As entrevistas podem causar medo nos corações das pessoas que procuram emprego, até mesmo nos mais experientes. Se você não tem muita experiência de entrevistas, não é incomum a sentir tremores leves ou mesmo terror imediato com a ideia de sentar-se com um potencial empregador. Mas você não tem que deixar as emoções transformar esse importante obstáculo da contratação em um show de horror. Especialistas oferecem várias dicas para prevenir a ansiedade de torpedear suas chances de conseguir o emprego e nós reunimos essas dicas em um só lugar para ajudar a te orientar nesse processo.

Coloque -se no lugar do entrevistador

Os entrevistadores não estão tentando fazer sua vida miserável. Na verdade, eles estão esperando que você seja único. Eles precisam preencher a vaga com a melhor pessoa e se eles não conseguem, os empregos deles podem estar na linha. Apenas manter isso em perspectiva pode ajudar a acalmar seus tremores .

Preparação, preparação, preparação

A preparação é 90 por cento de sucesso em entrevistas de emprego. Treine com um amigo antes da entrevista e antecipe as perguntas que você provavelmente vai ouvir. Perguntas da entrevista típicas incluem:

  • Por que você é a melhor pessoa para o trabalho?
  • Conte -me sobre você.
  • Quais são as suas piores/melhores características?
  • Por que você quer trabalhar aqui?
  • O que você aprendeu na escola (ou em um estágio) que prepara você para este trabalho?

Você deve sempre saber o que a empresa realmente faz antes da entrevista. Descobrir pode ser tão simples quanto uma busca de dois minutos na Internet.

Acalmando para uma entrevista de emprego

Quanto mais relaxado você tiver em uma entrevista, melhores serão suas respostas. (Foto: www.cbsnews.com)

Planeje o seu dia em torno da entrevista

O atraso vai te estressar. Evite correr ao mapear as direções para o local da entrevista e permitindo mais tempo do que você acha que vai precisar. Pense nos engarrafamentos, estacionamentos, mau tempo, fechamento de estradas e a possibilidade de se perder. Certifique-se de garantir bastante tempo fora de seu trabalho ou da escola atual para que você não sente que tem que correr. Entrevistas para contratar gerentes, por exemplo, às vezes podem deixar você esperando também um bom tempo, mas você não pode se atrasar.

Acabe com o estresse antes da entrevista

Após o check-in com a recepcionista, sendo agradável e profissional enquanto você faz isso, tente algumas técnicas de relaxamento. Isso pode ser tão simples quanto fechar os olhos ou fazer alguns exercícios de respiração profunda. Mas atenção: se a sua ideia de relaxamento é kick-boxing ou uma rotina de yoga, faça isso em casa. Você quer ser memorável para o empregador, mas não ao fazer uma cena na sala de espera. E nem sequer pense em tomar uma bebida ou o uso de substâncias para se acalmar (o que deveria ser óbvio, mas para alguns não é).

Ouça, pense, fale

Seja sua entrevista pessoalmente ou por telefone, é importante ouvir o que o entrevistador tem a dizer e depois pensar antes de responder. Tome alguns segundos para entender a pergunta e, em seguida, prepare uma resposta de qualidade antes de simplesmente deixar escapar algo menos inteligente. Focar no entrevistador vai tomar sua mente fora de seu próprio nervosismo e realmente ajudar a acalmá-lo.

Prepare as suas próprias perguntas

Você saberá que a entrevista está quase no fim quando o entrevistador pergunta se você tem alguma dúvida sobre o trabalho ou a empresa. Ao ouvir isso, não diga “não” e corra para a porta. Use esta oportunidade para solidificar a boa impressão que você fez. Questões bem pensadas mostram que você está realmente interessado na empresa e do trabalho. Além disso, se você enviou seu currículo, tenha uma cópia na frente de você (e tenha certeza que é a mesma versão). Sempre espere até que o entrevistador tenha terminado perguntar sobre você e seu passado antes de lançar em suas próprias perguntas .

No dia seguinte à entrevista, envie uma nota de agradecimento para o entrevistador e peça por um feedback. Mesmo se você não passar nessa entrevista, você tem muito a aprender e crescer com a experiência da situação.

3 comentários para “Como ficar mais calmo na entrevista de emprego?”

  1. Vitor Ramos

    O segredo é único, faça várias entrevistas, isso mesmo, não adianta treinar respostas, preparar perguntas, isso só irá te fazer se atrapalhar mais.
    Eu passei por muitas entrevistas, fui reprovado em muitas, nas minhas primeiras eu ficava extremamente nervoso chegando a ficar sem ar, mas o tempo, experiência e maturidade adquirido nas anteriores te fazem perder medo, olha que eu sou um cara extremamente tímido.

    Responder
    • Equipe Ponto RH

      Excelente comentário, Vitor!

      Responder
  2. Bel

    Eu sou bastante nervosa e terei a minha primeira entrevista de emprego, estou ansiosa e não posso jamais perder a chance de conseguir essa vaga.
    É muito difícil acabar com o nervosismo.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)