Você está tentando muito, procurando, dando tudo de si. Mas apesar de seus melhores esforços, por algum motivo, você não consegue encontrar um emprego. É frustrante e, talvez até esmagador, mas não se desespere. Temos algumas dicas sobre o que fazer quando você não consegue encontrar um emprego.

Não consigo emprego: faça uma pausa

Não estamos falando sobre abandonar sua busca de trabalho inteiramente, ou fazer uma interrupção que dure meses. O que queremos dizer é que você está tentando encontrar um emprego há tanto tempo que neste momento você provavelmente está esgotado. Então, tome algum tempo para descansar. Pode ser alguns dias ou uma semana. Dê a si mesmo tempo para descansar e, mais importante, reflita sobre o que você está fazendo certo em sua busca de trabalho, e o que você pode estar fazendo de errado.

Não consigo emprego em lugar nenhum: vá para onde os empregos estão

Algumas pessoas irão se mudar para uma cidade, estado ou país diferente afim de encontrar um emprego em seu campo. Mas se você está procurando uma vaga de emprego home office, você não tem que fazer isso. Mas você tem que saber quais são as indústrias que estão contratando trabalhadores de home office ou qualquer outro tipo de emprego, o que pode significar que você pode acelerar sua busca de trabalho e encontrar uma vaga mais rápido.

Não consigo arrumar emprego na minha área? Tente melhorar sua presença online

Estudos tem mostrado que a maioria dos gerentes de contratação vai olhar para a presença online de uma pessoa, mesmo antes de chegar a eles para uma entrevista de emprego. Como seus perfis de mídia social se parecem? Eles são uma mistura de fotos de família e alguns pontos de vista político? Um dos aspectos mais importantes de sua busca de trabalho é garantir que sua presença online é atualizada e profissional. Aproveite o tempo para limpar seus perfis, ou criar alguns novos que mostram você em uma visão mais profissional, e os mantenha ativos para que os chefes potenciais possam ver que você está ativo nas mídias sociais de uma maneira ética e correta.

Como encontrar um emprego

Procurar um emprego pode ser uma jornada difícil, mas com as estratégias certas é possível encontrar a vaga que você sempre quis. (Foto: KB Limited)

Não consigo emprego porque não tenho experiencia, educação, ou ambos: qualifique-se melhor

Você provavelmente tem aplicado para algumas vagas de emprego para as quais você não estava exatamente qualificado. Mas se você acha que pode superar um mecanismo de seleção de currículos que é projetado para eliminar candidatos não qualificados, pense novamente. Os empregadores não contratarão alguém que não tenha a maioria das habilidades, educação ou experiência de trabalho necessária para o cargo. Então, se você achar que você não está muito bem nessas áreas para os postos de trabalho que você quer, considere voltar para aos estudos para melhorar sua educação ou para obter uma experiência através de um estágio.

Não consigo emprego? Tente mudar sua mentalidade

É fácil sentir-se derrotado se você estiver procurando emprego há muito tempo e nada estiver aparecendo. Pode haver uma chance de que você não está colocando todo o seu melhor esforço em cada pedido de emprego que você envia. Você pode estar pensando que não vai conseguir o emprego de qualquer maneira, então por que se preocupar em escrever uma nova carta de pedido de emprego para a posição? Com essa atitude, você definitivamente não vai conseguir o emprego. Tente ficar animado para cada trabalho que você se candidate. Acredite ou não, o seu entusiasmo vai encontrar lugar em seu pedido de emprego, aumentando suas chances de ser chamado para uma entrevista.

Tente encontrar vagas de emprego temporárias

Mesmo que você queira um emprego integral, você pode ter que considerar um trabalho com um horário diferente, especialmente se suas contas estão se juntando. Vagas de emprego temporárias são uma excelente maneira de conseguir uma vaga em uma empresa, aprender algumas novas habilidades, e mais importante ainda, receber pelo seu dinheiro. E você nunca poderá saber quando algumas vagas de emprego (mesmo aquelas que são sazonais) podem receber ofertas de posições permanentes, uma vez que seu contratp original terminar.

Use uma rede de contatos para arrumar um emprego

Networking pode parecer um mantra ineficiente, e pode ser difícil vender-se a cada pessoa que você encontrar em um evento profissional. Mas o networking continua a ser uma das melhores maneiras de conhecer novas pessoas e encontrar novas oportunidades. Existem muitos eventos de networking presenciais e online que você pode buscar para obter os melhores resultados na sua busca por um emprego.

Revise seu currículo para encontrar uma vaga de emprego

Você olhou para o seu currículo tantas vezes que você pode recitá-lo decorado. Quando você ler (e reler) o seu currículo frequentemente, há uma tendência muito maior de perder alguns erros importantes. Tenha um amigo ou um membro da família lendo seu currículo para certificar-se que está tudo certo. Se você tiver os recursos, contrate um revisor de currículos profissional. Essa pessoa pode observar toda a sua educação, suas experiências de trabalho e suas habilidades e ajudá-lo em um currículo que vai fazer você digno de contratação.

Considere outras indústrias para se candidatar

Pode não ser exatamente o que você quer, mas se você tentou muito encontrar um trabalho e não conseguiu encontrar a vaga, pode ser hora de olhar para outros trabalhos em vários campos. Não considere isso um fracasso, no entanto. Você pede descobrir que você aprecia realmente um campo novo da carreira muito mais do que você pensou que você faria, e você seria surpreendido quantas de suas habilidades são provavelmente transferíveis de um campo a outro! E lembre-se, ter uma mudança de carreira pode revelar-se um momento muito emocionante em sua vida profissional!

Não consegue encontrar um emprego? Deixe-nos saber o que está acontecendo com sua busca de trabalho nos comentários abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)