Curso técnico de farmácia: valor, quanto tempo dura, e mais!

Em Empreendedor e autônomo! MEI e ME! por André M. Coelho

Toda vez que você pegar uma prescrição de uma farmácia, seu farmacêutico passou por medidas para garantir que você esteja recebendo o medicamento certo na dosagem correta. Mas você sabia que também há alguém trabalhando nos bastidores para manter a farmácia funcionando sem problemas?

Os técnicos de farmácia ou técnicos farmacêuticos trabalham ao lado de farmacêuticos licenciados para preparar suas prescrições, ajudando-as em todas as tarefas do dia-a-dia da farmácia, desde o manuseio de medicamentos até manter os registros dos pacientes.

Dados sobre a carreira, o curso técnico, e tempo de curso, vamos falar abaixo.

Leia também

Diferenças entre técnico de farmácia e farmacêutico

Para o cliente médio da farmácia, a diferença entre um técnico de farmácia e um farmacêutico podem não ser óbvias. Ambas as pessoas trabalham por trás do contador de farmácia para ajudar com suas prescrições, mas suas funções variam.

Um farmacêutico passa por treinamento rigoroso para aprender o conhecimento de medicamentos aprofundado para que possam verificar a ordem de prescrição para precisão e aconselhar pacientes no uso de medicamentos.

Treinamento técnico de farmácia tem responsabilidades que normalmente incluem tarefas do dia-a-dia na farmácia, como fornecer atendimento ao cliente, processando receitas e as preenchendo.

Qual é a perspectiva de trabalho para técnicos de farmácia?

É uma carreira de alta demanda, com a expansão de necessidades médicas pelos cidadãos e a expansão das drogarias no Brasil. É projetado que as aberturas de emprego de técnico de farmácia continuarão a crescer nos próximos dez anos.

Então, o que é preciso para se tornar um técnico de farmácia e como eles passam seus dias? Aqui está tudo que você precisa saber.

Tarefas do técnico em farmácia

O técnico em farmácia é o profissional para auxiliar farmacêuticos em tarefas mais técnicas. (Imagem: Pinterest)

Curso técnico de farmácia: qual o valor? Quanto tempo dura?

Se você estiver interessado em uma carreira de farmácia, tornando-se um técnico de farmácia certificado é uma pista rápida no campo.

Um diploma do ensino médio com o curso técnico de farmácia completo é o que você precisa. Além disso, atuar na área em outros cargos menos técnicos pode já te dar um diferencial.

Pesquise bem o curso para saber se eles tem boas relações com as farmácias em sua cidade, se tem boas avaliações, se as pessoas gostam do atendimento, os professores, e mais.

O valor da mensalidade de um curso técnico em farmácia vai de 10% a 40% do salário mínimo. O curso dua 18 meses, o que dá 1 ano e meio de curso. Geralmente há descontos para quem paga o curso inteiro à vista.

Onde os técnicos de farmácia trabalham?

Os técnicos de farmácia não funcionam apenas em suas farmácias de varejo de vizinhança e farmácias de grandes redes, incluindo drugstores.

Eles também trabalham em configurações hospitalares, casas de enfermagem ou outras instalações de cuidados de longo prazo, prisões, farmácias hospitalares, farmácias veterinárias, entre outras áreas.

Se você puder preencher uma receita em algum lugar, provavelmente há um técnico de farmácia trabalhando atrás do balcão.

Dependendo da localização, alguns técnicos precisam ser capazes de trabalhar longos turnos ou até mesmo horas da noite (se os serviços de farmácia estiverem disponíveis para os pacientes 24/7).

O que faz um técnico de farmácia

Os técnicos de farmácia estão relacionados à distribuição de medicamentos prescritos, incluindo:

Inserindo ordens de prescrição no sistema de computador de farmácia

Medição, contagem e mistura de medicamentos

Embalagem e rotulagem de prescrições

Realizando inventários de medicamentos

Verificando informações de seguro

Fornecendo atendimento ao cliente respondendo ao telefone, coletando pagamento e referindo aos clientes a um farmacêutico para perguntas de medicação.

Eles trabalham sob a supervisão direta de farmacêuticos licenciados, e embora alguns técnicos se tornem farmacêuticos licenciados, muitos optam por expandir sua especialização pela educação continuada em sistemas de automação de farmácia ou de informações sobre saúde (como registros médicos eletrônicos). Eles também podem ser promovidos a funções de supervisão, supervisionando outros técnicos dentro da farmácia.

Qual o salário de um técnico de farmácia?

Devido aos requisitos de trabalho, os técnicos geralmente precisam ser orientados para serviços, com fortes habilidades interpessoais, habilidades de matemática e organizacionais sólidas e olhos para detalhes.

Os salários variam entre 1 e 3 salários mínimos, dependendo principalmente da região onde você atua. Profissionais com cargos de supervisão estão geralmente na gama mais alta dessa faixa salarial.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário