O que faz um engenheiro civil?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

A engenharia civil é uma das carreiras com mais status e mais procurada por jovens no Brasil e no mundo. Profissionais respeitados, invejados, e muito procurados, são essenciais na criação da infraestrutura dos ambientes em que vivemos. Mas o que um engenheiro civil faz, exatamente?

O que um engenheiro civil faz?

Os engenheiros civis projetam, planejam e supervisionam projetos de construção, como ferrovias e estradas. Engenheiros civis criam, melhoram e protegem o ambiente em que vivemos. Eles planejam, projetam e supervisionam a construção e a manutenção de estruturas e infraestruturas prediais, tais como estradas, ferrovias, aeroportos, pontes, portos, barragens, projetos de irrigação, usinas de energia e sistemas de água e esgoto. Eles também projetam e constroem prédios altos e grandes estruturas que podem suportar todas as condições climáticas.

Geralmente, os engenheiros civis se dividem em dois tipos: engenheiros consultores e engenheiros empreiteiros. Os consultores são responsáveis ​​pelo trabalho de design dos projetos e trabalham predominantemente a partir de um escritório. Os empreiteiros então pegam os desenhos e os implementam durante a construção. Empreiteiros trabalham no local, gerenciando a construção da estrutura.

Horário de trabalho de um engenheiro civil

As horas de trabalho para consultoria de engenheiros civis são geralmente horas normais de expediente, com algumas horas extras e trabalho de final de semana próximo aos prazos do projeto. Empreiteiros, por outro lado, geralmente trabalham em turnos e fins de semana e estão fora de casa tendo chuva, sol, tempestade, ou tempo seco.

Engenheiro civil

O engenheiro civil é um profissional essencial em construções, sendo seu papel extremamente importante para garantir a segurança e boas práticas nesses ambientes. (Foto: challenge.ma)

Onde um engenheiro civil trabalha?

Certos tipos de empresas e ambientes profissionais são mais prováveis de terem engenheiros presentes. Estas incluem:

Os engenheiros civis geralmente se especializam em um tipo específico de projeto ou disciplina, como litoral / marítimo, energia, água e transporte. Graduados, muitas vezes, já emendam especializações nessas áreas para buscar o trabalho.

Qualificações e treinamento para um engenheiro civil

Há rotas para uma carreira em engenharia civil, tanto para graduados universitários quanto para os que deixam a escola.

Os graduados terão uma licenciatura e/ou bacharelado em engenharia civil em uma instituição credenciada pelo MEC. Espera-se então que você trabalhe em uma das qualificações especificadas pelo CREA, o órgão que fiscaliza o trabalho do engenheiro no Brasil.

Se você está se candidatando a um cargo de pós-graduação em engenharia civil, isso ajudará muito as suas perspectivas de carreira se você tiver adquirido experiência de trabalho durante um estágio de um ano na indústria ou no verão. Alguns empregadores oferecem patrocínio e uma oferta de trabalho aos estudantes que os impressionaram durante a experiência de trabalho.

É uma boa opção de carreira começar com cursos técnicos em edificações ou o trabalho na construção civil antes de entrar no curso de engenharia civil. Essa experiência é muito buscada pelas empresas, e vai te proporcionar um grande diferencial.

Habilidades-chave para engenheiros civis

Os empregadores procuram os graduados que são comercialmente conscientes e capazes de trabalhar bem dentro de um ambiente de equipe. Outras habilidades importantes incluem:

Habilidades matemáticas, científicas e de TI

A capacidade de pensar metodicamente e gerenciar projetos

Habilidades para resolver problemas

Capacidade de trabalhar com prazos e dentro dos orçamentos

Capacidade de manter uma visão geral de projetos inteiros, continuando a atender a detalhes técnicos

Excelentes habilidades de comunicação verbal e escrita

Habilidades de negociação, supervisão e liderança

Conhecimento completo da legislação relevante

Salário de um engenheiro civil

O salário de um engenheiro civil varia de estado para estado, com o piso sendo definido pelo CREA. O salário definido é de:

Vale lembrar que engenheiros civis pleno e sênior podem ganhar mais do que o mínimo estabelecido para um engenheiro civil júnior. Acordos podem ser realizados para que o profissional possa trabalhar diferentes cargas horárias.

Esperamos ter ajudado a compreender um pouco mais da carreira do engenheiro. Se ainda ficou alguma dúvida, deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário