Então você tem uma ideia de negócio e quer começar logo. Como você vai conseguir o dinheiro para dar o pontapé inicial? Aqui estão as fontes mais populares para começar seu negócio sem ter que recorrer a juros abusivos ou fontes de recursos que podem trazer muitas dores de cabeça.

Como conseguir dinheiro para começar um negócio: seu próprio bolso

Isso pode ser assustador à primeira vista, mas é a fonte mais popular de fundos para iniciar um negócio. Não tem uma reserva financeira grande? Muitas pessoas obtém o dinheiro que precisam hipotecando ou refinanciando suas casas. Talvez você possa vender bens ou posses. As instituições de crédito e os investidores geralmente esperam que a pessoa que inicia uma empresa faça um compromisso financeiro pessoal antes de injetarem dinheiro na ideia de negócio.

Dinheiro para abrir empresa: familiares e amigos

A segunda fonte mais popular de dinheiro para iniciar um negócio é a família e os amigos, que muitas vezes estão dispostos a fornecer um empréstimo inicial ou até mesmo dar como um presente para ajudá-lo a tirar sua empresa do papel. Afinal, é provável que eles já estejam envolvidos no valor da sua ideia de negócio em algum grau, e são pessoas que querem o melhor para você.

Uma linha de crédito para abrir empresa

Embora não seja recomendado como uma única fonte de dinheiro para abrir uma empresa, uma linha de crédito é essencial para a fase inicial. Não importa quão cuidadoso e detalhado você tenha sido na preparação de seu plano de negócios, há sempre despesas inesperadas que você vai subestimar. Felizmente, você pode preparar o caminho para acessar esta fonte de fundos antes de você decidir iniciar um negócio, estabelecendo um relacionamento com seu gerente de banco local e garantindo que seu rating de crédito está em boa forma. Nenhum banco vai dar uma linha de crédito a alguém desconhecido para eles, especialmente se essa pessoa não tem uma classificação de crédito estabelecida. Portanto, cultive um bom relacionamento com instituições financeiras para conseguir as melhores linhas de crédito.

Como conseguir dinheiro para abrir um negócio

Para financiar sua ideia de negócio, existem diversas fontes. Pesquise, compare, e encontre a melhor forma de tirar seu negócio do papel e fazer uma empresa de sucesso. (Foto: YouTube)

Empréstimo para abrir um negócio próprio

É realmente fácil obter um empréstimo de negócio a partir das fontes tradicionais, como bancos e cooperativas de crédito. Instituições financeiras tem mais interesse em pequenas empresas do que costumavam antes.

Dito isto, você não pode apenas entrar na agência e dizer a um gerente quanto dinheiro você quer, e esperar para sair com o dinheiro em mãos. Aplicar-se para qualquer empréstimo de negócios é um processo para o qual você precisa se preparar. É necessário um plano de negócios sólido, para que seu empréstimo seja aprovado. Além disso, é preciso conhecer os tipos de empréstimos que você pode obter, que são:

  • Capital de giro para complementar uma linha de crédito existente
  • Compra de ativos
  • Financiamento de custos iniciais do negócio
  • Compra de franquia
  • Consultoria de mercado, financeira, marketing, etc

Empréstimos e incentivos do Governo

Existem muitas organizações cujo objetivo é promover o desenvolvimento econômico ou prestar assistência para ajudar determinados tipos de pessoas a ter sucesso nos negócios. Muitas vezes (mas nem sempre) essa assistência inclui apoio financeiro, como programas de incentivo a start-ups. Há também os empréstimos do BNDES, que podem ajudar seu negócio a ter uma alavancagem. Instituições como o SEBRAE também podem ajudar e orientar quem precisa de um empréstimo para começar um negócio.

Participar de um programa de criação de empresas patrocinado por instituições privadas

Se você se qualificar, esta é a melhor maneira de iniciar um negócio. Programas de incentivo a ideias criativas de empresa existem aos montes ao redor do Brasil, fornecendo não apenas o capital para iniciar um negócio, mas também orientação e suporte para as necessidades da empresa que está começando.

Consiga dinheiro para sua empresa encontrando investidores

Investidores anjo e o financiamento coletivo podem ser excelentes fontes de financiamento para o seu novo negócio. Embora seja certamente mais difícil atrair os investidores para uma start-up em vez de uma empresa estabelecida, não é impossível se você tiver a ideia de negócio certo no momento certo apoiado por um plano de negócios bem elaborado. Aprenda como personalizar seu plano de negócios para diferentes tipos de investidores e você só terá a ganhar.

Microcrédito para abrir empresa

Embora não seja muito considerado como fonte de recursos para abrir um negócio, o microcrédito é uma excelente forma de abrir uma microempresa ou MEI. Não é muito dinheiro, mas aqueles que precisam de pouquíssimo capital para começar, podem conseguir um bom capital para pequenos empreendimentos.

Qual a melhor fonte de recursos para o seu negócio?

Você provavelmente precisará de uma combinação de fontes de financiamento para obter o dinheiro que você precisa para desenvolver o seu negócio. Você pode até querer explorar todos os recursos listados acima.

O que quer que você faça, entretanto, não dependa de seus cartões de crédito ou só de linhas de crédito pessoais para o dinheiro inicial negócio que você necessita. É melhor esperar para iniciar o seu negócio até que você tenha os recursos garantidos, ao invés de arriscar sujar seu nome e prejudicar muito sua saúde financeira.

Como você pretende investir na sua empresa? Quais são os meios que vai buscar para financiar seus negócios?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)