Passei em uma entrevista de emprego. E agora?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Você finalmente engatou um novo trabalho. Você saiu com os amigos para comemorar, gastou o dinheiro que você ainda não ganhou e disse a todos em sua última empresa exatamente o que você pensa deles. Mas o trabalho duro não acaba aqui. Na verdade, ele só está apenas começando.

Passei em uma entrevista de emprego. E agora?

Algumas regras básicas de um bom funcionário, baseadas em relatos de especialistas, poem otimizar suas chances de crescer dentro da nova empresa. Isso significa que você deverá:

Assimilar sua nova posição: o que inclui ter clareza sobre os papéis e responsabilidades do cargo

Leia também

Alinhar-se com as prioridades de negócios da empresa e da cultura: que inclui ficar aclimatado ao novo ambiente e novos rostos; fazendo um monte de perguntas

Desenvolver hábitos de gestão de carreira contínua: que incluem estabelecer credibilidade profissional e relações de desenvolvimento produtivo

Ter um bom relacionamento com todos: evite os seus antigos “pontos cegos”, alavanque seus pontos positivos, e faça um bom network no novo emprego

Os primeiros momentos no novo emprego

Com os pontos acima em mente, em seus primeiros dias no escritório depois de impressionar o novo empregador na entrevista, agora é a hora de provar que você é a pessoa certa para o trabalho, com algumas atitudes positivas para montar sua nova “persona” profissional.

Chegue cedo

Assim como com uma entrevista, é bom mostrar que você está ansioso e bem organizado, chegando um pouco mais cedo do que o solicitado. Leve em conta que você pode estar dirigindo por um novo caminho ou pegando um metrô ou ônibus diferente e preveja a perda de tempo no trânsito. Não exagere, porém. 15 minutos adiantado já é algo muito positivo.

Humildade nos primeiros dias de trabalho

Seja humilde e reconheça que nos primeiros momentos de seu emprego novo você vai precisar de muita ajuda. Faça perguntas e não deixe nada sem anotar. (Foto: www.totaljobs.com)

Vista-se adequadamente

Lembre-se do que as pessoas estavam usando quando você estava sendo entrevistado. Você pode ter usado um terno, o que é perfeitamente aceitável, mas se o escritório adota uma política de vestes casuais, você pode não querer ser tão formal quando você começar. Se você não se lembra, então se comprometa a usar um par de calças agradáveis ​​ou uma saia com uma camisa de colarinho aberto ou blusa. Deixe a gravata em casa, e para as mulheres, não exagere na sensualidade, tomando cuidado com os decotes exagerados.

Saiba mais sobre a empresa

Você, obviamente, fez sua pesquisa antes de começar o trabalho em primeiro lugar, mas não faz mal saber o máximo que puder. Você provavelmente foi tão oprimido pela entrevista que você não entendeu tudo o que lhe foi dito. Faça uma pequena pesquisa online para descobrir o básico, como pelo menos os nomes dos gerentes ou diretores da empresa.

Transpire confiança

Há uma boa chance de que em seu primeiro dia você vai ser apresentado a um monte de gente. Além de apenas tentar lembrar o nome de todos, esta é sua chance de fazer uma boa impressão com os seus novos colegas. Um aperto de mão firme e contato visual são ambos recomendados, bem como uma breve linha dizendo-lhes o seu nome e o que você faz.

Faça perguntas e comunique-se

Você pode ter feito a sua investigação, mas você será sobrecarregado com novas informações à medida que são apresentados os processos e procedimentos em seu novo local de trabalho. Se você não tem certeza de nada, faça perguntas ali mesmo. É melhor do que ter que admitir mais tarde que você não estava acompanhando tudo que foi compartilhado. Mesmo se você entender tudo que foi dito, fazer algumas perguntas só pode provar que você está interessado em aprender mais sobre o papel

Comunique também seus planos e progresso aos seus superiores e à sua equipe. Torne-se conhecido por estabelecer metas desafiadoras e pela conclusão de projetos no prazo e dentro do orçamento, com resultados mensuráveis.

Tome notas

Escrever as coisas vai ajudá-lo quando se trata de saber todos os detalhes sobre a empresa, e também pode dar-lhe um ar de confiança. Você não tem que ser excessivamente preciso, apenas algumas coisas para refrescar sua memória quando você olha por suas anotações. Mantenha o seu bloco de notas com você em todos os momentos, especialmente se você estiver escrevendo descrições pessoais das pessoas com quem você está trabalhando.

Envolva-se

À medida que você começa a conhecer seus novos colegas haverá uma abundância de oportunidades que permitirão a você se misturar com a multidão. Não se coíba de convites para o almoço, happy hours após o trabalho ou até mesmo atividades esportivas. Aproveite todas as oportunidades para mostrar que você é parte da equipe e não apenas busca o dinheiro. Cultive bons relacionamentos com todos, incluindo os funcionários acima e abaixo de seu nível. Estenda a mão para o cara das correspondências, o guarda de segurança, o guru de TI, assistente executivo do seu gerente, todos. Você quer que amigos de negócios e apoiadores em um arco de 360 ​​graus em torno de você.

Foque em resultados

Desenvolva uma reputação de produzir resultados tangíveis, para manter os compromissos e o cumprimento dos prazos. Inicie imediatamente um “arquivo de sucesso” e acompanhe as suas realizações e contribuições. Anote o feedback positivo que você recebe dos outros na conversa e por escrito, tanto de clientes, gerentes, clientes, colegas, fornecedores, etc.

Aperfeiçoe-se constantemente

Aperfeiçoe sua descrição de trabalho com o seu gerente. Certifique-se também de criar um “plano de desenvolvimento individual” para si e para o seu papel, que inclui seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Isso é fundamental para garantir que o trabalho no qual você desembarcou torna-se o trabalho que você ama.

Equilibre sua vida pessoal e profissional

Mantenha um equilíbrio saudável entre a sua vida profissional e sua vida privada. Certifique-se de que você não “exagera”, com o seu entusiasmo para o seu novo emprego. Tempo para a família, hobbies e “recarregar as baterias” fazem parte de sua eficácia profissional de longa duração e sucesso.

Considerações Finais

Em resumo, você deve se concentrar em buscar respeito, visibilidade e credibilidade continuamente no ambiente de trabalho, mas são mais importantes nos seus primeiros momentos. Os precedentes que se estabelecem durante este período tendem a durar por toda a sua duração na organização. Portanto, este período de introdução é extremamente importante para o seu sucesso a longo prazo.

Como vocês começam em uma nova empresa? Tem histórias e experiências para contar? Compartilhem nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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