Perguntas de entrevista de emprego com respostas!

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Este artigo abrange questões da entrevista de empregos mais comuns que um empregador pode perguntar. Começamos olhando para as perguntas e respostas mais básicas de entrevista e, em seguida, trabalhamos em uma perspectiva e respostas mais difíceis de responder. Vamos explicar de uma forma bem clara para direcionar suas respostas.

Perguntas de entrevista de emprego: como responder?

Para cada pergunta, temos as dicas e truques de entrevista para ajudá-lo a dar sua resposta – quebrando as razões pelas quais os empregadores podem optar por perguntar, possíveis respostas, bem como o que evitar ao responder a essas perguntas de abertura da entrevista.

Não temos como dar a resposta exata para cada pergunta, mas podemos explicar da melhor maneira de forma a orientar suas respostas.

Conte-me sobre você

Esta é uma das primeiras perguntas que você provavelmente será perguntado. Esteja preparado para falar sobre você e por que você é um candidato ideal para a posição. O entrevistador quer saber por que você é um excelente ajuste para o trabalho.

Tente responder a perguntas sobre si mesmo sem dar muito, ou pouca informação pessoal. Você pode começar compartilhando alguns de seus interesses pessoais e experiências que não se relacionam diretamente ao trabalho, como um hobby favorito ou uma breve história de onde você cresceu, sua educação e o que motiva você.

Você pode até compartilhar alguns fatos divertidos e mostrar sua personalidade para tornar a entrevista um pouco mais interessante.

Entrevista de emprego

Entendendo as perguntas e respostas de uma entrevista de emprego, é possível se preparar melhor para aumentar suas chances. (Imagem: Forbes)

Por que você é a melhor pessoa para o trabalho?

Você é o melhor candidato para o trabalho? O gerente de contratação quer saber se você tem todas as qualificações necessárias. Esteja preparado para explicar por que você é o requerente que deve ser contratado.

Faça sua resposta um discurso de vendas confidencial, conciso e focado que explica o que você tem para oferecer e por que você deve obter o trabalho. Este é um bom momento para revisar as qualificações e os requisitos na listagem de trabalhos, para que você possa criar uma resposta que se alinha com o que o entrevistador está procurando.

Por que você quer este trabalho?

Por que você é um bom ajuste para a posição? O que você realizaria se fosse contratado? Esta questão da entrevista lhe dá a oportunidade de mostrar ao entrevistador o que você sabe sobre o trabalho e a empresa, então leve tempo de antemão para pesquisar completamente a empresa, seus produtos, serviços, cultura e missão.

Seja específico sobre o que faz de você um bom ajuste para este papel e mencionar aspectos da empresa e da posição que o apele mais.

Como sua experiência te preparou para esse cargo na empresa?

Os gerentes de contratação usam essa pergunta para saber como sua experiência de trabalho anterior e formação educacional se encaixam no trabalho. Para se preparar para responder, faça uma lista das qualificações mais relevantes que você tenha e coincide com os requisitos listados na descrição do trabalho.

É importante explicar como sua experiência ajudará o empregador se você fosse contratado. Você pode usar o método de entrevista STAR (falaremos sobre isso mais abaixo) para preparar exemplos para compartilhar com o entrevistador. Você não precisa memorizar suas respostas, mas esteja pronto para compartilhar o que você realizou em seus papéis anteriores.

Por que você está saindo (ou saiu) do seu trabalho?

Esteja preparado com uma resposta a esta pergunta. Você precisará dar uma resposta que seja honesta e reflete suas circunstâncias específicas, mas a mantém positiva. Mesmo se você desistir sob circunstâncias desafiadoras, agora não é o melhor momento para compartilhar o que poderia ser interpretado como muita informação com o entrevistador.

O entrevistador quer saber por que você deixou seu emprego e por que você quer trabalhar para sua empresa. Quando perguntado sobre por que você está se movendo de sua posição atual, fique com os fatos, seja direto e concentre sua resposta no futuro, especialmente se a sua partida não estava sob as melhores circunstâncias.

Qual é a sua maior força no trabalho?

Esta é uma das perguntas que os empregadores quase sempre pedem para determinar o quão bem você é qualificado para a posição. Quando você é perguntado sobre seus maiores pontos fortes, é importante discutir os atributos que o qualificam para esse trabalho específico, e isso o diferenciará de outros candidatos.

Quando você está respondendo a essa pergunta, lembre-se de “mostrar” em vez de “dizer”. Por exemplo, em vez de declarar que você é um excelente solucionador de problemas, conte uma história que demonstre isso, idealmente contando uma anedota da sua experiência profissional.

Qual é a sua maior fraqueza?

Outra questão típica que os entrevistadores perguntarão é sobre suas fraquezas. Faça o seu melhor para enquadrar suas respostas em torno de aspectos positivos de suas habilidades e habilidades como funcionário, tornando-se parecendo “fraquezas” em pontos fortes.

Esta questão é uma oportunidade para mostrar o gerente de contratação que você é bem qualificado para o trabalho. Além de aprender se você tem as credenciais certas, o gerente de contratação quer saber se você pode assumir desafios e aprender novas tarefas.

Você pode compartilhar exemplos de habilidades que melhorou, fornecendo instâncias específicas de como você reconheceu uma fraqueza e tomou medidas para corrigi-la.

Como você lida com estresse e pressão?

O que você faz quando as coisas não vão suavemente no trabalho? Como você lida com situações difíceis? O empregador quer saber como você lida com o estresse no local de trabalho.

Você trabalha bem em situações de alto estresse? Você prospera em pressão, ou preferiria um trabalho mais discreto? O que você faz quando algo dá errado?

A melhor maneira de responder a essa pergunta é compartilhar um exemplo de como você lidou com sucesso em uma posição anterior.

Evite reivindicar que você nunca, ou raramente, experimente estresse. Em vez disso, formule sua resposta de uma maneira que reconheça o estresse no local de trabalho e explique como superá-lo ou até mesmo usou a sua vantagem.

Qual sua expectativa salarial?

O que você está procurando em termos de salário? Perguntas sobre dinheiro são sempre difíceis de responder. Você não quer se vender curto ou sobreviver a sair de uma oferta de emprego. Em alguns locais, os empregadores são legalmente proibidos de perguntar sobre a história salarial – mas podem perguntar o quanto você espera ser pago.

Faça sua pesquisa antes da reunião para que você esteja preparado para nomear um salário (ou faixa salarial) se for perguntado. Existem várias calculadoras salariais on-line gratuitas que podem fornecer uma faixa razoável com base no seu cargo, empregador, experiência, habilidades e localização.

Quais são seus objetivos de carreira?

Você é um funil de emprego? Ou você planeja ficar com a empresa, pelo menos por um tempo? Onde você imagina sua carreira? Seus planos para o futuro correspondem à carreira para alguém normalmente contratado para esta posição?

Esta questão é projetada para descobrir se você vai ficar em volta ou seguir em frente assim que encontrar uma oportunidade melhor. Mantenha sua resposta focada no trabalho e na empresa e reitera para o entrevistador que a posição se alinha com seus objetivos de longo prazo.

Perguntas de acompanhamento do empregador

Aqui estão algumas perguntas relacionadas que você pode ser solicitado durante uma entrevista de emprego que exigirá algum pensamento para responder.

Como você lida com sucesso?

Como você lida com falhas?

Você trabalha bem com outras pessoas?

Porque devemos contratá-lo?

Você tem alguma pergunta para mim?

Perguntas para perguntar ao entrevistador

No final da entrevista, a maioria dos entrevistadores perguntam se você tem alguma dúvida sobre o trabalho ou empresa.

Se você não tiver alguma dúvida, isso pode fazer parecer que você é apático sobre a oportunidade. É sempre uma boa ideia ter uma lista de perguntas prontas e estar preparado para discuti-los.

Como se preparar para uma entrevista de emprego

Quanto mais tempo você gasta se preparando para uma entrevista de emprego, melhor suas chances terão de agir. Você se sentirá mais confortável falando com o gerente de contratação se estiver familiarizado com os produtos e serviços da empresa.

Pesquise a empresa. Antes da sua entrevista, reserve o tempo para aprender o máximo possível sobre o trabalho e seu empregador em potencial. Existem muitos recursos diferentes que você pode usar para encontrar informações e notícias sobre a organização, sua missão e seus planos.

Chame nas suas conexões para informações privilegiadas. Quem você sabe em uma empresa pode ajudá-lo a ser contratado.

Verifique o LinkedIn para ver se você tem conexões que trabalham na empresa. Pergunte-lhes se eles podem dar-lhe algum conselho que ajudará no processo de entrevista.

Se você é um graduado na faculdade, verifique com sua faculdade para ex-alunos que possam ajudar.

Aproveite o tempo até a entrevista para fazer correspondências entre suas qualificações e os requisitos como declarados no anúncio do trabalho. Dessa forma, você terá exemplos em mãos para demonstrar sua adequação para o trabalho.

Escreva sua resposta com antecedência para cada pergunta e leia em voz alta para garantir que pareça natural. Tente mantê-lo curto e doce. Você não quer se deparar com o tipo de pessoa que só falam sobre si mesmos.

Esteja preparado para mostrar e contar. Pode ser útil lembrar a ponta. Por exemplo, em vez de declarar que você é um excelente solucionador de problemas, em vez disso, dê um exemplo que demonstre isso, idealmente atraindo uma anedota da sua experiência profissional.

Como causar a melhor impressão na entrevista de emprego?

A primeira impressão que você faz em uma entrevista de emprego, será a mais importante. Os gerentes de contratação podem decidir se você é um bom candidato ou não, dentro de alguns minutos de conhecê-lo. Essas dicas ajudarão você a ter uma ótima primeira impressão.

Vestido para o sucesso. O que você veste para a entrevista é importante porque você não quer ser adotado ou com overdressed. Um terno de três peças pode ser tão fora de lugar como shorts e uma camiseta. Escolha cuidadosamente o traje apropriado, e não tenha medo de pedir à pessoa que agendou a entrevista se não tiver certeza do que vestir.

Você definitivamente não quer manter seu entrevistador esperando, então esteja a tempo ou alguns minutos no início da sua consulta. Se você não tem certeza de onde está indo, faça um julgamento com antecedência para que você saiba quanto tempo levará você para chegar lá.

Se a sua entrevista for virtual, verifique se você está confortável com a tecnologia antes do tempo.

Sempre tente colocar uma inclinação positiva em suas respostas às perguntas. É melhor dar a impressão de que você é mais motivado pela possibilidade de novas oportunidades do que tentando escapar de uma situação ruim. Além disso, é importante evitar bater sua organização, colegas ou supervisor atuais. Um empregador provavelmente não quer atrair alguém que fala negativamente sobre uma empresa.

Depois de cada entrevista de emprego, reserve um tempo para enviar uma mensagem de agradecimento ou mensagem de e-mail compartilhando sua apreciação pelo tempo que o entrevistador passou com você e reiterando seu interesse no trabalho. Se houvesse algo que você gostaria de ter dito durante a entrevista, mas não teve a chance de, esta é uma boa oportunidade para mencionar isso.

Técnica STAR para entrevista de emprego

Se você passou por todas as nossas respostas de entrevista para as perguntas complicadas da entrevista, você terá percebido que há um padrão que seguimos para nossa pergunta de entrevista de emprego e respostas amostras … a técnica de entrevista STAR! Esta é uma maneira altamente eficaz de responder a perguntas de entrevista de trabalho.

A situação, tarefa, ação, resultado pode ser usada para responder perguntas de entrevista baseadas em competências, desenhando exemplos reais e resultados tangíveis. Descubra como usar a técnica de estrelas em uma entrevista de emprego:

S – Situação: Introduzir a situação ao empregador e definir contexto

T – Tarefa: Descreva a tarefa que você teve para concluir, incluindo as expectativas e desafios que envolveria

A – Ação: Explique o que você fez e como você fez isso.

R – Resultado: Fim com os resultados de seus esforços, incluindo realizações, recompensas e impacto

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário