Você está de pé em seu vestido de formatura, diploma na mão e deixa de ser classificado como um “estudante”. É hora de deixar a comemoração e partir para o mundo do mercado de trabalho. Só que não é tão fácil quanto parece.

Formando em um curso do SENAI/PRONATEC

Uma coisa que você precisa lembrar é que em todo o país muitos jovens aspirantes como você estão se formando, ao mesmo tempo, com formação e experiência semelhante, todos competindo para os mesmos postos de trabalho que você. Isso pode dificultar na obtenção de um emprego assim que sair do seu curso, mas tudo o que é necessário é alguma resiliência, uma boa atitude e uma clara compreensão do que você quer.

O que você quer para o seu futuro profissional?

Em primeiro lugar, é importante para que você possa descobrir o em qual carreira você está interessado. Só porque você ter concluído um curso técnico em mecânica não significa que você tem que se tornar um. Você pode estar interessado em trabalhar com consultoria na área, ou ser um administrador de negócios. Um curso de maquiagem poderia abrir as portas para uma carreira artística, serviços comunitários ou até mesmo o turismo.

Com tantas opções, como você escolhe seu futuro? Pense em qualquer experiência de trabalho que possa ter tido e o que você gostou sobre elas. Talvez você teve um gosto para escrever artigos, ou você gostava de trabalhar em equipes pequenas. Pense em temas ou atribuições em seu curso que você gostou e teve destaque. Quaisquer que os seus pontos fortes sejam, se candidate a empregos com isso em mente.

Pense nas empresas alvo. Se você quer ou não sair de sua região, você deve fazer isso pensando nas empresas às quais quer enviar seu currículo. Isso vai ajudar também na hora de escolher um começo de carreira. Afinal, você pode mudar seus sonhos no meio do caminho.

Coloque suas habilidades no papel

Depois de ter decidido os trabalhos para os quais você quer se aplicar, é necessário se certificar que seu currículo está atualizado e faz você se destacar da multidão. Seu curso do SENAI ou do PRONATEC é o seu principal ativo, neste ponto, mas qualquer experiência adicional que você tem é um bônus. No entanto, se você não foi capaz de ganhar alguma experiência no campo, não se desespere. Qualquer experiência de trabalho, trabalho voluntário, realizações e atividades extra-curriculares ajudarão a mostrar sua ética de trabalho, iniciativa, potencial e versatilidade.

Conseguir emprego após pronatec senai

Seu emprego dos sonhos vai aparecer com trabalho duro. Seu curso do PRONATEC ou do SENAI é apenas o começo de uma longa jornada. (Foto: www.folhajovem.com.br)

 

Faça cursos online de várias áreas. Existem centenas de cursos online gratuitos e que oferecem certificados para as mais diversas áreas. Só dependem de sua dedicação e vontade de estudar. Quanto mais você tiver, melhor.

Seja específico na hora de se vender ao contratante. Não espere começar um trabalho com uma carta de apresentação genérica. Enderece a carta para a pessoa apropriada e impressione os empregadores, mostrando-lhe ter feito sua pesquisa, por exemplo, ‘[nome da empresa] tem crescido e se tornado um líder de mercado na [a indústria específica] em relação ao ano passado e eu adoraria ser uma parte da equipe”. Certifique-se de tratar individualmente cada um dos critérios listados no anúncio de trabalho, relacionando cada um de volta à experiência anterior você já teve. Esta é a hora de você mostrar como a sua passagem como atendente de supermercado fez de você um membro de equipe e, portanto, adequado para o papel anunciado.

Demonstre suas habilidades. Algumas indústrias podem exigir que você mostre evidências de sua capacidade de escrever ou fazer pesquisas. Se você ainda não publicou quaisquer documentos, sinta-se livre para incluir todos os trabalhos do curso ou mesmo postagens em blogs que demonstrem a sua capacidade de se comunicar e experiência na área.

Use sua rede de contatos. Dentro dos cursos do SENAI e PRONATEC, os professores e instrutores sempre tem vários contatos dentro da indústria e podem indicá-lo para um trabalho com estes contatos. Converse, comunique seu interesse em conseguir um emprego, e as chances de conseguir uma oportunidade crescerão exponencialmente.

Deixe uma boa primeira impressão

Então você conseguiu uma entrevista de emprego! Parabéns, você está um passo mais perto de ser empregado. Mesmo que você já tenha passado os últimos quatro anos cheio de graxa, na terra de entrevistas de emprego, sapatos e roupas limpas são uma necessidade. As primeiras impressões são essenciais, e embora isso possa não significa vestir-se como se estivesse indo para um baile de gala, isso não significa que você precisa se vestir de qualquer jeito e nem que apenas a roupa vai te conseguir a vaga.

Esteja preparado mentalmente e fisicamente para a entrevista. Armado com o seu diploma ou certificado, a maioria dos empregadores esperam que você tenha algum conhecimento da indústria e as tendências atuais, bem como as habilidades básicas necessárias para o trabalho. Conheça o negócio e o papel para o qual você está se candidatando. Também esteja preparado para pensar fora da caixa.

Esteja pronto para o inesperado. Os empregadores hoje em dia estão se desviando de perguntas e procedimentos de entrevista tradicionais para descobrir mais sobre seus futuros empregados. Portanto, não fique sem palavras quando lhe for perguntado: “Se você fosse um animal, qual você seria?

Certifique-se de que você não é apenas realista, mas otimista ao transmitir suas habilidades para um potencial empregador. Se você ainda não tinha muita experiência no campo, descreva como outro trabalho que tem feito deu-lhe as habilidades para se sobressair. E não se esqueça que a positividade e entusiasmo percorrem um longo caminho. Para muitos empregadores, a principal coisa que eles estão procurando em um novo empregado é a atitude certa.

Coloque um pé na porta

Se você está achando que você está recebendo um monte de portas fechadas, em seguida, aplique-se para estágios e programas de pós-graduação para abrir novos caminhos. Enquanto estes não garantem-lhe um emprego, eles oferecem grande experiência prática e dão-lhe uma vantagem se uma posição se torna disponível dentro da empresa. Empresas admiram as pessoas que estão dispostos a colocar tempo e esforço para fazer o trabalho não remunerado u pouco remunerado e isso vai mostrar sua paixão para a vaga.

Esta é também uma ótima maneira de fazer uma rede e construir seus contatos. Alguém empresa em que você está estagiando pode começar seu próprio negócio e lembrar de você. As chances são de que haverão vários outros tentando isso, ao mesmo tempo, por isso não deixe de impressioná-los com o seu entusiasmo e trabalho duro.

Comece por baixo

Começando na parte inferior da cadeia alimentar também é outra maneira de conseguir o emprego. Se a única posição disponível em seu emprego dos sonhos é como um funcionário da sala de correspondência, então não desanime. Existem diretores de empresas que começaram como recepcionistas antes de trabalhar seu caminho até o topo. A sala de correspondência, pode um dia te pagar com uma ótima vaga de emprego. Trabalhe duro para conhecer os jogadores-chave na empresa, e você pode ser notado. Você também terá uma melhor chance de ouvir sobre as ofertas de emprego de dentro da empresa.

Ao longo de seu processo de procura de emprego, permaneça resistente. Não deixe que o aumento do número de cartas de rejeição que se acumulam em sua mesa esvazie a sua confiança. Seja pró-ativo, positivo e entusiasmado. Olhe através de jornais, sites de busca de emprego e sites de mídia social. Pergunte aos seus amigos e familiares para pedir dicas e indicações. Mantenha a mente aberta sobre as tarefas que você aceitar: você não está indo para obter o seu emprego do sonho um mês após acabar seu curso do PRONATEC ou do SENAI. Você pode ter que se contentar com algo inesperado, mas não desista. Você nunca sabe o que pode estar ao virar da esquina.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)