Em situações de emergência, os bombeiros são frequentemente os primeiros atendentes na cena. Eles não só lutam contra incêndios como também respondem a todos os tipos de emergências onde vidas e propriedades estão em perigo. Os bombeiros fornecem um serviço público vital que as pessoas raramente pensam até uma crise de emergência. Bombeiros civis também tem as mesmas responsabilidades, além de algumas atribuições adicionais a esses profissionais.

O que é um bombeiro civil?

Compartilhando muitas semelhanças ao bombeiro, o bombeiro civil é responsável por proteger pessoas e patrimônios contra riscos de incêndios e vazamentos de gases e líquidos. O bombeiro civil ainda é responsável por inspecionar e testar equipamentos de segurança no ambiente, tais como extintores e mangueiras de combate a incêndios. Bombeiros civis também são responsáveis por realizarem salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, além de prestarem primeiros socorros em situações de emergência. O bombeiro civil é também responsável pelo treinamento e preparo de equipes e brigadas para lidar com emergências.

Em uma situação em que há a presença de um bombeiro civil, este profissional é o responsável em controlar a situação de emergência até que a força militar, como bombeiros ou a polícia, cheguem ao local.

O processo de seleção do bombeiro civil

Os testes físicos e testes aleatórios de drogas podem ser necessários para o emprego como bombeiro civil. A falha em um desses testes pode ser motivo de suspensão ou rescisão imediata da contratação. Entrevistas de emprego também podem se desenrolar com mais de uma etapa para a seleção do profissional, principalmente para cargos fixos.

A entrevista pode ser parte do processo. Se for, será uma das últimas etapas antes da decisão de contratação ser feita. É mais fácil para o departamento desqualificar alguém usando um teste padronizado do que escolher entre indivíduos com base em uma entrevista. .

Obter uma posição de bombeiro civil com salário fixo pode demorar muito tempo, sendo mais comuns os trabalhos temporários e de freelance para esses profissionais.

Bombeiro civil

Os bombeiros civis atuam de forma semelhante aos bombeiros, mas podem exercer tarefas de verificação, monitoramento, e checagem de sistemas. (Foto: YouTube)

Onde o bombeiro civil poderá atuar?

O bombeiro civil pode atuar em indústrias, empresas, shopping centers, agências bancárias, hotéis, lojas, e conjuntos residenciais. Em trabalhos temporários, geralmente o bombeiro civil poderá atuar em eventos omo shows, eventos esportivos, convenções, seminários, entre outros onde há a exigência do bombeiro civil para a emissão de um alvará de permissão.

O curso de bombeiro civil

Um diploma do ensino médio é suficiente para começar o curso de bombeiro civil. Além do curso, é recomendável obter a carteira e licença necessários para dirigir veículos, como motocicletas ou carros. Certificações e treinamentos em normas de segurança NBR são recomendáveis como complemento ao curso de bombeiro civil. O preparo físico e mental é muito exigido durante o curso.

Bombeiros civis que desejam expandir seu conhecimento ou crescer na carreira podem optar por estudar como técnicos de segurança do trabalho e buscar cursos superiores em engenharia de segurança do trabalho.

Experiência necessária para atuar como bombeiro civil

Servir como bombeiro voluntário pode ajudar que você consiga um emprego na área, mas o voluntariado pode ser impraticável em algumas regiões onde esse tipo de trabalho não é oferecido. O network aqui é muito importante, dado que a maioria das vagas para o trabalho de bombeiro civil são disponíveis para trabalhos temporários em eventos.

Deveres do bombeiro civil

Os bombeiros civis respondem a incêndios e outras emergências, tais como acidentes de trânsito, emergências médicas e desastres naturais. Também são responsáveis por controle de multidões, quando há o risco de pisoteamento ou situações do tio.

Os bombeiros trabalham com paramédicos, médicos de emergência, policiais e pessoal de gerenciamento de emergência, dependendo do incidente que enfrentam. Por exemplo, uma estrutura que caiu em um show terá bombeiros civis atendendo aos feridos antes da chegada dos bombeiros e paramédicos.

Dependendo da equipe disponível, os bombeiros também podem atender ferimentos, já que a maioria dos bombeiros também são certificados como técnicos médicos de emergência. Confiança e trabalho em equipe são essenciais para gerenciar a resposta a uma emergência. Cada profissional na cena deve estar confiante de que outros vão fazer seus trabalhos com segurança e eficácia.

Salvar vidas e propriedades é a parte perigosa e glamourosa do trabalho, mas existem outros aspectos importantes. Uma vez que uma situação de emergência está estabilizada, os bombeiros civis devem analisar o que houve para relatar o ocorrido e ajudar no registro das possíveis causas do problema.

Os bombeiros civis realizam treinos e participam de treinamento para manter suas mentes e corpos em condições de pico para lutar contra incêndios e enfrentar outras emergências. Quanto mais cursos e treinamentos o bombeiro civil participar, mais chances terá de obter um emprego, principalmente se os cursos tiverem certificados.

Quanto ganha um bombeiro civil?

Um bombeiro civil ganha cerca de 1,25 salários mínimos como salário inicial, ganhando o proporcional para eventos e trabalhos temporários. Bombeiros civis mais experientes, com mais cursos e certificações podem chegar a ganhar entre 3 e 4 salários mínimos. O mesmo valor pode ser esperado Em cargos de supervisão ou de maior responsabilidade, como treinamentos e orientação de profissionais. O profissional bombeiro civil deve estar preparado para o trabalho em escalas, adaptando sua rotina para a jornada de trabalho. Bombeiros civis podem também ministrar cursos e palestras para complementar sua renda.

Você conhece mais da carreira de bombeiro civil? O que sabe sobre essa profissão?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)