Então, você quer se formar em um curso da área de humanas? Antes de decidir qual graduação fazer, uma boa ideia é pesquisar quanto as carreiras de humanas pagam. Isso vai te dar uma noção do que esperar da profissão e principalmente, do salário que irá receber.

Área de humanas as profissões que pagam bem: professores

Surpreso com a notícia de que professor paga bem? Os graduados em humanas a partir de cursos como História, Geografia, Português, Inglês, etc, estão bem preparados para se tornarem professores. No entanto, professores do ensino fundamental geralmente ganham menos do que professores do Ensino Médio e Ensino Superior. O mestrado e o doutorado são praticamente obrigatórios para professores que querem crescer na carreira e dar aulas ganhando melhor. Fuja, porém, de escolas públicas, e prefira dar aula em escolas particulares, cursos técnicos, ou no ensino superior, onde os melhores salários para os cursos de humanas são pagos.

Publicidade e propaganda

Depois da revolução da publicidade pela internet, esse ramo de trabalho ganhou muito destaque, e os profissionais dessa área tem sido cada vez mais procurados. Esta linha de trabalho requer excelentes habilidades de comunicação, e um conhecimento avançado de como a publicidade funciona na era digital. Com um mercado em franca expansão, os melhores salários dessa carreira podem ser encontrados nos grandes centros urbanos do Brasil, principalmente nas regiões Sudeste e Sul. Vale lembrar também que os bons salários são pagos àqueles que tem especialização em publicidade digital, e já tem alguma experiência no mercado.

Escritor técnico

O assunto a ser escrito pode não ser tão interessante, mas essa carreira possibilita ao profissional continuar aprimorando suas habilidades como um escritor e quem sabe, publicar um romance próprio? O escritor técnico é muito procurado para escrever artigos, manuais, e cursos com regras rígidas. Mas o esforço é muito bem recompensado. Escritores técnicos geralmente tem graduação em letras.

Salário em carreiras de humanas

Os cursos de humanas sofrem muito preconceito por pagarem mal, mas não é tão verdade assim. Algumas carreiras de humanas, como as aqui listadas, podem pagar muito melhor do que carreiras em exatas ou saúde. (Foto: Cherokee Heritage Center)

Arquitetura

Em algumas universidades, o curso de arquitetura é da área de exatas, mas não é o correto. Arquitetura, em sua essência, é um curso de humanas. O arquiteto, como um artista, é responsável por planejar, desenvolver, e fazer o design de uma casa com o maior detalhismo possível. Seus conhecimentos de arte proporcionam a esse profissional o perfil adequado para criar casas e decorações perfeitas e equilibradas, ganhando bem para isso. Contudo, os ganhos de um arquiteto dependem muito do mercado de construção civil, mas podem ser mantidos em tempos ruins quando ele se dedica a outros ramos da arquitetura, como decoração e design de interiores.

Curso da área de humanas que paga bem: psicologia

Para ganhar bem como psicólogo, seja um psicólogo clínico ou empresarial, o profissional dessa área vai precisar se especializar, muitas vezes através de um mestrado ou doutorado. Tal especialização vai possibilitar ao profissional o conhecimento necessário ao mercado, valorizando o diploma e claro, aumentando o salário. Se o psicólogo combinar ainda a carreira profissional com uma carreira acadêmica, os ganhos podem ser muito maiores.

Organizador de eventos

Você sabe como planejar e organizar, e você sabe como fazer as pessoas felizes. Tudo que você tem a fazer é utilizar essas habilidades e criar eventos para diferentes empresas e seus clientes ou funcionários. Geralmente o organizador de eventos tem uma formação em administração ou turismo, com ganhos cada vez maiores de acordo com o tamanho dos eventos organizados.

Gerente de relações públicas

Relações públicas é uma carreira que vem ganhando destaque no mundo conectado, principalmente para ajudar na formação de uma imagem perfeita para indivíduos e empresas. A carreira requer boas habilidades de leitura e escrita, além de boas habilidades interpessoais. Combine isso com a compreensão da natureza humana e você está pronto para ajudar os outros a criar e manter uma boa imagem pública. Nessa carreira, as graduações mais apropriadas são em publicidade e marketing e comunicação social.

Agente de viagens

Ajude os indivíduos e grupos a planejar as férias dos sonhos Seja um cruzeiro ou uma viagem de 10 dias para a Europa, você vai planejar cada detalhe da viagem e adaptá-la às necessidades do seu cliente. Se você é bilíngue, você pode se especializar em passeios em países onde as pessoas falam sua segunda língua. Graduações em turismo geralmente se dão melhor nessa carreira, mas administradores também encontram bons resultados aqui.

Advogado ganha bem!

Como advogado, você usará o seu raciocínio e as habilidades para aconselhar os clientes e orientá-los através do sistema legal. Será necessário passar no exame da OAB para exercer a profissão. Vale lembrar que mesmo um advogado que não seja concursado pode ganhar muito bem, pois o mercado é vasto para esse profissional.

Editor

Edição de artigos técnicos, revistas, artigos científicos, jornais, sites, blogs. As possibilidades para essa carreira são muito variadas, e o salário é um bom atrativo. Profissionais com graduações em letras ou comunicação social tem mais chances de se darem bem nessa carreira, com bons salários.

Intérprete e/ou tradutor

Se você aprendeu uma segunda língua como um estudante de humanas, você pode se tornar um intérprete ou um tradutor. Esses profissionais traduzem uma língua estrangeira para o português ou vice-versa. Os intérpretes especializam-se em língua falada ou escrita, enquanto os tradutores trabalham principalmente com materiais escritos. Profissionais de letras são mais capacitados para o trabalho nessa área.

Jornalista

Se você acha que escrever está no seu futuro, procure em todos os lugares, desde blogs até jornais locais. Essa carreira paga bem se você é um bom profissional e tem uma boa produção, combinando volume e qualidade de trabalho.

Veja abaixo as profissões mais bem pagas no Brasil, para te ajudar um pouco na orientação vocacional.

Correspondente estrangeiro

Se você tem interesse em jornalismo, considere trabalhar para ser um correspondente estrangeiro. Saber sobre culturas diferentes, línguas e história é uma boa maneira de conquistar esse cargo. Profissionais formados em comunicação social são mais procurados aqui.

Especialista em Recursos Humanos

Se você é bom em lidar com as pessoas, recursos humanos é ideal para você. Especialistas em recursos humanos são parte integrante do processo de entrevistas, contratação, treinamento, e promoção de funcionários. Você também vai trabalhar com os funcionários sobre quaisquer problemas que possam ter, gerenciar pacotes de benefícios e organizar certos eventos e seminários. Profissionais das áreas de psicologia e administração são mais procurados aqui.

Administradores e economistas

Tentamos evitar colocar esses cargos na lista pois apesar de serem cursos de humanas, as carreiras que pagam melhor para esses profissionais são aquelas que trabalham com números. Gerentes financeiros, investidores profissionais, planejadores financeiros, bancários, são algumas das melhores carreiras e salários para economistas e administradores.

Você pretende fazer qual curso de humanas? Por que? Qual carreira pretende seguir?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)