Como se tornar um analista comportamental? O que faz?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Você está pensando em se formar em psicologia, análise aplicada do comportamento ou um campo relacionado? Você já tem seu diploma de bacharel e está tentando descobrir o que é preciso para se tornar um analista de comportamento certificado? Se você deseja aprender mais sobre como tratar as pessoas com desafios de comportamento, você veio ao lugar certo.

O que faz um analista comportamental?

Como analista de comportamento certificado ou analista de comportamento aplicado, você terá a oportunidade de trabalhar em uma variedade de ambientes diferentes. Muitos analistas do comportamento trabalham com pacientes ou alunos que têm um comportamento problemático. Outros se envolvem em pesquisas.

Como todas as ocupações, o analista do comportamento tem suas vantagens e desvantagens. Se você estiver interessado no comportamento humano, poderá encontrar um ambiente de trabalho de que goste. Você também ajudará as pessoas a superar comportamentos desafiadores e deficiências de desenvolvimento. Você ensinará seus entes queridos e cuidadores como ajudá-los também. Poderá atuar também com a análise de comportamento forense, ajudando investigadores, juízes, e advogados a fazerem a justiça.

Os analistas de comportamento certificados devem ter pelo menos um diploma de bacharel e uma certificação em análise de comportamento. Entrar neste campo requer um compromisso significativo de tempo, dinheiro e esforço. Se você vai ser um analista comportamental infantil, terá de se certificar na área com uma pós ou certificado. O mesmo vale para analistas de comportamento forense.

O trabalho pode ser emocional e mentalmente desgastante, uma vez que você trabalhará regularmente com indivíduos com comportamentos desafiadores.

A análise aplicada do comportamento opera com base no princípio de que o comportamento pode ser ensinado e mudado. Como analista do comportamento, você trabalhará com indivíduos para ajudar a melhorar comportamentos problemáticos.

Grande parte do trabalho de um analista de comportamento licenciado concentra-se no desenvolvimento e implementação de planos de tratamento. Você pode ajudar a construir um ambiente inclusivo em uma escola ou ajudar uma cliente a melhorar seu comportamento verbal, por exemplo. Muitos analistas do comportamento trabalham em estreita colaboração com crianças autistas, especialmente as muito jovens.

Para analistas forenses, é necessário conhecer muito bem do linguajar legal e formal para produzir relatórios de comportamento. Estes relatórios poderão ser usados como provas para acusar ou inocentar um indivíduo.

Analista de comportamento

O analista de comportamento pode atuar em empresas, com crianças, e até na solução de crimes. Certificações e graduações são recomendáveis para os profissionais da área. (Imagem: Degree Query)

Onde trabalham os analistas do comportamento?

Se você se tornar um Analista Comportamental Certificado, poderá se tornar um psicólogo ou conselheiro para pessoas com deficiências de desenvolvimento. As configurações de trabalho potenciais incluem:

Escolas

Hospitais

Organizações comunitárias

Tribunais

Firmas de advocacia

Delegacias

Existem também algumas maneiras exclusivas de trabalhar com a análise do comportamento, como lidar com lesões cerebrais traumáticas. Há até um ramo da análise do comportamento que se concentra no comportamento animal, levando alguns analistas do comportamento aplicado a carreiras no treinamento de animais de estimação, gado e animais de zoológico.

Como se tornar analista comportamental?

Aqueles que buscam um certificado de analista comportamental tem algumas opções. A maioria dos analistas do comportamento treina durante seis anos: quatro para o bacharelado e dois para uma especialização. Para manter sua certificação, você deve seguir um cronograma de cerca de dois anos para fazer a prova de certificação por órgãos independentes.

Você pode optar por fazer as certificações sem passar por uma graduação. É possível, mas é recomendável fazer um curso de graduação antes. Com a certificação, você se torna um técnico em análise do comportamento, geralmente.

Tanto para o técnico quanto para o especialista há um grande mercado de trabalho.

Carreira para analistas de comportamento

Se a análise do comportamento é sua paixão, você pode facilmente permanecer neste campo até a aposentadoria. O mercado de trabalho para analistas do comportamento deve crescer, então deve haver muitas oportunidades no futuro

Se você se tornar um analista certificado por instituições internacionais, e ainda tiver um diploma de bacharel, um mestrado, especialização e ou doutorado, é provável que sua posição terminal seja como diretor clínico ou supervisor. Você deve ter várias opções. Por exemplo, você pode escolher usar a prática baseada em evidências para trabalhar com crianças com transtornos do espectro do autismo.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário