No ramo da construção/engenharia civil, há uma carreira para atender praticamente a todos. Saber onde seguir nesse ramo pode te dar a carreira dos seus sonhos, com bons salários e fazendo o que você gosta. Afinal, há também um grande plano de carreira para esta área e você pode crescer em várias direções diferentes, dependendo apenas de seus gostos e inclinação pessoal para um tipo ou outro de trabalho.

As áreas de trabalho na construção civil

Você pode escolher basicamente entre algumas áreas de trabalho dentro da construção civil. Todos os quatro setores de construção empregam uma ampla gama de trabalhadores de construção qualificados. Na maioria dos negócios e profissões, você pode seguir uma carreira que leva você de um setor para outro. Cada um destes setores tem suas características e oportunidades próprias, que descrevemos em mais detalhes abaixo.

Construção e reforma de casas

Nesta área, você pode construir uma carreira criando e reformando atraentes casas de família e participando do crescimento de sua própria comunidade.

Você pode trabalhar para uma grande empresa que oferece empregos a longo prazo e a oportunidade de assumir responsabilidades especializadas ou se tornar um gerente. Há também uma abundância de oportunidades para se tornar um professor ou instrutor.
Se você é ambicioso e independente, você pode trabalhar como um sub-empreiteiro/pedreiro ou iniciar a sua própria empresa. A demanda por sub-empreiteiros/pedreiros qualificados faz a construção e reformas de casas um setor ideal para quem gosta de deixar sua marca.

Construção industrial pesada

Carreiras nesta área são tão gratificantes quanto exigentes.

Se você gosta de estar ao ar livre, fazendo a manipulação equipamentos de grande porte, trabalhando e vivendo em novos lugares interessantes (e outros nem tanto), este setor pode ser para você.

É emocionante e gratificante trabalhar como parte de uma equipe e vencer os desafios em grandes projetos de construção, tais como uma plataforma de petróleo ou usina hidrelétrica.

Os projetos deste setor geralmente levam anos para ser concluídos e envolvem uma ampla gama de carreiras de construção. Existem muitas oportunidades para avançar para papéis de planejamento, supervisão, ensino ou de gestão.

Carreira na construção civil

A construção civil tem espaço para praticamente todas as áreas do conhecimento, garantindo caminhos de carreira diversos e promissores. (Foto: pinnacle.jobs)

Construção comercial e/ou institucional

Esta área desempenha um papel importante na vida econômica e social do nosso país. Você vai trabalhar em construções, tais como torres de escritórios, shoppings, escolas, hospitais, apartamentos e estádios.

Os projetos tendem a ser grandes e variados. Existem muitas oportunidades para a construção de carreira a longo prazo que irão levá-lo para funções de supervisão, de ensino ou de gestão. Você pode optar por trabalhar em uma variedade de locais, ou se estabelecer em uma única comunidade.

Engenharia de construção civil

Nesta área, você estará contribuindo para projetos públicos essenciais, tais como pontes, estradas, barragens, sistemas de água e esgoto, e linhas de energia e de comunicação. Você pode ter orgulho em ajudar a criar grandes estruturas públicas como rodovias, grandes sistemas de captação de água e mais, seja para uma empresa privada ou para o Governo.

Você pode trabalhar em nova construção ou em manutenção, e há muitas oportunidades para avançar para supervisão, ensino ou gestão. Você pode optar por trabalhar em muitos lugares, ou desenvolver uma carreira em uma única cidade.

Aprenda uma habilidade, trabalhe em diversos setores

Carpinteiros, pintores, pedreiros, marceneiros, paisagistas e instaladores de azulejos são constantemente procurados nos setores de construção institucional e comercial, além do setor de reforma e construção de casas.

Caldeireiros, operadores de guindaste, acabamento de concreto, perfuradores e engenheiros, soldadores e ferreiros são essenciais para projetos nos setores de construção industrial pesada e de engenharia civil​.

Construção também precisa de designers, arquitetos, especialistas em computação, agrimensores, avaliadores, programadores, gerentes financeiros, empresários e muitas outras pessoas qualificadas e ambiciosas para trabalhar em todos os setores.

Como começar uma carreira no ramo de construção/engenharia civil?

Uma carreira em construção pode começar em pontos diferentes para pessoas diferentes.

Muitos donos de empresas de construção, supervisores e gerentes seniores começam suas carreiras trabalhando no local, como trabalhadores, comerciantes ou até estagiários.

Alguns trabalhadores da construção civil certificados decidem expandir para as carreiras de construção relacionados, ou fazem uma faculdade ou universidade depois de terem trabalhado por algum tempo.

Outras pessoas fazem cursos universitários antes de entrar na indústria, ou trabalham em outras indústrias em primeiro lugar. Trabalhadores da construção podem até iniciar suas carreiras enquanto ainda estão no ensino médio, trabalhando como operário de construção durante as férias de verão, se registrando em programas de jovens aprendizes ou através de estágios de cursos técnicos profissionalizantes.

Trabalho cooperativo

Com uma equipe bem formada, na construção civil o trabalho em equipe só tende a dar ótimos frutos. (Foto: www.williamcharlesconstruction.com)

Como crescer dentro da carreira na construção/engenharia civil?

Muitas pessoas são certificadas para trabalhar em várias áreas da construção, e uma posição muitas vezes leva logicamente a uma outra.

Um operador de guindaste já tem muitas das habilidades necessárias para se tornar um operador de equipamento pesado ou mecânico. Soldadores, ferreiros e caldeireiros trabalham com todos os materiais e equipamentos similares.

Carpinteiros pode expandir facilmente para marcenaria, construção de telhados ou instalação de pisos. Com um número de certificações, ou com experiência em construção mais um diploma em administração, comunicação, contabilidade ou gestão, você pode subir muito alto e na indústria da construção. Isso sem contar cursos de arquitetura e engenharia civil.

Vale lembrar que a maioria das empresas não são tão grandes e há uma abundância de oportunidades para iniciar seu próprio negócio, especialmente no setor de construção e reformas de casas. Muitas das grandes empresas de construção de hoje começaram como pequenas empresas de subcontratação neste setor.

Quais os melhores cargos em na engenharia civil/construção?

É importante você perder a mentalidade pobre do brasileiro de que existe um cargo melhor do que outro. Lógico, temos cargos que tem um certo status agregado, mas de que adianta o status se você não trabalhar com o que gosta? Um exemplo: tenho um amigo que está se formando em Direito, mas segue uma carreira muito boa no setor moveleiro, pois gosta do que faz.

Então, o melhor cargo para você é aquele que está de acordo com seu plano de carreira. Lembrando também que todo cargo tem uma remuneração diferente para postos júnior, pleno e sênior, gratificando o tempo de experiência no mercado para cada trabalhador.

Abaixo, uma lista bem simples de cargos e áreas de trabalho dentro da construção/engenharia civil:

Setor Administrativo/Vendas/Financeiro

Compradores
Recepcionista
Secretária (bilíngue

Ajudantes e Auxiliares

Ajudante geral
Auxiliar administrativo
Auxiliar de escritório
Auxiliar de logística e suprimentos

Analistas

Analista contábil
Analista financeiro
Analista de recursos humanos
Analista de sistemas

Assessores e Assistentes

Assistente administrativo
Assistente comercial
Assistente de contabilidade
Assistente financeiro
Assistente pessoal

Chefias

Chefia de contabilidade geral
Chefia de logística e suprimentos
Chefia de pessoal
Coordenador de obras
Encarregado de carpintaria
Encarregado de manutenção mecânica
Encarregado de obras
Encarregado de transporte
Encarregado de turno
Supervisor administrativo de obras
Supervisor administrativo

Diretores e Gerentes

Gerente de controladoria
Gerente de logística e suprimentos
Gerente de recursos humanos

Nível Médio

Desenhista projetista
Técnico em edificações
Técnico em segurança do trabalho
Topógrafo

Nível Superior

Advogado
Arquiteto
Engenheiro civil
Engenheiro de segurança do trabalho

Outros Serviços

Armador
Copeiro
Faxineiro
Motorista de caminhão e carreta
Motorista
Servente de obras
Vigia

Produção

Almoxarife
Apontador de produção
Carpinteiro
Eletricista
Mecânico
Mestre de obras
Montador
Operador de equipamento de movimentação
Operador de máquinas de produção
Pedreiro de construção
Pintor
Soldador

Com tantas opções, você pode escolher até mais de uma para ganhar mais conhecimento sobre a área. Se você ainda ficou com dúvidas sobre como construir uma carreira na construção/engenharia civil, use o espaço de comentários abaixo. Estamos disponíveis para ajudar de todas as formas possíveis.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)