Trabalho, emprego, e profissão são três palavras comuns no ambiente profissional, e muitas vezes usadas das formas mais erradas possíveis. Cada uma tem sua própria definição e uso no mundo dos Recursos Humanos. Entenda melhor.

O que é trabalho?

O trabalho é uma atividade ou conjunto de atividades realizadas por um ou mais indivíduos para atingir um objetivo ou meta. No ambiente profissional, o trabalho é todo o esforço realizado por profissionais em uma empresa ou individualmente para manter o negócio funcionando e competindo no mercado.

Definição de emprego

Emprego é uma definição burocrática e jurídica de uma relação contratual estabelecida entre duas partes: o empregador e o empregado. Este fornece seu conhecimento, seu tempo, sua força física, enfim, sua mão de obra ao empregador, em troca de uma compensação monetária.

O que é profissão?

Profissão é uma vocação que requer conhecimento de alguma área específica ou formação em um curso técnico, superior, ou de pós graduação. A profissão envolve uma remuneração e a capacitação específica para exercer uma dada atividade.

Trabalho, profissão e emprego

Apesar de serem usadas como sinônimos, há grandes diferenças entre emprego, profissão, e trabalho, que devem ser compreendidas pelos profissionais para não haver qualquer erro. (Foto: The Balance)

Trabalho e profissão: diferença

Várias profissões podem fazer um trabalho em conjunto. Mas vários trabalhos não formam uma profissão. Por exemplo, em uma empreiteira, você terá várias profissões envolvidas no funcionamento da empresa: pedreiros, carpinteiros, engenheiros, arquitetos, administradores, etc. Esses profissionais realizam trabalhos diferentes mas, no fim do dia, todos estão trabalhando em conjunto para que a empresa funcione. Uma mesma profissão pode realizar vários tipos de trabalhos diferentes, e diferentes profissões podem fazer um mesmo trabalho. Porém, apenas um grupo específico de tarefas e trabalhos serão parte intrínseca de uma profissão, enquanto os trabalhos continuarão sendo trabalhos.

Trabalho e emprego: diferença

O emprego é basicamente a contratação do trabalho ou conjunto de trabalhos que um ou mais indivíduos são capacitados a realizar. O emprego é a remuneração legal por um trabalho realizado através da relação entre empregador e empregado.

Emprego e profissão: diferença

O emprego é a contratação de um profissional para exercer uma dada tarefa. Basicamente, o emprego é o estabelecimento de um profissional no mercado de trabalho formal, seja através da assinatura da carteira de trabalho do indivíduo ou através do próprio indivíduo abrindo sua empresa, trabalhando como autônomo ou como profissional liberal.

Esperamos não ter deixado qualquer dúvida na definição desses termos. Mas se você tiver qualquer pergunta, deixe nos comentários que teremos o prazer em responder!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)