10 elementos do marketing pessoal
Sua marca pessoal e o marketing pessoal são dois aspectos separados mas inter-relacionados da sua carreira. Com marca pessoal, seu nome é sua marca e você deseja garantir sua visibilidade e uma imagem favorável. O marketing pessoal é o desenvolvimento estratégico e o marketing dessa marca, um meio de alcançar suas metas e objetivos de marca pessoal.
Os seguintes 10 elementos irão orientá-lo, passo a passo, através de processos de marketing pessoais importantes que não só fortalecerão sua marca pessoal como também ajudarão a desenvolver e melhorar sua empregabilidade atual e potencial de carreira geral.
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Como promover seu marketing pessoal com a cumplicidade positiva?
Este é o conceito de tratar todos com igual respeito, independentemente da posição, desde a equipe de limpeza ao CEO da empresa. A cumplicidade positiva vai além de simplesmente ser agradável para todos e se estende para se conectar com alguém como pessoa, e não com sua posição. Por exemplo, é fácil ficar intimidado por um CEO e tentar impressioná-los por causa de onde eles estão na empresa. No entanto, um CEO e todos os outros verão isso através disso. Por outro lado, ser grosseiro com a equipe de limpeza porque você acha que estão abaixo de você fala muito sobre você como pessoa, e nada disso é bom. Desta forma, a cumplicidade positiva é um indicador da inteligência social e emocional, que é tão importante quanto qualquer outra habilidade profissional.
Criando seu ar de sucesso no marketing pessoal
Você já notou uma pessoa no escritório que carrega consigo um ar de desespero e fracasso? Esta pessoa pode ser excelente em seu trabalho e até mesmo considerada “legal”, mas há algo em sua atitude que afasta as pessoas. Por outro lado, geralmente há uma pessoa no escritório que parece atrair pessoas para si mesmas, como abelhas para uma flor, porque irradiam positividade e sucesso. Qual a diferença entre essas duas pessoas? Tome um momento para ouvir cada um. Um funcionário muitas vezes faz declarações negativas, como “Nunca tenho uma pausa”, ou responde aos elogios, “Eu realmente não fiz nada de especial”, enquanto o outro geralmente é otimista e diz: “Obrigado” por elogios. Com qual empregado você gostaria de passar algum tempo? As pessoas vão acreditar no que você diz sobre você, por isso é importante evitar declarações negativas a esse respeito.
Os elementos fundamentais do marketing pessoal passam por criar uma imagem de sucesso
Criar uma imagem de sucesso é tudo sobre reciprocidade. O sucesso desenha o sucesso. Ao criar uma imagem de sucesso, estamos deixando uma marca positiva na vida de outras pessoas e mostrando o entusiasmo e a paixão que colocamos em tudo o que fazemos. Lembre-se, pessoas se lembram de nós pela forma como as fazemos sentir. No entanto, isso deve vir de um lugar de sinceridade. As pessoas podem ver através da manipulação e isso nunca é uma boa ideia. Em vez disso, concentre-se em fornecer aceitação e aprovação honestas e genuínas daqueles ao seu redor. Uma atitude positiva gera coisas positivas e inspira outras.
Nosso marketing pessoal é baseado em nossa auto-imagem
Pergunte-se a si mesmo: “Eu me sinto bem sucedido?” A resposta é importante porque é a base de como os outros te vêem. É necessário desenvolver uma ideia clara da imagem que temos de nós mesmos porque essa imagem é o reflexo do que acreditamos que somos, a imagem do que esperamos tornar-se. Existe uma enorme diferença entre trabalhar com uma pessoa que trabalha sem necessidade e trabalhando com alguém que ama o que ele ou ela faz e deseja crescer, aprender e contribuir. Essa diferença é um dos principais componentes do carisma. O carisma é sobre ser você, e ser você mesmo é poderoso.
Você possui uma atitude sobre controle
Nós possuímos nossas atitudes, como a atitude que decidimos em relação ao trabalho, a atitude que decidimos para com a vida, a atitude que realmente define nossa imagem pessoal. Você pode não ser capaz de mudar a maneira como você se aparenta, mas você pode mudar a maneira como você se apresenta. Esteja atento a sua linguagem corporal e especialmente às suas expressões faciais. Estas são poderosas ferramentas de comunicação, transmitindo a sua atitude geral. Pense sobre o que você está comunicando e sobre a mensagem que você está enviando para aqueles que estão à sua volta.
O entusiasmo é um elemento essencial do marketing pessoal
Ao gerir de forma positiva a nossa energia, nós transmitimos energia aos outros. Este é outro aspecto importante do carisma: infectando outros com nosso entusiasmo. Ao sermos agradáveis, positivos, e carismáticos, conseguimos a atitude ideal de sucesso. E se formos bem-sucedidos, seremos tratados de acordo. Mostrar o seu lado bem sucedido não envolve arrogância ou agir de forma superior aos outros. Pelo contrário, simplesmente significa entender que nossa atitude deve ser positiva e direcionada a dar aos outros a atenção e o reconhecimento que eles esperam e precisam. E o que vende mais do que oferecer excelentes serviços profissionais que transmitem entusiasmo e mostrando que queremos continuar aprendendo e nos envolvendo?
Redes de confiança e sucesso
Nossa reputação pode começar conosco, mas está ancorada em nossos contatos e nas conexões que temos com os outros. Saber como gerenciar seus contatos e conexões é uma obrigação. Nossa rede de contatos, que podemos chamar nossa rede de confiança, deve ser desenvolvida e constantemente atualizada. Não podemos simplesmente desenvolver uma rede de contatos quando precisarmos disso. Isso é algo que precisamos gerenciar de forma proativa ao longo da nossa vida e de cada vez. Obviamente, se atendemos constantemente a nossa rede de confiança, nossos contatos falarão bem de nós, não só porque fazemos um bom trabalho, mas também porque desenvolvemos um bom relacionamento com todos os interessados. Às vezes, quando as pessoas são bem-sucedidas, param de trabalhar na rede de contatos. Eles tendem a sentir que isso não é mais necessário. Isto é um erro. Se esperarmos até que não estejamos bem, somos menos propensos a acessar nossa rede porque nos sentimos desconfortáveis com nosso status. Portanto, é essencial para construir e manter suas redes em todos os momentos.
Contatos, relações, e conexões como elementos do marketing pessoal
Contatos e relacionamentos são o primeiro passo na construção de uma rede de confiança. Construir essa rede é importante porque quando uma abertura de trabalho aparece, as empresas primeiro olham dentro da empresa ou para amigos e clientes. Na verdade, 90% das oportunidades de emprego estão no que chamamos de mercado de oportunidades ocultas. Construir uma rede de confiança exige estabelecer relações de longo prazo com pessoas que nos apreciam e a quem agradecemos em troca. São pessoas que conhecemos ou com quem trabalhamos e mantemos uma relação de confiança, apreciação e respeito mútuo. Quanto maior a rede de confiança que você tem, mais provável que você esteja empregado porque nossos contatos são nossos melhores vendedores e as melhores pessoas para divulgar nossa boa reputação. Desenvolver redes de confiança exige ter uma ideia clara de quem são nossos conhecidos e o que eles conhecem sobre nós.
Construindo redes de confiança
Para construir sua própria rede de confiança, comece por fazer uma lista organizada de todas as pessoas que conhece e quem conhece você. Isso inclui todos os que tiveram uma impressão de você e gerenciar sua reputação. Em seguida, mantenha os relacionamentos que você tenha atualizado continuamente atualizando-os. Construir redes de confiança significa restabelecer e reescrever esses relacionamentos em novos termos e mantê-los vivos. Isso também implica restabelecer com entusiasmo nossa identidade, imagem e reputação com nossos contatos. Desta forma, estamos renovando nossos laços, mesmo que não tenhamos visto algumas dessas pessoas há muito tempo.
Pense os laços q longo prazo antes de precisar deles
Não espere para construir sua rede de confiança até pensar que está prestes a perder seu emprego. Até lá é muito tarde. Sua rede de contatos não deve ser usada apenas “em caso de emergência”. É uma rede de confiança e, como tal, precisa ser construída ao longo do tempo. Se você não tem certeza por onde começar, isso é fácil: em todos os lugares! Encontros sociais, eventos de trabalho, comitês, seminários, cursos, reuniões de trabalho, viagens, academia, casamentos, associações de pais, eventos de associação profissional, eventos esportivos, etc. Os seres humanos são altamente sociais. Você não precisa estar presente em todos os eventos, mas tenha em mente que eventos sociais ou profissionais e atividades do dia a dia oferecem a oportunidade perfeita para informar os outros sobre o que você está fazendo e descobrir o que está acontecendo nas suas vidas. É importante se misturar e se conectar porque é uma maneira de mostrar interesse genuíno em outros.
Porque os empregos de hoje são, em última instância, temporários, nossa atitude é absolutamente vital para o nosso sucesso. Nosso entusiasmo, unidade para trabalhar e cumprir nossos objetivos, e a atitude em relação aos nossos compromissos determinam o quão empregáveis somos. Já não temos a opção de renunciar ao marketing pessoal. No mundo de hoje, deve ser feito e bem feito. Aqueles que entendem a realidade do novo mundo do trabalho serão bem-sucedidos. Aqueles que sabem o que querem, tem metas e estão preparados para alcançá-las. Aqueles que são éticos. Aqueles que tem contatos. Aqueles que preservam e desenvolvem sua marca e reputação pessoal. Aqueles que geram resultados. Aqueles que desenvolvem carisma.
Embora não possamos viver apenas para agradar aos outros, devemos tentar nos colocar nos sapatos de outras pessoas para descobrir como nos enxergam, o que transmitimos e como nos apresentamos. Isso nos ajuda a manter-se atualizados e nos torna mais empregáveis. É nossa responsabilidade ser empregável, parecer empregável e garantir que outros nos vejam como empregáveis. Isso elevará nosso status no mercado. Desenvolva sua estratégia de marketing pessoal com um olho em direção a esses objetivos.
Como você trabalha seu marketing pessoal? Que dicas daria para quem quer melhorar o marketing pessoal?
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
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