Não deixe a falta de experiência desencorajá-lo de se candidatar para o trabalho que você deseja. Seja você um estudante, recém formado ou iniciante no mercado de trabalho, é compreensível que sua experiência possa ser um pouco fraca.

A falta de experiência relevante é um problema comum para muitas pessoas que entram na força de trabalho ou mesmo que estão mudando de carreira. Reunimos os conselhos de profissionais sobre como criar um currículo efetivo, mesmo que você não tenha muita experiência.

Currículo e experiência profissional: seguindo o exemplo

Certifique-se de que há uma seção de “resumo” no topo do seu currículo. Um resumo é composto de 2 a 3 frases que descrevem quem você é e o que você pode fazer para um empregador. É o seu marketing pessoal no currículo. Uma vez que você não possui experiência, você quer destacar suas habilidades e educação em seu currículo.

Um exemplo de resumo é o seguinte:

Bacharel recentemente graduado em economia. Habilidades em pesquisa, gestão do tempo e resolução de problemas. Altamente organizado com a capacidade de gerenciar vários projetos e cumprir consistentemente os prazos.

Como escrever currículo

Escrever um currículo não tendo experiência não precisa te amedrontar. E escrevendo um bom currículo, suas chances vão só aumentar. (Foto: SearchPath Arabia)

Como fazer currículo iniciante: as habilidades

A partir do exemplo acima, você pode notar que existem várias habilidades listadas. Quais as habilidades que você deve incluir? A resposta é simples: veja a descrição do trabalho ou o anúncio. Na seção de qualificações da descrição do trabalho ou anúncio, você encontrará uma lista de habilidades que o empregador está buscando.

Se você não está respondendo a um anúncio específico ou não sabe exatamente qual o trabalho que deseja, pegue alguns minutos para pesquisar anúncios de trabalho online. Olhe para 2 a 3 anúncios de emprego para alguns trabalhos nas indústrias que você está considerando e faça uma lista das habilidades comuns que aparecem nesses anúncios.

Certifique-se de que o seu currículo inclui as habilidades que eles listaram. Claro, apenas liste as habilidades que você realmente possui. Se você não possui todas as habilidades, então inclua apenas as que você possui. Se você não possui nenhuma das habilidades listadas, provavelmente você deve pensar duas vezes antes de se candidatar à posição.

Ter as mesmas habilidades que um empregador procura exibir no topo do seu currículo lhe darão as melhores chances de ser notado pelo recrutador.

Seção de experiência do currículo: análise

Para os candidatos de nível inicial, a seção de experiência é provavelmente o maior desafio. O que você quer evitar é ter uma seção de experiência que está quase vazia ou uma que é preenchida com experiências que não são relevantes para sua posição de destino.

A abordagem que a maioria dos especialistas recomendam aos candidatos que não possuem experiência é focar, novamente, nas suas habilidades. Consulte a descrição do trabalho ou enfatize as mesmas habilidades que você mencionar no seu currículo. Em seguida, agrupe sua experiência sob esses títulos de habilidade.

Aqui está um exemplo:

  • Habilidades de pesquisa: desenvolveu e conduziu pesquisas para medir as atitudes atuais em relação ao planejamento financeiro pessoal. Avaliou a confiabilidade das fontes de informação online e offline para inclusão no estudo de pesquisa.
  • Habilidades de gerenciamento de tempo: respeitada prazos semanais para publicação de artigos como membro do grupo de estudos em educação financeira. Gerenciou um plano de projeto detalhado para coordenar as atividades do grupo de estudos em educação financeira.

Uma vez que você pode não ter muita experiência, é importante incluir cursos, projetos de classe, trabalho voluntário ou atividades extracurriculares relacionadas ao seu trabalho alvo. Embora estas não sejam experiências pagas, elas ainda são experiências válidas que você pode listar em seu currículo.

Você notará que os nomes das empresas e títulos de trabalho não são mencionados aqui. Isso porque esses serão listados mais tarde no Histórico de Trabalho.

Histórico de trabalho para currículo

Uma vez que os empregadores querem inevitavelmente ver datas e posições de trabalho, inclua essas informações na seção histórico de trabalho. Você já descreveu sua experiência, então você não precisa descrever o que você fez em cada posição.

Se você não tem experiência, o segredo para escrever um currículo efetivo é enfatizar suas habilidades. Para alunos recém licenciados ou candidatos de nível inicial, um currículo funcional mostra mais poderosamente suas habilidades e destaca seu verdadeiro potencial como empregado.

Pronto para construir um currículo? Deixe nos comentários suas dicas e dúvidas que nós estamos aqui para te ajudar!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)