5 formas de resolver problemas com colega de trabalho

Em Aconteceu na empresa por André M. Coelho

Embora a estrutura de resolução de conflitos seja importante, a utilização efetiva dos processos de resolução de conflitos depende, em última instância, da capacidade de todas as partes entenderem os benefícios em resolver os problemas e, talvez, mais importante, o desejo de resolver. As dicas a seguir ajudarão com as formas mais eficientes para a resolução de qualquer conflito.

Como lidar com pessoas no trabalho: definindo um comportamento aceitável

Só ter uma definição para o que constitui um comportamento aceitável é um passo positivo para evitar conflitos. A criação de uma estrutura de decisão, o incentivo a práticas comerciais sólidas em colaboração, construção de equipes, desenvolvimento de liderança e gerenciamento de talentos ajudarão a evitar conflitos. Com descrições de trabalho claramente definidas para as pessoas saberem o que se espera delas e uma cadeia de comando bem articulada para permitir uma comunicação efetiva também ajudarão a evitar conflitos. Divulgue publicamente o que será e não será tolerado no ambiente profissional.

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Embora você nem sempre possa evitar conflitos, o segredo para a resolução de conflitos seja de fato a prevenção sempre que possível. Ao realmente procurar áreas de conflitos potenciais e intervir proativamente de forma justa e decisiva, você provavelmente impedirá que certos desacordos surgirão. Se algo aparecer, provavelmente irá minimizar a gravidade ao lidar com ele rapidamente. O tempo gasto na identificação e compreensão das tensões naturais ajudará a evitar dores de cabeça desnecessárias.

Conflitos profissionais

O conflito no ambiente de trabalho deve ser resolvido antes que saia do controle, e possa prejudicar a carreira de todos os envolvidos. (Foto: Pillow Mint Partners)

Como lidar com conflitos na equipe de trabalho: compreenda antes de julgar

Compreender os outros profissionais é algo crítico para a resolução de qualquer problema. É absolutamente essencial entender as motivações de outros antes de fazer um julgamento. A maneira de evitar o conflito é ajudar os que estão ao seu redor a alcançarem seus objetivos. Se você abordar o conflito na perspectiva de tomar a ação que ajudará os outros a alcançar melhor seus objetivos, você encontrará poucos obstáculos no seu caminho para resolver desavenças..

O fator de importância na resolução de conflitos

Escolha suas batalhas e evite conflitos desnecessários. No entanto, se a questão for importante o suficiente para criar um problema, é certamente importante o suficiente para ser resolvida. Se a questão, a circunstância ou a situação forem suficientemente importantes e há muito em jogo, as pessoas farão o que é necessário para abrir linhas de comunicação e fechar questões posicionais e/ou filosóficas.

Conflitos no trabalho podem ser vistos como oportunidades

Oculto dentro de praticamente todos os conflitos está uma tremenda oportunidade de ensino e aprendizagem. Onde há desacordo há um potencial inerente para o crescimento e o desenvolvimento. Se você é um supervisor que não aproveita o conflito para o desenvolvimento de equipe e os objetivos de desenvolvimento de liderança, você está perdendo uma ótima oportunidade. Posições divergentes abordadas adequadamente podem estimular a inovação e o aprendizado de maneiras que as mentes nem sequer podem imaginar. Líderes inteligentes procuram a vantagem em todas as opiniões diferentes.

Como resolver conflitos no ambiente de trabalho?

Eu acredito que a resolução normalmente pode ser encontrada com conflitos onde há um sincero desejo de fazê-lo. Oferecer a outra face, assumir o compromisso, oferecer o perdão, a compaixão, a empatia, encontrar um terreno comum, ser um ouvinte ativo, servir aos outros e muitas outras abordagens sempre permitirão que você seja bem sucedido na construção de relacionamentos, se o desejo for forte o suficiente. No entanto, quando tudo mais falhar e as lacunas posicionais não puderem ser fechadas, resolva o problema fazendo o que é certo.

Como você resolve problemas e conflitos no trabalho? Que dicas daria para quem precisa de resoluções práticas e rápidas de conflitos?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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