Embora existam muitos tipos de entrevista, se você é introvertido todas elas parecem desafiadores. Às vezes, elas parecem dificilmente superáveis, e a ansiedade assume. Você congela, gagueja e perde para um candidato menos qualificado, mas mais extrovertido do que você. Você não merece ficar sem sua merecida vaga. Você merece ganhar habilidades de entrevista ​​para conquistar seu espaço no mercado de trabalho, e nós temos como te ajudar.

Como vencer a timidez e introversão na entrevista: contato visual

Isso parece terrivelmente assustador no início, especialmente para os introvertidos e tímidos que podem ficar sobrecarregados com facilidade, mas é uma dica que vai fazer a diferença na sua entrevista. Quanto mais você puder olhar nos olhos do seu entrevistador, mais eles poderão confiar em você e ver que você é um indivíduo confiante e capaz. Os olhos são as coisas que nos dizem se alguém está sendo honesto ou mentindo, e os entrevistadores estão sempre atentos a alguém que possa manter contato visual com eles.

Introvertidos na entrevista de trabalho: foque nas técnicas profissionais de fala

Introvertidos nem sempre passam muito  tempo interagindo com as pessoas. Dependendo de como as pessoas são introvertidas, pode ter já passado algum tempo desde sua última interação em uma entrevista. Às vezes, isso significa que você está fora de prática em termos de habilidades conversacionais. Interrupções de fala, muito tempo para pensar na resposta, entre outros aspectos não são tão profissionais em uma entrevista. Embora deva ser respeitado o fato de que as pessoas tem seu próprio estilo de falar, é importante limpar seu discurso e se ater a técnicas de fala profissionais, como respostas diretas e firme, com um tom de voz assertivo.

Dicas de entrevista para introvertidos

Introvertidos podem ser bem sucedidos em entrevistas de emprego, basta seguirem às dicas certas para lidarem bem com as perguntas. (Foto: 4Badahoo)

Timidez no ambiente de trabalho: vestindo-se para impressionar

Pode parecer superficial, mas vestir-se bem mostra um nível de cuidado e atenção aos detalhes que os recrutadores gostam de ver. Se você não tem certeza do que o contexto social exige como vestimenta, sinta-se livre para contactar alguém e perguntar. Ninguém quer confiar seus negócios para um desleixado, o que significa que você precisa se vestir para impressionar. Invista em um terno agradável e multiuso, que pode fazer a diferença na primeira boa impressão.

Tímidos e introvertidos devem ir direto ao ponto em suas entrevistas

Mencionamos isso porque às vezes, em contextos sociais, os nervos podem assumir o controle, especialmente para os introvertidos. Claro, você quer impressionar o seu potencial chefe com a quantidade de experiência que você tem e o quão agradável você é. Infelizmente, uma entrevista não é o lugar para fazer isso. Pelo menos nem tudo de uma vez. Compartilhe algumas histórias rápidas, mas certifique-se de chegar ao ponto delas rapidamente porque elas são mais relevantes para a vaga de emprego.

Mantenha sua postura alinhada durante a entrevista

A melhor postura a ter é uma postura alinhada. Mantenha seu queixo ligeiramente levantado, seus ombros relaxados e seu peito erguido. Isso não só mostrará sua confiança, mas você também poderá te deixará muito mais seguro para responder às perguntas da entrevista.

Mantenha-se relaxado

A melhor maneira de entrar em uma entrevista é relaxado, segurando-se com cuidado e não se preocupando com o que está acontecendo. Isso também o tornará mais agradável e amigável, o que tornará o entrevistador mais propenso a te escutar. Isso também ajudará a melhorar sua confiança, o que pode ser importante para os entrevistadores.

Introvertidos na entrevista devem prestar atenção à respiração

Quando alguns introvertidos ficam nervosos, eles tem uma tendência a ficar um pouco frenético com a respiração, ofegante ou ficam com medo de não respirar o suficiente. Dê-se uma chance de se aterrar, certificando-se de que sua respiração está sob controle.

Pratique antes de entrar na entrevista

Embora existam opiniões mistas sobre os benefícios do treinamento para entrevistas de emprego, acreditamos que há poder na prática. Há também o fato de que, para a maioria dos introvertidos, é menos assustador entrar em uma situação que você já experimentou antes. Ser capaz de visualizar tudo que acontece em uma entrevista é quase tão bom quanto realmente fazer a entrevista, o que facilita a experiência. Ao passar pelo treinamento para ser entrevistado, você vai encontrar-se em última análise, melhor do que entrar sem qualquer prática. Apenas tenha certeza de que você não vai ser sugado para os piores cenários possíveis.

Descreva os passos envolvidos na entrevista para si mesmo

Pode parecer assustador pensar todo o processo de uma só vez. De repente, ele se transforma em um evento avassalador. O resto de sua vida depender se você impressiona ou não os recrutadores se torna cada vez mais importante para você. O truque para não deixar chegar a esse ponto é levar a experiência passo a passo. Comece verificando com a recepcionista ou encontrando a sala certa. Em seguida, mova para o próximo passo: verifique novamente sua aparência e documentos. Continue a ir um passo depois do outro, e você estará encaminhado para ser um dos melhores candidatos para a vaga.

Finja confiança para se dar melhor na entrevista

Se você fingir ter confiança, você eventualmente promoverá esse sentimento em você, não importa quão introvertido você possa sentir. Você eventualmente engana seu cérebro para pensar que é realmente confiante e extrovertido. O próximo passo é usar isso para sua vantagem. Entre com confiança mesmo se você não está sentindo isso. Sem dúvida, você vai sair brilhando, e terá muito mais chances de conquistar a vaga de emprego.

Como você lida com sua timidez e introversão nas entrevistas de emprego? Que dicas daria para as pessoas se tornarem mais confiantes nas entrevistas?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)