Existem muitas qualidades e habilidades de um indivíduo necessita para se tornar um bom engenheiro e ter uma carreira de sucesso. Engenharia é uma profissão muito dinâmica e por isso, precisa de pessoas com capacidades multidisciplinares, bem como a capacidade de trabalhar com os outros, e continuamente se adaptar a novos desafios. Boas habilidades técnicas são, naturalmente, também essenciais.

Mas todas essas habilidades necessárias a um bom engenheiro se resumem a três grupos, três coisas que todo engenheiro precisa para ser um profissional bem qualificado.

Como ser um bom engenheiro: competência técnica

Um bom engenheiro deve focar em ter as habilidades técnicas necessárias e capacidade para executar todas as etapas de seu trabalho. Enquanto um curso de engenharia irá fornecer a base deste conhecimento, como a tecnologia está em constante avanço você deverá continuar a aprender ao longo da sua carreira, com cursos extracurriculares de engenharia, participação em congressos e feiras na sua área, acompanhamento de publicações na área, e todas as formas possíveis para expandir seu conhecimento.

Necessidades de um bom engenheiro

Um engenheiro não tem que só viver olhando e analisando projetos. Um engenheiro com conhecimentos técnicos na execução de projetos terá muito mais capacidade de gestão de projetos que um engenheiro de escritório. (Foto: drainageengineers.regionaldirectory.us)

Vale um grande conselho aqui: se você está buscando um curso de engenharia, pense em fazer depois ou em paralelo, um curso técnico relacionado. Assim, você terá o conhecimento tanto do planejamento quanto da execução de um projeto. Exemplo: se você está fazendo um curso de engenharia civil, faça também um curso de técnico em edificações, ou técnico hidráulico. Mais conhecimento técnico significa mais conhecimento na execução eficiente dos projetos.

Cursos complementares para engenharia: trabalhe sua comunicação!

Para ser eficaz na engenharia, você deve ter a capacidade de comunicar, por escrito e oralmente. Concentre-se em suas habilidades de escrita, considere aprender uma segunda língua, e também desenvolva suas habilidades de falar em público. Um bom comunicador tem influência e o mais importante, é notado pelos empregadores e clientes.

Um bom engenheiro precisa de habilidades de liderança e trabalho em equipe!

Liderança é mais do que apenas a posição, um cargo de trabalho. É mais sobre a ação, a atitude. Um exemplo onde você vai precisar as habilidades de liderança é durante o gerenciamento de projetos, onde você precisará planejar, definir prioridades, delegar, tomar decisões e de influenciar pessoas. Para ajudá-lo a desenvolver essas habilidades, você pode, além de fazer cursos, se envolver em atividades do seu bairro, escola, igreja, grupo de estudos, ou trabalhar como voluntário em alguma ONG ou instituição de caridade.

A capacidade de liderança anda lado a lado com a capacidade de trabalhar em uma equipe. Atividades voluntárias também lhe permitirão ganhar experiência de trabalho em equipe. Em uma equipe, principalmente quando ela é multidisciplinar, o engenheiro terá de vir com as respostas certas, tendo a capacidade de pensar, de olhar para os problemas. E, junto a todos os outros membros, chegar a uma solução prática e efetiva. Bons engenheiros são, por conseguinte, capazes de pensar criticamente, analisar opções e criar grandes soluções para os problemas que eles não encontraram antes.

Ser um bom engenheiro: um processo de constante formação!

Para ser um engenheiro eficaz, você não precisa dominar cada uma dessas qualidades e habilidades. O engenheiro de sucesso deve saber de tudo um pouco, com o conhecimento técnico das competências chave, e uma capacidade de aplicá-las quando necessário. Vai demandar bastante esforço de sua parte, mas a diversão está na aprendizagem, e a recompensa está em realizar suas tarefas e ver o impacto que seu trabalho terá na sociedade.

Quais são as habilidades que você acha que um engenheiro precisa? Como você acha que o engenheiro deve praticá-las?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)