Técnico em eletrotécnica: salário e carreira

Em Empreendedor e autônomo! MEI e ME! por André M. Coelho

O trabalho elétrico tem algumas das melhores oportunidades de estabilidade na carreira, especialmente para técnicos elétricos. Se você deseja iniciar uma carreira como técnico elétrico, o famoso eletrotécnico, um bom curso lhe ensinará os fundamentos de trabalhar e reparar equipamentos elétricos e eletrônicos.

Qual é a diferença entre um eletricista e um técnico em eletrotécnica?

Enquanto eletricistas e técnicos elétricos lidam com sistemas elétricos, a natureza de seu trabalho é diferente. Os eletricistas instalam, mantêm, solucionam e reparam a fiação em edifícios, sejam casas residenciais, escritórios ou propriedades comerciais.

Leia também

Por outro lado, os técnicos eletrotécnicos trabalham em sistemas elétricos em máquinas, equipamentos especializados e outros dispositivos comumente usados.

O que faz um técnico em eletrotécnica?

Os técnicos elétricos ajudam a manter e reparar componentes eletrônicos em qualquer equipamento ou dispositivo que use eletricidade. Seu trabalho pode variar de ajudar no design do produto e trabalhar no local para manter as máquinas e os sistemas de energia funcionando corretamente.

Como em qualquer tecnologia, o trabalho elétrico evolui e os técnicos em eletrotécnica precisam entender a automação emergente, como controladores lógicos programáveis ​​(PLC) e comunicação de rede, equipamentos controlados por robô e Internet das Coisas (IoT).

Currículo do curso em eletrotécnica

Matemática: frações e decimais, unidades de medição e básicos de tolerância; Álgebra, geometria, trigonometria e leitura do plano

Inspeção: introdução às normas, comparadores ópticos; padrões para inspecionar e calibrar orifícios, fios, cabos e superfícies

Segurança: normas, Equipamento de Proteção Pessoal, segurança das ferramentas, segurança de dispositivos, segurança de veículos.

Gerenciamento de qualidade e fabricação: manufatura enxuta, 5s e melhoria contínua do processo; Six Sigma, conduzir eventos Kaizen e mapeamento de fluxo de valor

Usinagem: segurança para corte de metal; Introdução ao CAD e CAM para usinagem

Sistemas elétricos/mecânicos e controles motores: unidades elétricas, fontes de energia CA e CC, sistemas de distribuição; Introdução a circuitos, relés, contatores e motores de partida

PLCS: moções básicas de hardware, comunicação e saídas e saídas da Siemens PLC; Interfaces de máquinas humanas da Siemens, PLCs simatic e programadores portáteis

Automação: sistemas e controle automatizados; Robôs em Solução de problemas, manutenção e instalações

Fixadores: introdução a fios de fixação, ergonomia do fixador e propriedades; Entendendo o torque

Carreira em eletrotécnica

A eletrotécnica é uma boa área de atuação, ampla, com várias possibilidades de carreira para os profissionais. (Imagem: BMR Solutions)

Carreira e trabalho do profissional de eletrotécnica

Você quer uma carreira prática que seja interessante e gratificante? Confira a profissão de um técnico elétrico. Pode ser exatamente o que você está procurando.

1. Deveres e responsabilidades técnicas elétricas

Você pode trabalhar em uma fábrica ou em empresas de tv a cabo ou Internet. Você pode acabar em um canteiro de obras, ajudando em projetos de construção comercial e residencial. Suas tarefas de trabalho também variariam dependendo do tipo de negócio para o qual você trabalha.

2. Instalação de cabos, caixas de junção, caixas de saída e iluminação

Parte do seu trabalho será colocar os cabos e conectá-los a disjuntores e outros componentes, como caixas de saída e luminárias. Se você trabalha para um provedor de cabo e Internet, poderá colocar fios e fibra ópticas para esses serviços.

3. Solucionar problemas e reparar equipamentos elétricos

Em alguns trabalhos, você pode ser chamado para o local de um cliente quando algo não funciona. Em outros, pode ser sua responsabilidade manter equipamentos elétricos e máquinas complexas. Estes são dois cenários em que você precisa saber como solucionar problemas elétricos. Você precisará saber o que procurar como causa do problema e como resolver o problema depois de se concentrar nele.

4. Ler projetos elétricos

Ao contrário dos projetos de construção padrão dos quais a maioria das pessoas pode obter rapidamente um entendimento básico, as plantas elétricas exigem conhecimento técnico. Eles mostram a fiação e as conexões pretendidas para que um edifício seja compatível com leis locais e códigos elétricos. Um plano elétrico estabelece quanta energia e fiação irão para uma área específica, bem como para onde as saídas, luminárias e outros componentes críticos irão. Você precisará ter um forte entendimento dos símbolos em um plano elétrico e o que eles significam para fazer bem o seu trabalho e evitar erros caros ou perigosos.

5. Seguir códigos e regulamentos elétricos

Todos os estados seguem as normas da ABNT que define os padrões mínimos de projeto, instalação e inspeção elétrica segura. Mas podem haver outras normas para certas máquinas e de acordo com as concessionárias de uma dada região Você precisará se manter atualizado sobre as últimas alterações em quaisquer códigos, regulamentos e estatutos que afetarão seus projetos para garantir que o trabalho elétrico em edifícios e equipamentos em que você trabalha seja seguro e eficaz.

Onde os técnicos em eletrotécnica trabalham?

Os técnicos elétricos são contratados em várias indústrias e organizações de todos os tamanhos. Os empregadores incluem:

Empreiteiro residencial

Construtor comercial

Fábricas

Empresa de comunicações ou tecnologia

Companhia de segurança

Instalador de entretenimento doméstico

Departamento de Trânsito

Empresas nos cuidados com saúde

Salário do técnico em eletrotécnica

O salário médio está entre 3 e 4 salários mínimos. O salário pode aumentar à medida que o profissional adquire experiência e certificações para o trabalho com certos equipamentos, técnicas, sistemas, e em áreas específicas de trabalho.

O que acham dessa carreira? Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário