O que faz um analista? E um supervisor?
Posições de trabalho para analistas e supervisores são bem comuns no ambiente de trabalho. Porém, ainda levantam muitas dúvidas sobre as atribuições e a capacitação necessária para exercer esses cargos com eficiência. Dúvidas as quais tentaremos esclarecer abaixo, com o detalhamento dessas duas posições profissionais.
O que faz um analista?
No ambiente de negócios complexo de hoje, a capacidade de adaptação, agilidade e capacidade de uma organização para gerenciar mudanças constantes através da inovação podem ser chaves para o sucesso. Os métodos tradicionais não podem mais levar a alcançar objetivos quando as condições econômicas são desfavoráveis. É aí que o analista entra. As empresas alcançam objetivos através de projetos que traduzem as necessidades dos clientes em novos produtos, serviços e lucros. Os analistas podem fazer com que tudo aconteça de forma mais eficiente e eficaz.
O principal objetivo do analista é ajudar as empresas a implementar soluções de forma econômica, determinando os requisitos de um projeto ou programa e comunicando-os claramente às partes interessadas, facilitadores e parceiros.
O que é preciso para ser um analista?
O treinamento de análise ensina gerenciamento, uma das principais habilidades dos analistas. É também uma habilidade necessário o desenvolvimento de soluções técnicas para problemas ou para promover os esforços de uma empresa, começando com a definição, análise e documentação de requisitos para que um trabalho seja realizado. O gerenciamento de requisitos no nível do projeto pode ajudar a atender às necessidades do negócio.

O trabalho de um analista e o trabalho de um supervisor são cruciais em um ambiente profissional, com atribuições únicas dentro de um ambiente empresarial. (Foto: Course Hero)
Os analistas geralmente assumem o papel principal em:
- Ajudando em casos de negócios
- Planejamento e monitoramento
- Elicitar requerimentos
- Organização de requisitos
- Traduzir e simplificar os requisitos
- Gestão de requisitos e comunicação
Analistas especializados também usam requisitos para dirigir o design ou revisão de casos de teste, solicitações de mudança de processo, gerenciando o escopo, aceitação, instalação e implantação de um projeto.
O que é preciso ser um analista?
Tornar-se um analista bem-sucedido tem competências empresariais essenciais e conhecimentos especializados que avançarão os objetivos de uma empresa e contribuirão para a competitividade restante em uma economia complexa. Essas habilidades básicas incluem:
- Comunicação escrita e verbal, incluindo habilidades técnicas de redação
- Compreensão de conceitos de engenharia de sistemas
- A capacidade de realizar a análise de custo/benefício
- Desenvolvimento de caso de negócios
- Técnicas e métodos de modelagem
- Liderança
O que faz um supervisor, no geral?
O título de supervisor normalmente é aplicado a uma função gerencial de primeira linha ou inferior, muitas vezes em configurações industriais ou administrativas. A designação do supervisor é menos comum hoje em dia do que em épocas anteriores, onde o trabalho real de observar colegas de trabalho de perto era considerado uma tática de gerenciamento necessária. Ainda assim, há uma variedade de papéis e vocações hoje onde a designação e o papel de supervisor ainda existe.
Funções de um supervisor
Um supervisor é responsável pelo desempenho do dia a dia de um pequeno grupo. Pode ser uma equipe, um departamento ou um turno de trabalho. Normalmente, o supervisor tem experiência no que o grupo faz e ganhou o cargo com base na crença da administração de que ele ou ela é capaz de orientar a equipe.
As tarefas comuns de supervisão incluem:
- Ajudar a equipe a entender metas e objetivos de desempenho
- Treinar ou garantir que os trabalhadores sejam treinados adequadamente para seus papéis específicos
- Programação de horas de trabalho e turnos
- Coordenação da rotação de trabalho e treinamento cruzado
- Fornecer feedback em tempo real sobre o desempenho do trabalhador.
- Compartilhar atualizações da empresa, resultados financeiros e novos objetivos com os membros da equipe.
- Ajudar na resolução de emergências. Por exemplo, um problema de qualidade ou com um cliente pode ser escalado para o supervisor da equipe para resolução
- Identificar e resolver problemas no local de trabalho, incluindo atrasos ou ausências.
- Fornecer relatórios e atualizações de atividades para o gerenciamento.
- Assistir às atividades de contratação e demissão, embora muitas vezes o supervisor exija a aprovação gerencial de todas as novas contratações ou demissões.
Como se tornar um supervisor?
A função de supervisor é aquela em que o indivíduo deve ter uma excelente compreensão do trabalho da equipe e também uma compreensão das tarefas e atividades de um gerente. O supervisor é muitas vezes escolhido pela equipe de trabalho porque a gerência aprecia sua ética de trabalho, a atitude da empresa e o compromisso com a qualidade. As organizações muitas vezes exigem indivíduos promovidos a papéis de supervisão para participar de treinamento de gerenciamento de primeira linha ou linha de frente, onde eles aprendem importantes habilidades de comunicação e gerenciamento.
Desafios para os supervisores
O papel de um supervisor é muitas vezes um desafio. O novo supervisor geralmente deve navegar a transição incomum de ser um dos membros da equipe para ser o indivíduo responsável por orientar o trabalho, oferecendo feedback construtivo e até mesmo redigir, disciplinar ou demitir um colega ou amigo de longa data. Em vez de ser um membro da equipe, o indivíduo, como supervisor, faz parte da administração. Esta transição é muitas vezes extremamente desconfortável para todas as partes.
Uma grande parte do papel do supervisor envolve oferecer feedback, tanto construtivo quanto positivo, sendo o ser construtivo o mais desafiador para a maioria dos indivíduos entregar.
Se o treinamento não foi oferecido, muitos supervisores relatam lutar com a entrega de feedback construtivo.
No papel de supervisor, o indivíduo é responsável pelo desempenho da equipe, que oferece pressão acima e além do nível que ele ou ela pode ter experimentado como membro da equipe.
Muitas vezes, o supervisor é responsável pela equipe e desempenho geral, mas tem relativamente pouca autoridade direta sem obter suporte gerencial.
Melhores Práticas de Supervisores bem-sucedidos
Eles entendem a importância do desenvolvimento da equipe, e eles trabalham duro para apoiar sua equipe.
Eles trabalham para ganhar a credibilidade e o apoio dos membros da equipe.
Eles se concentram na criação de uma cultura onde a prestação de contas e a justiça estão presentes em cada encontro.
Eles apoiam o desenvolvimento profissional e treinamento de seus membros da equipe.
Eles protegem sua equipe e muitas vezes se mantêm visivelmente responsáveis por erros ou contratempos.
Eles trabalham duro para dominar a arte e a ciência de fornecer feedback efetivo e construtivo.
Entenderam as posições? Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las com carinho!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também

Habilidades fundamentais para quem quer abrir um negócio!

Quais habilidades um coordenador de equipe precisa?

Demissão por ato de indisciplina ou insubordinação: o que é? Exemplos!

Dúvida trabalhista Online! Qual o problema?