Existem algumas dicas e truques que quase todos podem adotar para manter seus músculos de inovação fortes e prontos para funcionarem em qualquer ambiente. E como qualquer grupo muscular, quanto mais você o praticar, mais forte, melhor e mais imparável eles se tornam.

Nós achamos que para entender o que é a criatividade e inovação nas empresas, nada melhor do que aprender como ser criativo e inovador nesse tipo de ambiente. Então, reunimos as melhores práticas para te ajudar nesse objetivo e conquistar novos caminhos.

Criatividade e inovação nas empresas é envolver-se com inspiração

Sempre que você vê algo que captura sua atenção, coloque em exibição. Pode ser qualquer descoberta: como um anúncio incrível em uma revista, um menu muito bem organizado, ou mesmo um e-mail bem escrito que fez você rir. Quanto mais provocativo, melhor. Se você tem espaço em uma parede perto de você, imprima e cole em um local onde você pode exibir tudo. Ou, se você trabalhar em um escritório aberto, onde o espaço na parede é mínimo, cole essas inspirações em um mural online. Isso, além de ser criativo e inovador, vai se tornar uma inspiração para seus trabalhos.

Como ser criativo e inovador no trabalho com reuniões em pé!

Toda a sua energia muda quando você está de pé. Sem surpresa, a energia total de uma reunião também. Converta uma de suas reuniões para uma posição permanente e veja o impulso, o entusiasmo e a ação dispararem. As pessoas se moverão mais rápido e serão mais orientados para a ação e mais propensos a motivar seu time.

Criatividade e inovação

A criatividade e a inovação devem ser trabalhadas para que se obtenham os melhores resultados e seja possível crescer na carreira. (Foto: AMA Playbook)

Exemplos de criatividade nas empresas sempre surgem do trabalho em grupo

A inovação raramente acontece no vácuo. Escolha um colega com o qual você se sinta confortável e se responsabilizem uns pelos outros. Incentive-o a continuar tentando coisas novas, seja tentando um novo lugar para o almoço, lançando uma ideia de uma forma diferente, compartilhando artigos que inspiram ou apenas fazendo um brainstorming. É melhor e mais fácil trabalhar juntos.

A escolha de pequenos projetos é bom para a criatividade e a inovação

Muitas vezes pensamos que as idéias devem ser sempre grandes, transformadoras e de mudança de jogo. Mas muitas vezes, são muitas coisas pequenas e novas que se somam para fazer uma grande diferença. Os benefícios para a inovação em pequena escala são enormes. Não só eles acontecem rapidamente e, na maioria das vezes, sem muita confusão, como eles também acumulam o interesse e a atenção de sua equipe e organização, abrindo o caminho para projetos de inovação maiores e mais legais. Tente mudar muitas coisas pequenas, talvez você assina seus e-mails, como você se recompensa por um bom trabalho ou como você inicia as reuniões.

Mude seus preconceitos

Todos nós temos coisas que fazemos com os olhos fechados. É parte do que nos faz excelentes em nossos empregos, mas também parte do que nos cega às oportunidades. Ao longo do dia, identifique todas as tarefas que você faz sem pensar. Dê um momento para falar sobre como você poderia fazê-los de forma diferente. Às vezes, não funcionará. No entanto, muitas vezes o levará a encontrar uma nova maneira de fazer a mesma tarefa antiga.

Traga suas ideias e práticas para a vida

Pare de falar e comece a construir. Coloque seus pensamentos em palavras, suas palavras em imagens e suas imagens em protótipos. Quando as pessoas podem ver sua ideia, eles são menos propensos a esquecê-la e muito mais propensos a levá-la a sério e se envolver em seu desenvolvimento. Mesmo um desenho ruim é melhor que nenhum desenho.

Tenha restrições para os melhores resultados de criatividade e inovação

Embora possa parecer contraintuitivo, ter restrições e parâmetros realmente inspirar a inovação, forçando você a pensar de forma dinâmica e criativa. Como um exercício, comece a proibir as coisas e explorar as implicações. Restrinja o uso de palavras, recursos, seu principal mercado-alvo, suas ferramentas de comunicação padrão e veja a sua criatividade decolar. Muitas vezes, as idéias em que você se instala provavelmente serão diluídas as versões de suas sugestões iniciais, mas o objetivo deste exercício é despertar novas idéias sobre como fazer as mesmas coisas antigas.

Saia do escritório para obter mais criatividade e inovação

Tome o hábito de sair, mesmo que seja apenas para caminhar pelo quarteirão. Ao passear, faça questão de perceber as coisas. Se você precisa de alguma disciplina em sua caça de inspiração, faça jogos mentais, como procurar objetos com a cor X ou Y na rua, ou procurar coisas que começam com a inicial A ou B. Sua mente começará a conectar pontos entre o que você vê e os problemas que você deixou no escritório. Essa é a beleza do nosso inconsciente.

Dê combustível para sua criatividade e inovação

Para muitos de nós, verificar o nosso telefone é a primeira coisa que fazemos a cada dia. Alimente sua mente com criatividade em vez de mergulhar no diluvio de emails. Escolha sua música favorita, podcast ou blog para começar a manhã. Seja lá o que for, certifique-se de que eles alimentam sua imaginação. Você ficará impressionado com o quanto isso irá inspirar sua atitude e criatividade ao longo do dia.

Questione-se sempre

Quando você está preso com um problema e não pode avançar, é hora do questionamento. Mantenha uma lista perto da sua mesa de algumas das suas forças criativas favoritas. Então, quando ocorre um problema, consulte sua lista e pergunte-se o que essas habilidades podem fazer para resolver o problema. Tente cogitar como outras pessoas, como seus ídolos, lidariam com a questão. Isso vai te dar novas soluções e perspectivas sobre algo.

Diferença entre criatividade e inovação

Esses truques podem parecer triviais, mas juntos eles o forçam a ver o mundo de uma maneira nova. E é disso que a inovação precisa: ver oportunidades onde ninguém mais pode. Quanto mais você praticar isso, mais facilmente ele se tornará sua maneira padrão de pensar, e a inovação mais se tornará parte do seu trabalho diário. A criatividade, nesse contexto, é como a inovação será criada e implementada até se tornar algo prático.

Como um pensamento final, lembre-se de que comprometer-se com a inovação é uma coisa corajosa a ser feita. Suas ações provavelmente inspirarão outros em sua equipe a se juntarem. Haverá dias em que tudo pode parecer pesado demais, mas continue sempre em frente. E lembre-se de que a persistência supera a resistência.

Como vocês lidam com a inovação e criatividade? O que fazem para incentivar isso?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)