Encontrar um emprego pode ser uma experiência estressante, e é comum sentir-se nervoso, ansioso e animado antes de uma entrevista. Para uma entrevista bem sucedida, é importante para fazer a melhor primeira impressão possível, comunicar seu conjunto de habilidades de forma eficaz e estar no seu melhor. Este artigo destaca alguns dos recursos disponíveis para ajudá-lo a construir a confiança e reduzir o estresse durante o processo de entrevista de emprego. Não importa as especificidades da entrevista, este artigo irá fornecer-lhe os recursos certos para ajudá-lo a se preparar e ir muito bem na sua próxima entrevista de emprego.

Antes da entrevista: a preparação

Cada entrevista é diferente. Podem haver várias rodadas de entrevistas que são realizados individualmente, com um grupo ou virtualmente através de um telefone ou computador. Os empregadores podem exigir que você tome um teste, fornecer amostras de escrita ou apresentar um portfólio de seu trabalho. Não importa o formato de entrevista, o processo todo é uma oportunidade importante para o empregador saber mais sobre você além do que está no seu currículo.

A entrevista é também uma oportunidade para você aprender mais sobre a empresa e o cargo para o qual você está sendo entrevistado. Use as melhores práticas que sugerimos abaixo para organizar seus pensamentos antes de uma entrevista e recolher informação essencial para compartilhar durante a entrevista.

  • Conheças mais sobre as vagas que a empresa oferece

Sites de busca de empregos na internet como o jobtonic são muito interessantes para saber quais outras vagas as empresas estão oferecendo. Conhecer estas outras vagas lhe ajuda a se familiarizar com o trabalho da empresa e saber mais sobre ela, tendo inclusive a possibilidade de se adequar a outros cargos oferecidos neste empresa. Perceber que a empresa tem muitas vagas em aberto e ainda está à procura profissionais vai lhe dar a sensação de que a empresa precisa tanto ou mais de você do que você precisa da empresa. Isto poderá lhe trazer confiança durante a entrevista.

  • Pesquise sobre empresa e responsabilidades do emprego

Visitando o site da empresa, se ela tiver um, você terá uma visão geral da companhia, bem como o trabalho e até o cargo para o qual você está se candidatando. Há também uma série de publicações na Internet ou em sua biblioteca local, bem como o relatório anual da empresa, que podem ajudá-lo a aprender mais sobre a organização.

Se acalmando com o preparo para entrevistas de emprego

Com a prática, a repetição do preparo para diversas entrevistas e a confiança no seu currículo, a calma virá naturalmente durante as entrevistas de emprego. (Foto: www.finantax.net)

  • Revise seu currículo

Esteja preparado para falar sobre as realizações que aparecem em seu currículo, bem como aquelas que não aparecem. Pense em suas posições de emprego anteriores e esteja preparado para destacar seus sucessos. Incluir números e dados para seus feitos pode ajudar consideravelmente na conquista da vaga.

  • Antecipe as perguntas que o empregador fará e pratique ser entrevistado por um amigo

Isso irá ajudá-lo a enquadrar as suas respostas e ensaiar para perguntas difíceis, bem como garantir que você inclui todos os pontos importantes que você deseja em suas respostas. Vale pesquisar em sites de ofertas de emprego e de recursos humanos quais são as perguntas mais comuns em entrevistas de emprego na época em que você está indo ser entrevistado. Isso deve ser feito a cada entrevista, pois mesmo com muitas perguntas padronizadas, muitas outras dependem da época e situação da sua cidade/estado/país ou do mercado específico no qual você busca emprego.

  • Contate potenciais referências

Estenda a mão para a sua rede profissional e pessoal e faça uma lista de contatos que estariam dispostos a ser uma referência para você. Traga uma lista de referências confirmadas e suas informações de contato para a entrevista. Além disso, se você tem cartas de referência de empregadores anteriores, traga cópias para o seu entrevistador.

Durante a entrevista: a calma

Durante a entrevista, o seu objetivo é demonstrar que suas habilidades e personalidade são uma boa adição para a empresa. O seu sucesso dependerá em grande parte de como você se apresenta e conduz a entrevista. As dicas abaixo servirão para te ajudar a demonstrar o seu conjunto de habilidades e manter o estresse da entrevista de emprego longe.

  • Seja pontual

Se você está inevitavelmente travado no trânsito ou com algum impedimento mais grave, como doença, entre em contato com o entrevistador e remarque a entrevista, se necessário. Mas esteja planejado para esta remarcação pelo menos uma hora antes da entrevista e evite ao máximo ter que fazer essa remarcação, pois você pode perder a oportunidade para outro candidato.

  • Vista-se bem e confortável

Use roupas não muito apertadas e nem sapatos demasiadamente desconfortáveis. Lógico, você deve usar uma roupa social, fazer a barba, cortar os cabelos, não exagerar na maquiagem. E principalmente para as mulheres, evitem saltos muito altos, decotes muito provocantes e saias muito curtas. Para homens, evitem tênis e camisas abertas. Lembrem-se que vocês estão indo para uma entrevista de emprego, não para uma casa noturna ou desfile de moda. Perfumes e colônias devem ser os mais sutis possíveis.

  • Desligue seu telefone celular

Nada é pior do que ter que atender um telefonema durante uma entrevista de emprego. Em casos mais extremos, como tendo um parente ou filho doente e que precisa de seus cuidados, o celular pode até ser mantido ligado, desde que você avise os entrevistadores de antemão.

  • Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme e se apresente pelo nome

Muitos acham essa parte menos importante, já que durante a entrevista várias perguntas serão feitas sobre seus dados pessoais. Mas um aperto de mão, um olhar firme e uma linguagem corporal confiante são um grande passo para te deixar mais calmo e convencer os entrevistadores de que você sabe o que quer e onde está pisando. Mantenha uma boa postura corporal, e mantenha-se em uma posição confortável durante a entrevista.

  • Seja confiante, sorria e faça contato visual

Linguagem corporal, combinada com um bom asseio e um visual confiante, corresponde a mais de 50% da calma de uma entrevista de emprego. Você pode até estar nervoso, mas ao tentar se convencer do contrário, ou se vestir de acordo com um perfil mais confiante, você vai começar a se acalmar pela própria resposta que será dada pela postura dos entrevistadores. Sua voz e gestos também são altamente influentes na hora de expor confiança

  • Ouça antes de responder

Ouça atentamente às perguntas e certifique-se de compreender o que está sendo solicitado. Certifique-se de pedir esclarecimentos se você não entender e acalme sua ansiedade. Uma das coisas que deixa as pessoas mais estressadas em entrevistas de emprego é você ter que responder uma pergunta mais de uma vez. Ouça e esclareça tudo antes de começar suas respostas.

  • Tente minimizar hábitos para distração

Exemplos são mexer as pernas incessantemente, bater a sua caneta, mexer constantemente no seu cabelo, estalar os dedos e palavras de enchimento, tais como “umm”, “tipo” e “né?”.

  • Seja positivo sobre seus trabalhos e experiências passadas

Nunca fale negativamente sobre um ex-gerente, supervisor ou colega de trabalho. Porém, seja sincero ao máximo nos motivos que te levaram a sair do emprego anterior ou que te levaram a procurar o emprego atual, sem ser rude. Use frases como “não havia sinergia entre eu e meu gerente”, “a empresa tinha valores diferentes dos meus pessoais”, para não ofender ninguém.

No final da entrevista, agradeça ao entrevistador, reafirme o seu interesse no trabalho e pergunte quando você receberá um retorno sobre sua entrevista.

Após a entrevista: acompanhamento e feedback

Seguindo-se após a entrevista é uma etapa essencial do processo de entrevista. Ela expressa ao empregador que você é pró-ativo e interessado na posição, o que ajudará a fazer uma declaração positiva para a empresa e poderia dar-lhe uma vantagem sobre os outros candidatos.

Se seu entrevistador estava aberto para uma chamada de retorno, faça-a no dia que o entrevistador sugere, não antes.

Faça uma nota de agradecimento. O agradecimento pode ser um e-mail, uma carta datilografada, uma visita ou uma nota simples, escrita à mão. Na nota, reafirme o seu interesse na posição, agradeça ao entrevistador pelo seu tempo e forneça qualquer informação adicional que você possa ter esquecido de mencionar na entrevista.

Se você receber uma oferta de emprego, parabéns! Antes de tomar a decisão sobre se você deve ou não aceitar, considere o ambiente de trabalho, localização, potencial de crescimento, segurança do emprego, salário e benefícios. Se você não receber uma oferta de emprego, não desanime. Podem haver várias razões pelas quais você não ganha a vaga, incluindo razões não necessariamente relacionadas com o seu desempenho na entrevista.

Olhe sempre para a entrevista como uma experiência de aprendizagem. Analise o que deu certo e o que poderia ser melhorado. Esta experiência será valiosa à medida que continua a procurar emprego, te deixando cada vez mais calmo a cada nova experiência.

Vocês tem dicas para quem está procurando emprego e vai passar por uma entrevista? Como foram suas entrevistas de emprego?

 

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)