Há idade mínima ou máxima para quem quer abrir uma empresa no MEI? Para quem quer começar uma empresa, é bom entender isso, e não ter problemas depois que o plano de negócios já estiver bem adiantado.

Idade máxima para abertura de empresa MEI?

Não há qualquer limite de idade para quem quer abrir uma empresa. Sendo maior de idade, você pode abrir seu MEI sem qualquer problema. As pessoas acham que há um limite de idade para começar a empreender, mas só há um limite mínimo de idade para começar seus negócios.

Menor emancipado pode abrir empresa MEI?

O menor emancipado a partir dos 16 anos pode abrir empresa legalmente, seja ela MEI ou enquadrada em outro tipo qualquer de tributação, como ME ou empresa normal. O menor de idade emancipado que quer abrir sua empresa deve declarar ser legalmente emancipado para então, abrir seu MEI pelo Portal do Empreendedor.

Quando você pode abrir MEI

A idade certa para abrir seu MEI é a idade em que você se sente preparado, desde que você tenha a idade mínima exigida por lei. (Foto: Exame – Abril.com)

Mas qual a idade certa para abrir um MEI?

Essa sim, é a pergunta que quem quer saber a idade certa para abrir MEI deveria estar se preocupando. A verdade é que não há uma idade certa para empreender. Há idades seguras para empreender, ou seja, idades onde você pode assumir mais riscos para empreendimentos. Por exemplo, até os 40 anos, ainda dá tempo de arriscar mais dinheiro nos empreendimentos, e a partir daí, é melhor investir em coisas mais seguras, pois o momento da aposentadoria está chegando. Não significa que aos 50 você não pode se arriscar em um empreendimento, ou que um jovem não possa tentar empreendimentos mais seguros. Significa apenas que o risco é diferente em cada situação.

Um exemplo: suponha que você tem 50 anos e quer abrir um negócio. Abrir um MEI que exija altos custos e para um negócio que você sequer fez uma pesquisa de mercado, só aumenta seus riscos de perder tudo nesse negócio. Por outro lado, se você abrir o MEI mais jovem, sem essas pesquisas e preocupações, há mais tempo para se adaptar e se recuperar de um possível prejuízo financeiro.

Tudo deve ser pesado e medido, e uma análise de risco é o caminho certo para isso.

O que vocês acham? Em qual idade é melhor abrir um MEI?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)