Marketing de relacionamento: quais os componentes, vantagens e desvantagens?

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

O marketing de relacionamento refere-se à forma de marketing que se desenvolve a partir de campanhas de resposta direta, que enfatizam a retenção e a satisfação dos clientes em vez de um foco dominante nas vendas.

Marketing de relacionamento: conceito

O termo marketing de relacionamento é definido como atrair, manter e aprimorar os relacionamentos com clientes. Isso significa cuidar dos consumidores e das relações em geral para construir um vínculo em que o vendedor e o cliente tenham uma ligação além dos negócios. Não é como o marketing tradicional onde seus objetivos terminam depois que uma meta de vendas específico foi atingida. No marketing de relacionamento,  você constrói um envolvimento vitalício para mais oportunidades de negócios.

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Marketing de relacionamento para fidelizar clientes

Através deste tipo de marketing, a empresa tem como objetivo criar uma zona de relacionamento ou conforto com um cliente que não visa uma venda única. O objetivo é fazer relações comerciais que duram por toda uma vida. Você considera as “vendas” como seu ponto de partida para oportunidades de negócios e visa obter mais a longo prazo, entregando o valor oferecido nas propagandas aos clientes, além até mesmo das oportunidades de vendas realizadas.

Aqui, a empresa leva os clientes como o principal objetivo. não importando se vai além do alcance do seu produto. Esse tipo de relacionamento com os clientes potenciais e existentes começa mesmo antes das pré-vendas, e continua através de todos os processos da empresa..

Marketing de relacionamento

O marketing de relacionamento é um elemento forte na construção de uma empresa e no fortalecimento da conexão com os clientes. (Foto: BuildFire)

Componentes do marketing de relacionamento

O objetivo de um negócio é criar um cliente. No marketing de relacionamento, essa frase é uma missão diária. Para isso, você deve ser bom no marketing de redes sociais e deve fazer o gerenciamento de marca de forma bem elaborada. Anúncios de TV, propagandas em jornais, outdoors e até mesmo habilidades de vendas são essenciais na criação de uma boa relação com seus clientes. Em outras palavras, na construção de um bom marketing de relacionamento com seus clientes, você vai precisar de:

Conhecer seus clientes

Para atendê-los, você precisa saber quem eles são. Somente após o conhecimento inicial, você consegue pensar em servi-los melhor. Isso se traduz em ações nas mídias sociais e outros meios para obter as métricas necessárias sobre seus clientes e seus negócios. Você pode conhecer os conceitos básicos sobre quem é seu público através da análise do seu produto. Você também pode usar programas e ferramentas de marketing para monitorar quando as pessoas estão falando com você; Os que falam sobre seus produtos são seus clientes ou potenciais clientes, e as mídias sociais são a melhor forma de obter uma métrica quase que imediata sobre seus produtos e serviços.

Interagir com seu público

Empresas devem se tornar estrelas do marketing de relacionamento, deixando seus egos de lado e entrando diretamente nas negociações com seus clientes. Isso significa estar sempre ativo nas diferentes mídias e fazer uma boa campanha para mostrar sua posição e voz no mercado.

Oferecer incentivos

Para gerenciar sua campanha de marketing de relacionamento, você precisa informar aos seus clientes reais ou potenciais que eles são valorizados. Ofereça-lhes um incentivo, como amostras grátis ou descontos para clientes fiéis. Você também pode enviar um kit gratuito do seu próximo produto, curso ou um trailer para os seus clientes perguntando as opiniões sobre eles. Seus consumidores se surpreenderão ao saber que as opiniões deles são importantes. O importante é saber que qualquer tipo de boa recompensa é considerada uma boa técnica para praticar o marketing de relacionamento pela maioria dos negócios orientados para o consumidor.

Ouvir seus clientes reais e potenciais

A escuta é uma das ferramentas mais importantes de marketing de relacionamento. Você precisa estar ciente do que seus consumidores estão dizendo para você estudar seu comportamento. Se for um feedback positivo, você deve usá-lo para se inspirar para o trabalho. Se seus clientes estão falando mal sobre seus produtos, você deve agir o mais rápido possível para lidar com isso. Você poderia conversar com eles, fornecer serviços individuais, serviços de demonstração gratuitos e fazer o que quiser, para que seus clientes fiquem felizes e te acompanhem.

A presença online é uma ferramenta obrigatória para o marketing de relacionamento.

Ter um blog ou um site para sua empresa é altamente essencial em suas campanhas de marketing de relacionamento. Você pode usar seu blog para fornecer orientações orientadas para pesquisas detalhadas e postagens de blog que ajudam seus clientes a melhorarem o marketing nas redes sociais. Um blog bem estabelecido é a melhor ferramenta para o marketing de relacionamento e pode ajudá-lo a ganhar novos visitantes pelos mecanismos de pesquisa.

Marketing de relacionamento e CRM

CRM (Customer Relationship Management) ou gerenciamento de relacionamento com o cliente é uma parte integrante do marketing de relacionamento. Estão tão relacionados que eles são às vezes misturados como um conceito único. O CRM é definido como um processo de negócios no qual relacionamento com clientes, lealdades de clientes e valor de marca são construídos através de estratégias de marketing. Enquanto a marketing de relacionamento trata da formulação de estratégias, o CRM vê como essas estratégias são implementadas no próximo nível.

O CRM também pode ser pensado como um conceito interdependente ou conjunto, onde ambos os negócios e seus clientes estão na zona vantajosa. O cliente é recompensado por ser valorizado. Do outro lado, a empresa tem um cliente fiel em troca de alguns brindes e valor adicionais.

O CRM também indiretamente ajuda na venda cruzada onde o boca a boca desempenha um papel importante. Nesse processo, o cliente é satisfeito pelos valores que o seu negócio oferece e acaba falando bem sobre o seu produto para cada cliente potencial que ele conhece. Aqui, o cliente não se beneficia; Em vez disso, o negócio recebe a recompensa por fornecer valor, pois a publicidade positiva o ajudará a atingir mais prospectos além do alcance orgânico.

Vantagens do marketing de relacionamento

As vantagens são claras para o marketing de relacionamento:

Através do marketing de relacionamento você multiplicará as vendas

Quando você construiu um relacionamento forte com seu público ou clientes, eles tendem a ser leais. Na maioria das vezes, seu valor para os clientes faz com que eles comprem um próximo produto e possam ajudá-lo a aumentar as vendas. É exatamente o oposto do marketing tradicional, onde você não tenta influenciar o cliente ou fazer uma segunda compra.

Você aumenta sua variedade de lucros

Quando você tem mais vendas e seus clientes retornam, eles são seus clientes fiéis, e pagam o preço que você merece e, assim o seu lucro aumenta.

Você gasta menos em publicidade

O boca a boca é a satisfação do cliente que espalha as palavras positivas e ajuda as empresas a obter mais prospectos. A grande maioria dos compradores aceitam conselhos de seus clientes próximos e conhecidos antes de fazer uma compra. As organizações podem realmente chegar muito além do seu alcance principal com o boca a boca.

Desvantagens do marketing de relacionamento

Nem tudo são flores no marketing de relacionamento, que pode carregar algumas desvantagens consigo:

Você pode gastar mais

Ao se concentrar em dar valor aos seus clientes existentes, você pode gastar muito mais do que seu orçamento até estabelecer um programa que ofereça o melhor custo/benefício para seu negócio.

Você pode perder a chance de interagir com novos clientes

Ter um negócio significa oportunidades infinitas para fazer novos clientes, mas enquanto você se dedicar para o marketing de relacionamento, muitos esquecem que podem usar esse tempo para conectar-se a novos clientes que de outra forma nunca entrariam em contato com o produto.

Seu negócio pode se tornar uma vítima de feedback negativo

Embora isso seja muito raro, você não pode ignorar as chances de se tornar vítima de uma campanha negativa. Quando algo der errado, a multidão inconstante pode espalhar o boca a boca negativo e isso pode arruinar sua campanha como um todo.

https://youtu.be/aLB8RXKy6IA

Marketing de relacionamento: palavras finais

O marketing de relacionamento sempre existiu. Sua essência é tratar os clientes como prioridade, mimando-os das melhores formas possíveis. Você deve construir um relacionamento além dos objetivos do seu negócio, como algo familiar.

Isso funciona em todos os níveis, onde qualquer empresa pode usar o marketing de relacionamento como uma ferramenta para obter mais envolvimento nas mídias sociais e blogs. Esse engajamento pode então ser convertido em leitores leais, que podem então ser levados a um novo grupo de clientes.

Como você usa o marketing de relacionamento? Funciona bem para seu modelo de negócios? Como?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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