Como candidato a emprego, se lhe fizerem a pergunta “quais são seus pontos fortes e fracos?” em uma entrevista, é importante enfatizar o que você é bom e minimizar, mas ser sincero no que você não é. Digamos que dois candidatos tem entrevistas de emprego para um cargo de gerente de serviço ao cliente. Como sempre, uma das perguntas da entrevista que serão feitas é sobre seus pontos fortes e fracos ou suas qualidades e defeitos. Se dará melhor aquele candidato que se conhece melhor, que entende o que ainda precisa melhorar para conquistar mais oportunidades. Então, qual é a melhor maneira de responder esta pergunta de entrevista comum? E como descobrir suas qualidades e defeitos para buscar melhores resultados?

Qual meu maior defeito?

Vamos tirar a parte difícil do primeiro caminho: suas fraquezas ou defeitos. Esta é provavelmente a parte mais difícil de identificar e de responder também em entrevistas de emprego. Todos tem fraquezas, mas quem quer admitir isso, especialmente em uma entrevista?

A melhor maneira de lidar com esta questão é minimizar o traço e enfatizar o positivo. Selecione uma característica e encontre uma solução para superar sua fraqueza. Mantenha-se longe de qualidades pessoais e se concentre mais em traços profissionais em uma entrevista de emprego. Mas se o objetivo é uma melhora pessoal, você pode guardar para si mesmo os traços pessoais que você gostaria de melhorar.

Para fazer isso, além da ajuda profissional de um psicólogo em uma terapia, você pode buscar o diálogo consigo mesmo, buscando anotar tudo que você encara como um defeito. Separe os defeitos profissionais dos defeitos pessoais em um papel, e veja como cada um deles influencia sua vida. Veja como eles afetam seu dia a dia, e quais você realmente precisa mudar e outros que podem ser apenas você exigindo muito de si mesmo.

Qualidades e defeitos

Ao identificar suas qualidades e defeitos é possível buscar melhorar seus aspectos e se tornar uma pessoa cada vez melhor. (Foto: attemptNwin)

Minhas qualidades e pontos fortes

Quando chegar a hora de encontrar suas qualidades, você precisa ser específico. Avalie suas habilidades para identificar seus pontos fortes. Este é um exercício que vale a pena fazer antes de qualquer entrevista. Faça uma lista de suas habilidades, dividindo-as em três categorias:

Habilidades baseadas no conhecimento: adquiridas a partir de educação e experiência (por exemplo, habilidades em informática, idiomas, graduações, treinamento e habilidades técnicas).

Habilidades transferíveis: suas habilidades portáteis que você leva de trabalho para trabalho (por exemplo, habilidades de comunicação e pessoas, resolução de problemas analíticos e habilidades de planejamento)

Traços pessoais: suas qualidades únicas (por exemplo, confiável, flexível, amigável, trabalhador, expressivo, formal, pontual e sendo um jogador de equipe).

Alguns exemplos de pontos fortes que você pode mencionar incluem:

Entusiasmo

Confiabilidade

Criatividade

Disciplina

Paciência

Respeito

Determinação

Dedicação

Honestidade

Versatilidade

Quando você completar esta lista, escolha três a cinco desses pontos fortes que combinam o que o empregador procura na postagem do trabalho. Certifique-se de que você pode dar exemplos específicos para demonstrar por que você diz que é sua força se for avaliada. Use também essas qualidades para te ajudar a se tornar uma pessoa ainda melhor, trabalhando suas qualidades para ajudar a reduzir ou até mesmo anular seus defeitos.

Qualidades e defeitos de uma pessoa em uma entrevista de emprego

Escreva uma afirmação positiva que você pode dizer com confiança muito bem preparada para sua entrevista de emprego. Um exemplo simples: “A minha força é a minha flexibilidade para lidar com a mudança. Como gerente de serviço ao cliente no meu último trabalho, consegui transformar um ambiente de trabalho negativo e desenvolver uma equipe de apoio. No que diz respeito às fraquezas, sinto que minhas habilidades de gerenciamento poderiam ser mais fortes , e estou trabalhando constantemente para melhorar”.

Quando confrontado com esta pergunta da entrevista, lembre-se de que o entrevistador está procurando um ajuste perfeito para a empresa. Ele está formando uma foto sua com base em suas respostas. Uma única resposta provavelmente não impedirá que você obtenha o emprego, a menos que, é claro, seja algo flagrante. Coloque sua energia em sua declaração de pontos fortes, que são o que você tem para oferecer. Em seguida, deixe o entrevistador saber que, embora você não seja perfeito, você está trabalhando com as deficiências que possui.

Como vocês identificaram suas qualidades e defeitos? Como fazem para melhorar cada um deles?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)