Curso técnico em análises clínicas: o que faz? Quanto custa?

Em Motivação no trabalho por André M. Coelho

Quando você assiste shows de TV, como aqueles de investigação, você está sempre mais interessado no lado forense do que o lado criminoso. Você aguarda ansiosamente as cenas de laboratório – quando eles se encontram com microscópios e identificam pistas de DNA da menor amostra. Este mundo é parte fascinante da vida dos profissionais técnicos em análises clínicas.

Uma carreira como técnico de laboratório clínico poderia estar em seus planos. Se você não tem certeza do que esses técnicos de laboratório fazem, então você veio ao lugar certo. A resposta curta é que os técnicos de laboratório clínico trabalham em laboratórios para analisar amostras humanas – do sangue aos tecidos, e muito mais no meio do caminho. Mas essa não é a imagem completa.

Leia também

Examinamos essa carreira de todos os ângulos para fornecer uma visão geral abrangente desse campo intrigante de saúde. Então, o que é um técnico de laboratório clínico, exatamente? Leia para encontrar sua resposta a essa pergunta e mais.

O que faz um técnico em análises clínicas?

Profissionais neste trabalho trabalham em um laboratório para ajudar a estudar e testar diferentes amostras – seja sangue, tecido, urina ou outra questão celular.

Este é um ótimo trabalho para aqueles que querem se envolver em cuidados de saúde, mas não são tão confortáveis ​​trabalhando com pacientes. Não há preocupação de correr ao redor dos corredores cuidando de todos os pacientes.

Como um técnico de análises clínicas, você pode se concentrar na tarefa em mãos para fornecer resultados oportunos e precisos que ajudam os médicos a determinar os diagnósticos e a determinar planos de tratamento. Você fará a diferença através da sua atenção aos detalhes e à capacidade de ajudar a identificar e denunciar anormalidades e doenças.

Competências desenvolvidas do curso de técnico em análises clínicas

Vamos começar com as tarefas diárias de uma tecnologia de laboratório clínico. Os técnicos em análises clínicas são responsáveis ​​por muitas tarefas, incluindo:

Realizar testes e análises sobre sangue humano, urina, líquido espinhal ou tecido

Coletar e relatar dados sobre os resultados do teste

Operar equipamento de laboratório, como microscópios e contadores de células

Além dessas responsabilidades comuns, os técnicos de laboratório clínico também podem optar por buscar especialidades. Aqui está um exemplo de alguns tipos de especialistas neste campo:

Citotécnico: Células de Estudos e Anomalias Celulares

Flebotomista: coleta sangue para testes

Histotécnico: funciona com amostras de tecidos

Técnico de Microbiologia: estudos de bactérias e outros organismos microscópicos

Curso técnico de laboratório

Um curso técnico de laboratório poderá te dar uma boa oportunidade de carreira caso entenda bem esta área. (Imagem: Explore Careers)

Onde os técnicos em análises clínicas trabalham?

É claro que esses profissionais de saúde funcionam em um ambiente de laboratório, mas esses laboratórios podem ser encontrados em várias configurações. Quase metade de todos os técnicos de laboratório clínico são empregados em hospitais e laboratórios de análises clínicas.

Mas existem outras instalações que empregam esses técnicos. Outros ambientes de trabalho incluem: atendimento ambulatorial, faculdades, universidades, delegacias, etc. Os cronogramas de trabalho variam dependendo da instalação, com alguns que exigem turnos durante a noite, fim de semana ou feriados. Independentemente do ambiente, os técnicos de laboratório podem esperar estar de pé por longos períodos de tempo.

Quais habilidades você precisa para ser um técnico em análises clínicas?

Um interesse pela ciência é certamente importante, mas isso não é tudo que você precisará se você está pensando em se tornar um técnico em análises clínicas. Dentro as principais habilidades que você precisa, estão inclusas:

Garantia e controle de qualidade

Química

Testes em laboratório “ou” Testes experimentais

Serviço ao cliente

Entrada de dados

Comunicação

Organização

Conhecimentos de informática

Atenção aos detalhes

Pesquisa

Então, enquanto você deve ter uma propensão para a ciência, você aprenderá a maioria dessas habilidades técnicas por meio de educação formal.

Como é a carreira para um técnico em análises clínicas?

Se você está intrigado com a ideia de se tornar um técnico de laboratório clínico, provavelmente é curioso sobre o que suas perspectivas de emprego podem ser. Você ficará feliz em ouvir que a profissão tende a crescer mais do que a média nos próximos anos, principalmente devido ao envelhecimento da população, o que resultará em mais pessoas precisando de exames médicos.

Quanto custa o curso técnico em análises clínicas? Quanto ganha um profissional da área?

Agora você conhece esta carreira tem uma perspectiva de trabalho favorável, mas o que você pode esperar de um típico salário técnico de laboratório clínico? A média está entre 2 e 3 salários mínimos, variando com base no seu empregador. Aqueles que trabalham em hospitais médicos e cirúrgicos tipicamente têm a maior compensação, enquanto aqueles empregados nos laboratórios tendem a receber menos. Há profissionais que ganham entre 3 e 4 salários mínimos nos grandes centros.

Sobre o curso, a mensalidade média é de 50% do salário mínimo, com grandes possibilidades de conseguir descontos de até 50% na mensalidade. Os valores variam de acordo com o curso, local, e outras questões semelhantes.

Se você estiver interessado em trabalhar nos bastidores para ajudar a apoiar a equipe médica maior, uma carreira como técnico em análises clínicas pode ser o ajuste perfeito.

Se você quer ter mais dúvidas respondidas, deixe nos comentários suas perguntas e iremos ajudar!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário