Os salários mínimos são definidos como o valor mínimo da remuneração que um empregador é obrigado a pagar aos assalariados pelo trabalho realizado durante um determinado período, que não pode ser reduzido por acordo coletivo ou por um contrato individual. Países e estados podem definir diferentes salários mínimos, como é o caso do Rio de Janeiro em relação ao resto do Brasil. Mas qual é o valor do salário mínimo no Rio de Janeiro?

O que é o salário mínimo?

Antes de fornecer o salário mínimo do Rio de Janeiro, é bom explicar um pouco o histórico desse direito. A definição acima de salário mínimo refere-se à natureza vinculativa dos salários mínimos, independentemente do método de fixação dos mesmos. Os salários mínimos podem ser definidos por estatuto, decisão de uma autoridade competente, uma junta de salários, um conselho salarial ou por tribunais. O salário mínimo também pode ser definido dando-se força de lei a cláusulas de acordos coletivos. No Brasil, o salário mínimo nacional é definido por uma fórmula e lei, assim como é também definido o salário mínimo dos estados.

O objetivo do salário mínimo é proteger os trabalhadores contra pagamento indevidamente baixo. Eles ajudam a garantir uma participação justa e equitativa dos frutos do progresso para todos e um salário mínimo a todos os que estão empregados e precisam de tal proteção. O salário mínimo também pode ser um dos elementos de uma política para superar a pobreza e reduzir a desigualdade, inclusive entre homens e mulheres, promovendo o direito à igualdade de remuneração por trabalho de igual valor.

Os sistemas de salário mínimo não devem ser vistos ou utilizados isoladamente, mas devem ser concebidos de forma a complementar e reforçar outras políticas sociais e de emprego. Vários tipos de medidas podem ser usadas para combater a desigualdade no rendimento e no mercado de trabalho, incluindo políticas pró-emprego, transferências sociais e criação de um ambiente propício para empresas sustentáveis.

Piso salarial no RJ

O objetivo de um salário mínimo, que define um piso, também deve ser distinguido da negociação coletiva, que pode ser usada para definir salários acima de um piso existente. A chamada zona de negociação coletiva pode ser usada para estabelecer padrões mínimos e fixar salários acima de um piso existente. É assim com diversas categorias, que definem seus pisos salariais de maneira diferente em cada estado.

No caso do piso salarial, é necessário que você pesquise o acordo coletivo da sua categoria com o sindicato ou com o órgão regulador da sua categoria, tais como o CREA, CRM, entre outros. O piso salarial da categoria deve ser respeitado, caso exista para a categoria do trabalhador.

Salário mínimo do RJ

O salário mínimo do Rio de Janeiro é calculado de forma diferente do salário mínimo nacional, sendo geralmente um pouco mais alto. (Foto: The Rio Times)

Salário mínimo no RJ

A eficácia dos salários mínimos depende de muitos fatores, incluindo a medida em que eles oferecem proteção a todos os trabalhadores em uma relação de emprego, incluindo mulheres e jovens e trabalhadores migrantes, independentemente de seus arranjos contratuais, bem como de todos os setores e ocupações na economia (cobertura); se eles são estabelecidos e ajustados em um nível adequado que cubra as necessidades dos trabalhadores e suas famílias, levando em consideração fatores econômicos (nível); e se os empregadores cumprem as normas do salário mínimo (conformidade).

No Brasil e no Rio de Janeiro, há uma onda crescente de informalidade devido aos altos custos envolvidos na contratação de trabalhadores. Há algumas linhas de pensamento que acreditam que o salário mínimo é prejudicial para o aumento de salário de uma nação como um todo, sendo lugares onde não há salário mínimo definido usados como exemplos para mostrar como uma política que não define salários mínimos pode ser mais benéfica para a população.

Como ainda temos a lei definida no Brasil e não parece que vá mudar tão cedo, caso queira saber o salário mínimo do Rio de Janeiro basta acessar o site da CETERJ – Conselho Estadual de Trabalho, Emprego e Geração de Renda do Estado do Rio de Janeiro. Lá você encontra diversas informações sobre os diferentes salários mínimos para diferentes categorias.

Ficou alguma dúvida? O que você acha do salário mínimo? Deixem suas perguntas e comentários no espaço abaixo!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)