Você olhou para suas opções para financiar seu novo negócio e você decidiu que sua melhor aposta é encontrar um investidor anjo. Mas o que é esse investidor anjo e acima de tudo, como conseguir investidores anjo para seu negócio?

O que é investidor anjo?

Um investidor anjo é um indivíduo que investe o seu próprio dinheiro em uma empresa, geralmente sem o intermédio de organizações financeiras ou qualquer burocracia muito complicada. Esse investimento é feito em troca de controle de uma parte ou total de uma empresa, ou uma participação nos lucros proporcional ao investimento realizado. Um investidor anjo geralmente tem a participação mais ativa em seus investimentos, ajudando novos empresários com conselhos e compartilhando riscos em negócios que receberam seus investimentos. É diferente de organizações financeiras ou agiotas que se importam apenas em receber o dinheiro emprestado de volta. Um investidor anjo quer que a empresa cresça porque assim, seus lucros também vão crescer.

Procuro investidor anjo: onde encontrar?

Se você está procurando um investidor anjo confiável, existem 3 opções para você encontrá-los: grupos de investidores anjos, plataformas online de investimentos anjo, ou indivíduos que fazem investimentos anjo por conta própria. O processo de encontrar cada um deles é diferente, bem como o preparo da sua empresa para obter o investimento anjo.

Como conseguir investidores para o seu negócio: grupos de investidores anjo

Os grupos de investidores anjos são organizações de investidores individuais que investem juntos. Há tanto grupos nacionais quanto internacionais que buscam encontrar boas ideias para investir. Alguns desses grupos são criados como fundos de investimento e outros como redes mais estruturadas, mas como são grupos organizados, a maioria deles tem sites e ferramentas para apresentar pedidos de financiamento para eles. Existem também grupos de investidores anjo que realizam concursos e competições para oferecer o investimento anjo às melhores empresas..

Como encontrar investidor anjo

Um investidor anjo não é tão difícil de encontrar, mas você precisará de muito planejamento e estratégia para convencer um de investir em sua empresa. (Foto: Wall Street Journal)

Como conseguir um investidor anjo em uma plataforma online?

Plataformas online de investidores anjo são sites que fornecem informações sobre as empresas que procuram financiamento. Investidores anjo usam esses portais identificar as empresas nas quais eles gostariam de investir. Algumas dessas plataformas se concentrarão exclusivamente em investidores credenciados, enquanto outras começarão a permitir que investidores não credenciados invistam. Algumas dessas plataformas tem algum nível de curadoria, e selecionam apenas uma pequena fração de submissões de empresas postagem, enquanto outras são abertas e apenas tornam as informações sobre startups buscando financiamento disponíveis para potenciais investidores.

Investidores anjos para financiamento: anjos individuais

A maioria dos investidores anjos não fazem parte de um grupo de anjos ou de uma plataforma online.  Identificar investidores anjos individuais é muito mais difícil do que encontrar plataformas online ou grupos de anjos. Uma estratégia é conduzir uma busca através de network ou fontes online. Existem sites que combinam informações de investidores e empresários para seu negócio. Além disso, uma pesquisa em redes sociais pode dar o retorno de vários indivíduos com quem você pode começar a conversar para um investimento anjo. Uma vez que um empresário buscando financiamento souber quais os investidores que querem alcançar, eles podem trabalhar para obter serem apresentados aos financiadores. Enquanto isso, o empresário também pode preparar um plano de negócios bem elaborado para tornar seu negócio cada vez mais atrativo aos investidores.

Outra estratégia é abordar pessoas que você conhece e que tem conexões com anjos em sua comunidade. Alvos promissores são advogados e contadores que trabalham muito com empresas jovens, investidores de capital de risco e membros de aceleradores e incubadoras em sua área. Todas essas pessoas devem conhecer os investidores anjo para seu negócio.

Você já encontrou um investidor anjo? Como foi sua busca? O que facilitou pra você encontrar o anjo?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)