Funcionários irresponsáveis ​​têm um impacto direto sobre a produtividade e os lucros. Os trabalhadores que assumam as suas responsabilidades e dependem de outros funcionários para pegar a folga também pode danificar o moral da força de trabalho . Em uma pequena empresa , apenas um funcionário irresponsável pode criar uma cultura de irresponsabilidade em toda a empresa, principalmente se outros trabalhadores verem que o comportamento é tolerado ou, pior, recompensado com promoções ou tarefas extras. Os gerentes devem agir imediatamente para corrigir o comportamento irresponsável e promover ações responsáveis.

Porém, e se tudo isso acontece com um funcionário que é bom? Mas como assim bom? Vamos explicar este conceito antes de partir para as soluções.

Empregado bom mas irresponsável? É isso possível?

Digamos que você seja responsável por uma oficina mecânica. Você é responsável por vários funcionários. Seu melhor mecânico consegue resolver qualquer tipo de problema de qualquer carro. Ele recebe um bom salário por isso e é um dos motivos de seus ganhos financeiros na empresa. Porém, ele sempre chega atrasado, sai quando bem entende da empresa, não usa equipamentos de segurança e mais.

Vamos dar outro exemplo. Imagine que você tem um designer trabalhando para sua agência de publicidade. Seus trabalhos gráficos são impecáveis, praticamente obras de arte. Porém, ele não entrega nenhum trabalho dentro do prazo e acaba atrasando o trabalho de todos os outros funcionários que dependem da arte dele para trabalhar. Você poderia encontrar outro designer, mas na sua cidade é difícil encontrar um com a mesma qualidade.

Em ambos os casos, estamos lidando com trabalhadores que são bons, essenciais para o bom funcionamento da sua empresa, mas que tem uma boa dose de irresponsabilidade. Este cenário é relativamente comum em empresas de micro, pequeno e médio porte, que tem mais dificuldade em lidar com recursos humanos do que empresas de grande porte.

Mas como tudo no mundo, há solução. E as dicas abaixo estão aqui para te ajudar a lidar com este funcionário problema para que ele seja o melhor exemplo em sua empresa.

Liderar pelo exemplo

Modele o comportamento responsável que os funcionários devem imitar. Padrões de comportamento devem ser demonstrados de cima para baixo: se a gestão se comporta de forma irresponsável, isso cria a impressão de que o comportamento é sancionado pela empresa. Muitos destes bons funcionários começam a se tornar irresponsáveis por verem como os chefes estão se comportando. Portanto, cuidado.

Responsabilidade no ambiente de trabalho

Seu empregado modelo não precisa necessariamente ser perfeito. Mas ele tem que estar consciente de que ele também está sujeito às mesmas regras que seus colegas de trabalho. (Foto: www.lakesideinvestigations.org)

Relembre os funcionários das políticas e procedimentos que devem respeitar

Informe aos funcionários que o comportamento irresponsável, como deixar de entregar trabalhos dentro do prazo ou chegar atrasado para uma reunião importante, viola a política e vai levar a ações disciplinares. Mesmo se o funcionário é um recurso indispensável da empresa, você tem que tomar muito cuidado ao abrir exceções e deixar claro que a exceção vale para todos, não só para aquele funcionário específico. Mas em caso de erro, a advertência deve ser dada.

Agende uma reunião privada para discutir incidentes de irresponsabilidade

Explique o impacto da irresponsabilidade do funcionário e demonstre o efeito prejudicial que o comportamento irresponsável tem nas operações de negócios e os resultados financeiros. Por exemplo, “seu atraso significa ligações de clientes sem resposta e nós perdemos negócios lucrativos com isso”. Saliente os pontos positivos do funcionário, mas deixe claro como ele pode melhorar e sua disponibilidade para ajudá-lo a solucionar o problema.

Peça ao empregado para sugerir maneiras que ele pode melhorar o comportamento

Coloque o ônus sobre o funcionário a identificar soluções para sua irresponsabilidade. Desenvolva um plano de melhoria de desempenho para especificar claramente as expectativas de desempenho futuro e exemplos de comportamento aceitável. Esteja disponível e dê também sugestões para que o funcionário constantemente melhore.

Acompenhe em uma base regular ou nos intervalos acordados no plano de melhoria de desempenho

Se o empregado não conseguiu corrigir o seu comportamento e continua a agir de forma irresponsável, ações disciplinares devem ser mais graves progressivamente, podendo levar até a demissão do funcionário. Sim, mesmo que ele seja um funcionário chave, ele tem que estar consciente que pode ser demitido e o chefe da empresa tem que estar preparado para esta possível substituição.

Considerações finais

Flagrantes de irresponsabilidade, como flagrante de desrespeito por normas de segurança, constituem fundamento para demissão imediata. Tome medidas disciplinares imediatas e aplique a política da empresa e procedimentos padrões a cada vez que um incidente ocorra. Falta de impor disciplina consistente pode permitir aos funcionários assumirem um comportamento irresponsável é tolerado pela organização.

Vocês já tiveram funcionários ou colegas de trabalho assim? Como lidaram com a situação? Qual solução encontraram? Compartilhe conosco sua experiência nos comentários abaixo!

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