O que uma startup precisa para sobreviver e prosperar? Pequenas empresas e startups geralmente precisam de acesso ao capital, uma variedade de recursos estruturais e orientação profissional para sobreviver. Encontrar todas essas ferramentas em um só lugar é incrivelmente difícil. É por isso que mais e mais startups e pequenas empresas estão se voltando para as incubadoras para obter suporte.

Incubadora de empresas: o que é?

As incubadoras de empresas são organizações que oferecem o espaço de operação compartilhado para startups e pequenas empresas. Ao fazê-lo, os empresários gozam de um ambiente de trabalho colaborativo com mentores inestimáveis ​​e oportunidades de networking, apoio financeiro e equipamentos compartilhados. Em suma, eles oferecem a novas e jovens empresas um lugar acolhedor e seguro para crescer e prosperar.

As incubadoras existem há um bom tempo, mas o conceito só começou a ganhar força na década de 1980, depois que um afluxo de instituições de ensino superior decidiu lançar incubadoras de empresas afiliadas à escola afim de oferecer aos alunos melhores perspectivas de emprego. No avanço rápido de algumas décadas, o pensamento sério por trás da fundação dessas incubadoras universitárias levou à criação de milhares de incubadoras novas e diversas em todo o mundo.

A maioria das primeiras incubadoras são específicas para certas indústrias, dependendo da área onde estão instaladas. Mas também há inúmeras incubadoras de empresas não específicas para certas indústrias, colocando ênfase no que elas podem oferecer aos “inquilinos”, e não a quem eles estão oferecendo os recursos.

Incubadora de empresas: como funciona?

Como a grande maioria das startups e pequenas empresas não tem experiência e redes necessárias para crescer, as incubadoras de empresas procuram oferecer aos empreendedores uma série de recursos essenciais e programas de desenvolvimento de habilidades.

Todas as incubadoras de empresas são diferentes, mas a grande maioria fornece às empresas ajuda de marketing, ferramentas de pesquisa de mercado e de análise, acesso a profissionais de contabilidade, acesso a facilidades de empréstimo ou programas de concessão e assessoria jurídica. Tendo em mente que um grande número de incubadoras continuam desfrutando de afiliação com faculdades e universidades da área, os inquilinos também podem normalmente esperar algum tipo de acesso aos recursos de ensino superior, e as vantagens normalmente incluem descontos em cursos de pós-graduação, acesso às bibliotecas, e mais.

As incubadoras também executam inúmeras oficinas em todos os conceitos básicos, como etiqueta comercial, gerenciamento, apresentações e registros.

Função da incubadora de empresas

Uma incubadora de empresas pode dar o pontapé inicial para seu negócio e auxiliar para que você seja um empresário de sucesso. (Foto: Budapest Business Journal)

Incubadora de empresas: objetivo

Simplificando, o objetivo de uma incubadora de negócios é ajudar seu negócio a ter sucesso. A maioria das incubadoras são organizações sem fins lucrativos que selecionam os inquilinos numa base não competitiva. Eles recebem seu financiamento de bolsas de governo, doações e o aluguel que você paga como inquilino. Eles fornecem suporte tático virtual e no local se e quando você precisar, e avaliam o sucesso com base no sucesso de seus inquilinos. As incubadoras tem muitos primos híbridos, como aceleradores, que são muito mais intensivos e lucrativos. Mas, por mais cheias que possam parecer, as incubadoras estão genuinamente lá para ajudar. Em alguns lugares, há um processo seletivo para as incubadoras que seguem alguns critérios específicos.

Quais são os benefícios de uma Incubadora de empresas?

Com base nas ofertas típicas, as implicações para uma instalação inicial em uma incubadora de empresas são claras. O acesso incomparável ao financiamento, mentores, programas de desenvolvimento de habilidades e um ambiente de trabalho colaborativo podem fazer um mundo de diferença para o seu sucesso. No entanto, há benefícios menos óbvios.

Ao contrário dos aceleradores, as incubadoras não demarcam seus programas de suporte. Isso significa que você não é intimidado em crescer muito rápido, e é livre para escalar e expandir no seu próprio ritmo. Da mesma forma, incubadoras de empresas não pedem equidade em sua empresa em troca do acesso aos recursos. Isso significa que você colhe todos os benefícios sem ter que entregar uma parte da sua empresa no processo.

Quais são as desvantagens de uma incubadora de empresas?

Incubadoras também têm algumas desvantagens. Como a maioria das incubadoras são organizações sem fins lucrativos, elas geralmente não podem oferecer o tipo de acesso ao capital que você pode desfrutar de um acelerador ou por cortejar um investidor anjo.

Além disso, as incubadoras de empresas não são tão intensas como aceleradoras, o que significa que o suporte que você recebe de uma incubadora será um pouco mais específico e separado. Uma incubadora é um lugar onde a sua empresa geralmente viverá e crescerá por anos, e, se você quiser resultados instantâneos, uma incubadora pode não ser para você.

No entanto, em geral, as incubadoras são paraísos de segurança inestimáveis que a grande maioria das startups e pequenas empresas devem se beneficiar. Incubadoras não são para todos, mas definitivamente vale a pena conferir. Lembre-se de fazer sua lição de casa, no entanto. Assim como qualquer outra organização, não há duas incubadoras iguais, e algumas são inegavelmente melhores que outras.

Você já participou de uma incubadora? Como foi a experiência?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)