas ou exageradas.

Faça: certifique-se de que o cabelo esteja limpo, escovado e bonito.

Não use: muita maquiagem, perfume ou colônia.

Mesmo que sua entrevista de emprego seja realizada remotamente, você ainda precisa se vestir profissionalmente.

5. Não se esqueça de trazer os materiais apropriados

Você deve sempre trazer cópias do seu currículo com você, mesmo que os entrevistadores já estejam suas próprias cópias. É um sinal de profissionalismo, e mostra que você é pensativo e preparado.

Quais outros materiais você deve trazer?

O empregador pediu uma breve apresentação?

Em caso afirmativo, não esqueça de prepará-lo e não deixe para trás. Se você tem um portfólio, também traga isso, especialmente se o empregador pedir para vê-lo. É melhor tê-lo com você e não usá-lo do que para o empregador pedir amostras do seu trabalho que você não pode fornecer.

6. Não projete energia negativa durante a entrevista de emprego

Os entrevistadores vão pegar sua energia e se for muito baixo ou muito alto, isso pode dissuadi-los de contratar você. Se sua energia é muito baixa, parece que você não tem uma atitude positiva, ou que você não está entusiasmado com o trabalho. Muita energia pode se deparar como falsa ou inautêntica. Sorria, ofereça um aperto de mão firme e seja amigável, mas profissional.

7. Fale muito sobre você

A entrevista de emprego é uma ótima maneira para o empregador conhecer você. Mas eles não precisam saber tudo sobre você. O que um empregador quer saber é como você vai ajudá-los. Então, concentre-se em como suas habilidades podem beneficiar a empresa e não por que você precisa desesperadamente de um emprego.

8. Não fale mal de ex-empregadores

Você pode não se importar com seu chefe atual ou antigo, mas não fale mal deles em uma entrevista de emprego. Não os faça parecerem más pessoas. Na verdade, ao falar mal deles você faz se parecer com alguém que é difícil de se dar bem, ou passa a mensagem de que você não entende a importância do trabalho em equipe.

9. Não pule a oportunidade de fazer perguntas sobre o trabalho

Quando os entrevistadores perguntarem se você tem alguma dúvida para eles, você deve sempre dizer sim. Pergunte sobre a cultura da empresa e o que os entrevistadores gostam de trabalhar lá. Tenha cuidado para não fazer perguntas sobre salário e promoções logo fora do bastão – pode parecer que tudo no que você está interessado é dinheiro.

E não tenha medo de pedir o emprego. Empregadores querem saber que você quer trabalhar para eles. Reitere o fato de que você está entusiasmado com a posição e que realmente quer se juntar à equipe.

10. Não se esqueça de acompanhar o resultado após a entrevista de emprego

Após a entrevista, certifique-se de acompanhar com um e-mail de agradecimento. Se você não tiver as informações de contato de cada pessoa que entrevista você, você ainda pode enviar um e-mail para a pessoa que você se comunicou inicialmente e pedir-lhes para passá-lo. Isso mostra que você está realmente interessado na posição e grato pela oportunidade de ter sido entrevistado.

Precisa de ajuda para se preparar para a entrevista de emprego? Deixe m nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário