Analista financeiro: quanto ganha e o que faz?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Você tem considerado uma nova carreira em um campo comercial e há uma posição em particular que prejudica seu interesse: analista financeiro. Na superfície, soa como a oportunidade perfeita para alavancar sua mente matemática e metódica para fornecer alguma estabilidade financeira para sua família.

Mas quanto mais você pensa sobre isso, mais ambíguo parece. Você pode adivinhar que tem algo a ver com números e análise de dados, mas os detalhes são nebulosos. O que faz um analista financeiro durante todo o dia?

Os analistas financeiros são realmente os nerds da contabilidade. Eles geram os números reais para as pessoas que fazem a matemática.

Assim como você previu, os analistas financeiros tratam muito com os números. Mas há muito mais para a descrição do trabalho do que isso. Nós alistamos especialistas para oferecer-lhe uma melhor compreensão do que um analista financeiro realmente faz.

Continue lendo para descobrir se este poderia ser seu futuro cargo.

O que é um analista financeiro?

Analistas financeiros são os tradutores de informações para a equipe de gerenciamento. Como um mergulhador oceânico, um grande analista financeiro vai profundamente nas ervas daninhas dos dados de finanças e de mercado e traz insights vitais com a superfície para uma organização para agir.

Embora os analistas financeiros constantemente crunchem números, seu objetivo é ajudar as empresas a tomar decisões de investimento sólidas. Eles fazem isso avaliando ações, títulos e outros investimentos, e avaliando como ou se podem beneficiar o negócio.

Você pode imaginar por que alguém gostaria de um grande analista financeiro – seus insights geralmente levam a maiores margens de lucro, diminuição do risco financeiro e outros benefícios que mantêm empresas ou indivíduos financeiramente estáveis ​​e lucrativos.

Os analistas financeiros usam dados passados ​​e apresentados para ajudar sua empresa a determinar planos financeiros sólidos. Eles constantemente se adaptam e aprendem ao lado de mudanças nas condições do mercado, a fim de prever oportunidades de investimento.

A maior responsabilidade do analista financeiro está identificando uma tendência no negócio antes de qualquer outra pessoa. Os analistas financeiros se reúnem regularmente com os líderes da empresa para obter informações sobre objetivos organizacionais e compartilhar relatórios escritos que eles prepararam. Eles também podem se encontrar ocasionalmente com investidores. Os gerentes confiam em analistas financeiros para manter a saúde do investimento de sua empresa estável.

Trabalho do analista financeiro

O analista financeiro ajuda empresas e indivíduos a visualizarem suas finanças e entenderem o que está acontecendo com o dinheiro. (Imagem: Myclime)

Qual a função do analista financeiro: os diferentes tipos

Existem duas categorias principais de analistas financeiros: buy-side e side-side. Analistas do lado da compra criam estratégias de investimento inteligentes para empresas que têm uma quantia significativa de dinheiro para investir, como companhias de seguros ou algumas universidades e sem fins lucrativos.

Analistas do lado de vendas aconselham agentes financeiros que vendem investimentos. Embora o lado da compra ou o lado de venda possa determinar qual tipo de empresa você trabalha, os deveres de trabalho de ambas as categorias são muito semelhantes.

A maioria dos analistas financeiros do acampamento escolherá se especializar, a fim de focar seus esforços em uma determinada indústria, região ou tipo de produto. Aqui estão quatro tipos comuns de analistas financeiros:

1. Gerentes de carteira

Esses profissionais supervisionam uma equipe de outros analistas e determinam os produtos, indústrias e regiões sobre a qual concentrar o portfólio de investimento de sua empresa. Eles são responsáveis ​​pelo desempenho geral do portfólio e estão especialmente envolvidos quando se trata de se reunir com investidores sobre decisões e estratégias de investimento.

2. Gerentes de fundos

Os gerentes de fundo supervisionam fundos de hedge ou fundos mútuos. Eles precisam ser tomadores de decisão confiantes, já que seu trabalho exige que eles façam decisões divididas para comprar ou vender, dependendo do estado atual do mercado.

3. Analistas de classificações

Esses analistas monitoram a capacidade de outras empresas ou governos para pagar suas dívidas, especialmente obrigações. Seus relatórios de avaliação ajudam as equipes de gerenciamento a atribuir risco a empresas ou governos baseados em sua capacidade de pagar o que devem.

4. Analistas de risco

Analistas de risco determinam como gerenciar condições de mercado imprevisíveis e limitar o potencial de perda de sua empresa. Eles ajudam as empresas a reduzir o risco, mantendo um portfólio diversificado e avaliando consistentemente o risco de seus investimentos atuais.

O que faz um analista financeiro?

Todo trabalho do analista financeiro realizará diferentes responsabilidades, dependendo de sua especialidade e onde eles funcionam. Mas o bls lista algumas tarefas comuns que um analista financeiro pode esperar enfrentar:

Pesquisando e avaliando as tendências do mercado passado e atual

Determinando o valor de uma empresa com base em demonstrações financeiras

Recomendar investimentos ou portfólios para uma empresa comprar

Criando gráficos e planilhas, preparar relatórios para compartilhar informações de investimento ou risco com gerenciamento

Analisando e interpretando dados sobre as tendências de negócios que podem afetar os investimentos de uma empresa

Monitorando os investimentos atuais da Companhia e o atual clima econômico

Quais habilidades os analistas financeiros precisam?

Você provavelmente pode adivinhar que esses deveres de trabalho exigem treinamento e educação – e você estaria certo! Compreender o clima econômico e encontrar medidas de ação valiosas tomar treinamento, bem como alguma habilidade natural.

Analisamos mais de 100.000 postagens de emprego do analista financeiro do ano passado para descobrir quais funcionários os empregadores priorizam a maioria em suas contratações. Esta lista pode lhe dar uma ideia melhor do que um analista financeiro faz no trabalho.

Analise financeira

Contabilidade

Orçamento

Relatório financeiro

Microsoft Excel

Comunicação

Pesquisar

Economia

Modelagem financeira

SAP (aplicativos e produtos de sistemas)

Aprender essas habilidades e o conhecimento matemático e econômico requerido para o trabalho normalmente começa em um programa de grau financeiro.

Onde os analistas financeiros trabalham?

Agora que você tem uma ideia melhor do que os analistas financeiros fazem, você pode estar se perguntando onde eles vão fazer o trabalho.

Os analistas financeiros do lado da compra costumam trabalhar em escritórios localizados em grandes instituições financeiras em grandes cidades metropolitanas. Os analistas financeiros também podem trabalhar em bancos, fundos de pensão, companhias de seguros e outras empresas.

Os analistas financeiros do lado de vendas normalmente trabalham para uma empresa que gerencia as contas para seus clientes. Esses analistas podem esperar gastar bastante tempo viajando para se encontrar com os clientes, além de trabalhar de sua “base de origem” em sua empresa.

Quanto ganha um analista financeiro?

Um analista financeiro pode faturar um bom dinheiro. Há uma grande demanda para esses profissionais, que estão sendo cada dia mais procurados por diversas empresas.

Em uma grande empresa, o salário de um analista financeiro trainee é de 6 salários mínimos, o salário de um analista financeiro júnior é de 7 salários mínimos, o salário de um analista financeiro pleno é de 10 salários mínimos, e o salário de um analista financeiro senior é de 13 salários mínimos.

Em uma média empresa, o salário de um analista financeiro trainee é de 4 salários mínimos, o salário de um analista financeiro júnior é de 5 salários mínimos, o salário de um analista financeiro pleno é de 6 salários mínimos, e o salário de um analista financeiro senior é de 8 salários mínimos.

Em uma pequena empresa, o salário de um analista financeiro trainee é de 2 salários mínimos, o salário de um analista financeiro júnior é de 3 salários mínimos, o salário de um analista financeiro pleno 4 é de salários mínimos, e o salário de um analista financeiro senior é de 5 salários mínimos.

Você deve escolher a carreira de analista financeiro?

Analistas financeiros têm várias opções quando se trata de configuração de trabalho e especialidade. Esta é uma razão pela qual funcionar como analista financeiro pode ser tão emocionante!

Então, o que faz um analista financeiro? Agora você tem uma resposta melhor para essa pergunta. Mas se ainda tiver dúvidas, só deixar suas perguntas nos comentários!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário