Gestão da produção industrial vale a pena? Qual o salário?
Um diploma em gestão da produção industrial combina o estudo de engenharia, negócios e gerenciamento em preparação para uma carreira em gestão industrial. Trabalhar nesse campo significa aumentar a eficiência nas operações comerciais e pode incluir o trabalho para analisar ou planejar a logística ou os custos de uma empresa, supervisionar engenheiros, analisar dados e coordenar os processos de produção.
Gestão da produção industrial: o que é?
Os programas de graduação nesse campo tendem a se concentrar na engenharia e a oferecer uma concentração em gestão da gestão industrial. Esses programas cobrem os princípios de engenharia, negócios e gerenciamento.
Leia também
- Desenhista projetista, desenhista mecânico, desenhista industrial: qual a diferença?
- Automação industrial: o que faz? Como é o curso?
A maioria dos cargos de gerenciamento em produção industrial exige apenas diplomas de bacharel e experiência no trabalho.
Carreiras em gestão da produção industrial
Indivíduos com um diploma nesse campo podem trabalhar como gerentes de engenharia industrial, gerentes de produção industrial, consultores ou analistas de gerenciamento, entre outros cargos administrativos e gerenciais nas indústrias. O nível mínimo de educação necessário para a maioria das posições de nível de gestão é um diploma de bacharel.
Aqueles que trabalham em posições de pesquisa podem precisar ter uma pós-graduação, e manter um grau mais alto pode promover oportunidades de avanço de emprego para todos os profissionais nesse campo.
Um gerente de engenheiros industriais supervisiona e coordena o trabalho dos engenheiros, enquanto um gerente de produção industrial está mais envolvido no processo de produção real e em como manter o orçamento. Analistas de gerenciamento avaliam e aconselham sobre eficiência dentro de uma empresa. Todas essas posições exigem um diploma de bacharel, embora uma pós-graduação possa ser benéfica para o crescimento da carreira.
1. Gerente de Engenharia Industrial
Os gerentes de engenharia industriais trabalham e supervisionam os engenheiros industriais enquanto conceituam sistemas de design e testes que gerenciam produções industriais. Os profissionais deste campo preocupam-se em simplificar todos os aspectos das operações comerciais, incluindo mão-de-obra, máquinas, energia e materiais. Eles também podem estar envolvidos no controle de qualidade e inventário, logística e análise de custos.
2. Gerente de Produção Industrial
Um gerente de produção industrial coordena os processos de produção incluídos na fabricação de um produto. Eles garantem que os valores de saída correspondam aos planos de saída e que o custo de fabricação do produto permaneça dentro do orçamento originalmente planejado. Muitos desses gerentes têm diplomas em produção industrial ou engenharia industrial.
3. Consultor ou analista de gerenciamento industrial
Os analistas de gerenciamento avaliam os procedimentos e operações de uma organização para identificar locais que precisam de melhorias. Eles também podem sugerir métodos para tornar os negócios operando com mais eficiência. Às vezes, esses consultores analisam e fazem sugestões para melhorar a gestão financeira de uma organização.
4. Profissionais de gerenciamento da cadeia de suprimentos
Um profissional de gerenciamento da cadeia de suprimentos é responsável pelo planejamento e execução de todas as atividades relacionadas à produção e entrega de um produto ou serviço. Eles trabalham com fornecedores, fabricantes e outros provedores de logística de terceiros para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes dentro do prazo e a um custo alugado.
5. Gerente de controle de qualidade de produção
Um gerente de controle de produção é alguém que supervisiona a produção de mercadorias em uma fábrica. O trabalho deles é garantir que a produção funcione sem problemas. Por exemplo, uma de suas atividades seria garantir que o fornecimento de materiais necessários para o processo de produção seja preciso.
6. Gerentes de projetos industriais
As habilidades de gerenciamento de projetos são essenciais quando se trata de projetos em larga escala envolvendo diferentes departamentos organizacionais, como marketing (incluindo vendas), suporte ao cliente e produção.
7. Profissionais focados na logística
Um profissional focado na logística é alguém que coordena e supervisiona todas as atividades de transporte e remessa. Eles trabalham com fornecedores e fabricantes para garantir que os produtos sejam entregues aos clientes dentro do prazo e a um custo alugado. Eles têm a capacidade de coordenar e gerenciar atividades de remessa, satisfação e transporte.
8. Gerentes de construção
Um gerente de construção é um profissional responsável pela coordenação e gerenciamento de atividades de construção. Eles trabalham com arquitetos, engenheiros e outros profissionais para garantir que todos os aspectos do processo de construção sejam levados em consideração. As empresas têm muitas peças trabalhando juntas de uma só vez, e é dever do gerente de construção garantir que sejam coordenadas de maneira eficaz e eficiente.
9. Coordenador de projeto industrial
Um coordenador do projeto é alguém que planeja, organiza e supervisiona todas as atividades relevantes para um projeto específico. Um coordenador do projeto pode ser responsável pela execução de projetos relacionados à logística ou organização da implementação de campanhas de publicidade
Quais habilidades são necessárias para a gestão de produção industrial?
Inúmeras empresas estão procurando estudantes de gestão industrial com as seguintes habilidades:
A capacidade de criar modelos analíticos de sistemas de produção.
As habilidades quantitativas baseadas em engenharia são necessárias para o gerenciamento bem-sucedido de grandes e complexas organizações ou empresas.
Otimização do processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos.
A capacidade de organizar processos de negócios para satisfazer as necessidades dos clientes.
Habilidades de gerenciamento de operações com software SaaS para indústrias específicas, como a indústria da construção.
Manutenção preditiva e preventiva, design de métodos de trabalho e avaliação dos custos de fabricação para um setor específico.
Processo de desenvolvimento.
De fabricantes de CPU a marcas automotivas, a maioria grandes empresas de todo o mundo precisam de pessoas com habilidades altamente desenvolvidas nessas áreas para continuar funcionando. A capacidade de otimizar os processos de negócios é um dos recursos mais atraentes na busca de candidatos a gerenciamento industrial.
Gestão da produção industrial: qual o salário?
A média salarial da profissão está entre 3 e 6 salários mínimos, dependendo da região em que trabalha, área de trabalho, e se a formação é como tecnólogo ou bacharel. Bacharéis tendem a ter um salário mais alto, enquanto tecnólogos, um salário mais baixo.
O salário pode dobrar com mais tempo de mercado e especializações na área.
Ficou alguma Dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos responder!
Sobre o autor
André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.
Veja também
O que é a gestão de recursos humanos?
Engenharia é mesmo uma boa carreira? Pense duas vezes!
Cursos SENAI são bons mesmo? Opinião!
O que faz um gestor de projetos?