O desenho técnico é uma matéria que integra o currículo de todas as engenharias e praticamente todos os cursos de tecnologia. É através do conhecimento dessas técnicas e padrões que é possível, internacionalmente, reconhecer peças, ferramentas, linhas de montagem, e muitas outras formas e padrões.

Mas qual é a diferença entre um desenhista projetista, um desenhista mecânico, e um desenhista um industrial, já que todos eles fazem o mesmo desenho técnico em seus cursos? Quais são as atribuições que diferenciam um do outro?

O que é o desenho técnico?

Antes de diferenciar os desenhistas, vamos explicar. O desenho técnico é aquele capaz de representar a ideia de um produto através de formas, dimensões, e posições de maneira realista, com escalas, materiais, e normas internacionais. Por produto não estamos falando apenas de computadores, engrenagens, ou carros. Também estamos falando de estradas, prédios, etc.

Quem faz o desenho técnico usa o padrão do desenho para se comunicar com a empresa que encomendou o desenho ou para a qual está fazendo o desenho, dando a melhor ilustração possível do produto a ser produzido.

Hoje em dia, o desenho técnico tem sido cada vez mais frequente produzido através do computador, e não mais através de processos manuais.

Funções do desenho técnico em um projeto

O desenho técnico é a base de um projeto técnico, sendo usado para garantir padrões mínimos de qualidade para atender aos padrões nacionais da ABNT e internacionais das normas ISO. (Foto: www.drawinglook.com)

O trabalho do desenhista técnico

Esteja onde estiver, o desenhista técnico será responsável por preparar, executar, e completar desenhos construtivos, mapas, gráficos, e ilustrações para fabricação, instalação, construção, de peças, equipamentos, prédios, estradas, rodovias, etc. Pode ter de fazer um desenho do zero, ou revisar um desenho para corrigir erros presentes. Pode ser responsável por supervisionar o trabalho de outros desenhistas técnicos, garantindo que os desenhos estejam dentro das normas e padrões nacionais da ABNT e internacionais ISO.

Desenhista técnico industrial

Atua na área industrial, visando atender as demandas por equipamentos, produtos, ergonomia, questões estéticas sobre o trabalho industrial, e mais. Seu diferencial a um desenhista técnico é que é especializado em desenhos técnicos voltados para construção, montagem, e manutenção de produtos que serão projetados e fabricados.

Veja um pouco sobre o desenhista mecânico no vídeo abaixo:

Desenhista mecânico ou Desenhista técnico mecânico

O desenhista mecânico especializa-se na montagem, manutenção, construção e fabricação de ferramentas e dispositivos mecânicos, tais como máquinas, motores térmicos e hidráulicos, veículos, aviões, navios, e equipamentos mecânicos diversos.

Desenhista projetista

O desenhista projetista trabalha com obras civis. Ele é responsável por examinar croquis, rascunhos, plantas, especificações técnicas, materiais, para ter uma orientação sobre o projeto. Deve ser capaz de fazer cálculos a partir do desenho, fazendo quaisquer correções e ajustes que venham a ser necessários no projeto para sua execução.

Profissionais essenciais na indústria

Na indústria, esses profissionais são essenciais. Quem quer trabalhar na área de desenho técnico deve fazer um plano de carreira que tenha início em cargos técnicos de desenho técnico, e dar continuidade em uma faculdade de desenho técnico especializando em uma área de sua preferência (projetista, mecânico, industrial, naval, etc). A carreira é boa, mas é atrelada diretamente à produtividade da indústria à qual o desenhistra está ligado (indústria, civil, naval, mecânica, etc). Vale a pena pensar em uma especialização em gestão de projetos juntamente ao desenho técnico, para um currículo mais abrangente.

Você já trabalha na área de desenho técnico? Como chegou na área? Quais conselhos daria para quem quer seguir carreira?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)