Uma das mais importantes habilidades de gestão de carreira que você pode desenvolver é a capacidade de fazer redes, o networking. Infelizmente, para alguns, a ideia deste trabalho de etiqueta ou a colocação de cartões de visita nas mãos de outras pessoas pode ser francamente assustadora. Mas a rede não necessita de táticas específicas para ser eficaz. Na verdade, é essa percepção, entre outras, que desencorajam muitos candidatos a usarem o networking, em primeiro lugar.

Se você deixar esses mitos intimidá-lo, você pode perder em fazer importantes contatos profissionais e, como resultado, ter melhores oportunidades de progressão na carreira.

A seguir estão algumas percepções comuns sobre networking.

É coisa de velhos

Ao contrário, há evidências claras de que a rede está ganhando popularidade. Quase metade (48 por cento) dos profissionais entrevistados em uma pesquisa recente, disseram que eles estão fazendo networking profissional mais agora do que há três anos atrás, talvez porque os trabalhadores sabem que a grande maioria dos empregos não são anunciados em qualquer lugar, em vez disso, eles são preenchidos por meio do boca a boca.

Você precisa ser uma pessoa extrovertida

Você não tem que ser especialmente extrovertido para fazer conexões significativas em sua área. Se multidões fazem você se sentir desconfortável, considere criar suas próprias oportunidades de networking. Convide vários de seus amigos ou colegas de trabalho para almoçar e peça que eles trazem ao dois outros colegas. Um ambiente mais íntimo pode ajudar a colocá-lo à vontade. Se você se sente tímido ou nervoso, faça perguntas para desviar a atenção de si mesmo. Uma vez que a maioria das pessoas gostam de falar sobre si mesmo, você não terá problemas para manter a discussão andando.

Networking é demorado

Eventos e feiras não são os únicos locais para forjar novas relações. Você pode e deve chegar às pessoas, em sua rotina normal, seja esperando na fila do supermercado ou malhando na academia, por exemplo. Não perca a oportunidade de conversar com aqueles que se encontram fora de ambientes profissionais. Contatos valiosos podem vir de qualquer número de fontes.

A interação humana para o sucesso profissional

A conversa, o diálogo e a troca de favores formam a tríade que faz do network uma grande fonte de grandes empregos. (Foto: esqcoach.wordpress.com)

Apenas interações face-a-face pagam

Salas de bate-papo virtuais, redes sociais e listas de discussão são uma excelente maneira de fazer rede com seus pares e obter informações e aconselhamentos específicos a partir do conforto da sua própria casa ou escritório. Tornar-se um membro de uma comunidade online, como o Facebook ou LinkedIn, também pode levar a úteis conexões. Só não se esqueça de ser educado em todas as suas interações e oferecer informações úteis aos seus contatos. Afinal, o networking sempre tem dois lados trocando favores.

Conversa fiada é ruim

Muitas pessoas se assustam com a perspectiva de fazer conversa fiada para fazer contatos, mas muitas vezes é o primeiro passo para a obtenção de uma conversa mais significativa. Você não tem que limitar-se a temas como o clima ou a sua escola. Pergunte a contatos potenciais se tiveram férias interessantes ou comeram em um novo restaurante na rua. Qualquer coisa que você possa realmente estar interessado em aprender. Além disso, prepare algumas histórias de sua preferência, como uma notícia peculiar ou celebridade que você já encontrou. Vale também conversar sobre os gostos do outro, querendo ouvir um pouco mais sobre os hobbies e preferências dele.

Seus contatos ficarão chateados se você pedir ajuda

Pedindo às pessoas para obter informações e aconselhamento é pouco incômodo quando você o faz graciosamente. Na verdade, 37 por cento dos trabalhadores entrevistados em pesquisa recente disseram que o maior erro que as pessoas cometem quando em rede é não estarem pedindo ajuda. Ao solicitar assistência, se torna mais fácil para a outra pessoa te ajudar no networking. Por exemplo, se você perguntar a alguém para servir como uma referência profissional, envia para a pessoa uma cópia de seu currículo e deixe que ele ou ela saiba quando um potencial empregador pode chamá-lo.

É tão importante dar quanto receber

Fato. Consistentemente servir como um recurso para os outros é a maneira mais eficaz de estabelecer relações de longo prazo. Ofereça-se para ajudar sempre que puder e sempre responda prontamente aos pedidos que recebe. Encaminhamento de artigos de notícias e informações relevantes para seus contatos é uma outra maneira de construir relacionamentos e ficar em contato.

Supere os mitos e faça sua rede eficaz!

Muitos candidatos a emprego limitam a eficácia dos seus esforços de rede por acreditar em mitos mais do que neles mesmos. A superação desses equívocos vai ajudá-lo a tirar o máximo partido das suas atividades e desenvolver um círculo de contatos profissionais duradouros, eficientes e que realmente farão a diferença em seu futuro profissional.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)