Como abrir uma empresa de importação e exportação?

Em Empreendedor e autônomo! MEI e ME! por André M. Coelho

Então você quer vender e comprar do mundo todo? Você veio ao lugar certo. Graças à Internet, a criação de um negócio de importação e exportação pode ser ridiculamente simples e muito lucrativo. Vamos dar as principais dicas para você fazer isso acontecer e ter sucesso no seu negócio.

Plano de negócios: o primeiro passo.

Fazer o plano de negócios da empresa de importação e exportação é o primeiro passo. Isso significa analisar o mercado, os produtos, preços, custos, concorrentes, e ter todos esses dados no papel. O SEBRAE pode te ajudar muito nesse momento importante. Não precisa ser algo extremamente detalhado, mas se você quer menos chances de algo dando errado, é melhor fazer o plano o mais detalhado possível. Lembre-se também de incluir custos com impostos, pois eles são bem pesados sobre produtos importados.

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Não se esqueça que você vai precisar do CNPJ em algum momento. Calcule todos os custos, impostos, e salários de funcionários para se planejar e ter um negócio de sucesso.

Como abrir uma empresa de exportação e importação: selecione o nome da sua empresa e configure um site e blog

Sem um site ou blog, você não pode ter um negócio de importação e exportação. Obtenha uma plataforma que lhe permita desenvolver uma presença online e aumentar seu negócio para além das suas expectativas mais básicos

O objetivo é equilibrar o fluxo de comunicações, vender produtos online (ou offline), construindo sua base de clientes para gerar lucros para o seu negócio internacional.

Mas primeiro, lembre-se de registrar o nome da sua empresa com um host na internet respeitável porque seu nome de domínio é o que os clientes usam para encontrar você e sua empresa. E pode ajudar consultar um advogado internacional e um contador para obter conselhos sobre o estabelecimento de um negócio virtual de importação e exportação e mantê-lo na melhor posição legal e financeira possível.

Começando com uma boa plataforma online e uma presença marcante, você está pronto para vender e comprar do mundo todo..

Negócios de importação e exportação

Um negócio de importação e exportação é um grande desafio, mas pode ser a oportunidade que você precisa para ter uma empresa de sucesso. (Foto: Service Tax Registration)

No passo a passo de abrir empresa de exportação e importação, é importante se especializar

Quando se trata de importar e exportar, você não pode ser tudo para todos os clientes. Decida sobre um produto ou grupo de produtos para poder importar e exportar.

Você tem dois motivos viáveis ​​para escolher produtos para importar ou exportar: você sabe que irá vender ou você gosta desses produtos. Felizmente, você pode atender a ambos os critérios. Esse é um modelo de negócio ideal, pois vai ser algo mais prazeroso de fazer e aprender.

Encontre o mercado certo para sua empresa de importação e exportação

Você selecionou um produto, agora você deve procurar algum lugar para vendê-lo. Você melhorará suas chances de escolher um produto vencedor se você cultivar uma habilidade para rastrear tendências, ou mesmo detectar tendências potenciais.

Faça sua lição de casa e pesquise o mercado para localizar os melhores mercados estrangeiros em potencial para o seu produto ou serviço. Sites internacionais geralmente classificam os países onde é mais fácil fazer negócios, seja em exportações ou importações.

Você também pode verificar com os funcionários do governo local para determinar melhor as fontes para realizar pesquisas de mercado. Por exemplo, existem dados e análises de órgãos públicos de comércio internacional que podem orientar seus trabalhos. Esses recursos são úteis para determinar onde no mundo os produtos e serviços estão se movendo, e por que e como entrar na ação.

Empresa de importação e exportação precisa procurar sempre bons fornecedores

Depois de ter um produto de importação ou exportação provável em mente, aprenda tudo o que há para saber sobre ele. Os melhores fornecedores aceitam sugestões e tem canais de comunicação abertos com seus clientes.

O acesso mais fácil a fornecedores respeitáveis ​​pode ser em sites internacionais de vendas de produtos online. Alibaba, Aliexpress, DHGate, entre muitos outros são exemplos de sites que reúnem fornecedores dos mais diversos produtos. Procure sempre abrir uma linha de contato com esses fornecedores para ter os melhores resultados possíveis.

Defina o preço dos produtos

O modelo de negócios para um negócio de importação / exportação baseia-se em dois elementos críticos dentro da operação de vendas internacionais: o volume (número de unidades vendidas). e a comissão sobre esse volume.

O objetivo é precificar o seu produto de tal forma que sua comissão não exceda o que seu cliente está disposto a pagar e ofereça um lucro saudável. Normalmente, os importadores e os exportadores obtém um lucro de 10% a 15% sobre o custo, que é o preço que um fabricante cobra quando você compra um produto deles.

Quanto mais você vende, mais você faz dinheiro. Mantenha os preços dos produtos separados da logística porque, em algum momento, você combinará os dois para determinar o preço mínimo do produto para obter lucro, e a margem de contribuição de cada um deles. Novamente, o SEBRAE tem muitos cursos sobre como definir o preço dos produtos. Isso vai te ajudar muito no começo.

Encontre clientes e invista no marketing da sua empresa de importação e exportação

Desde que tenha feito um bom trabalho com otimização de mecanismo de pesquisa em seu blog ou site, os clientes irão encontrá-lo. Mas não confie apenas nisso. Você também deve caçar seus. Verifique com os contatos locais, tais como organizações comerciais, câmaras de comércio, embaixadas e consulados comerciais. Eles geralmente tem um bom senso de quem está fazendo o que no mercado internacional. Eles podem oferecer listas de contatos específicas para sua indústria e também sugerir feiras que estão ocorrendo localmente e internacionalmente, que podem ajudá-lo a se conectar aos clientes de forma mais rápida e eficiente.

Ao mesmo tempo, trabalhe suas redes sociais e plataformas de rede, publicando informações sobre seus produtos ou serviços e fazendo perguntas específicas sobre as necessidades do seu público. Isso faz com que sua marca comece a ser lembrada e marcará sua presença online cada vez mais.

Trabalhe a logística dos seus produtos

Seu próximo passo é concentrar-se na logística, que é basicamente transportar o produto para onde você vai vendê-lo. Contrate uma empresa de transporte global que pode satisfazer suas necessidades, facilitando o trabalho do pagamento de impostos e agilizando suas entregas e recebimentos. A logística é uma das principais chaves para fazer um negócio lucrativo, e gastar um bom tempo aqui analisando as possibilidades é a chave para ter uma empresa que vai ter menos custos e dar mais lucros no futuro.

Forneça um serviço de excelência aos seus clientes

A relação entre você e seu cliente no exterior não deve terminar quando uma venda é feita. Pense em seu acompanhamento pós-venda de seu negócio de importação e exportação como parte de sua oferta de produtos ou serviços. O primeiro passo é dizer, de todo o coração, seja pessoalmente, por email ou telefone um “Obrigado”. Pesquise seus concorrentes e veja o que eles estão oferecendo para conquistar e manter mais clientes. Quanto mais você fizer, melhor será para garantir o sucesso de seu negócio.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas. Estamos aqui para ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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