Currículo, o que colocar no objetivo?

Escrito na categoria "Recursos Humanos" por André M. Coelho.

Uma declaração de objetivo de currículo é um parágrafo curto geralmente incluído no topo de um currículo. Não deve ser confundida com uma declaração resumida, a declaração de objetivo é usada com menos frequência, devido às suas muitas armadilhas notáveis. No entanto, no lugar e na hora certos, a declaração de objetivo outrora popular ainda tem seu propósito.

O que colocar no objetivo de um currículo?

Uma declaração de objetivo de currículo apresenta um currículo ao gerente de contratação. Como o nome sugere, ele responde à pergunta: “Qual é o objetivo deste currículo?” Geralmente, indica a posição para a qual você está se candidatando e pode incluir seus objetivos de carreira. Com um objetivo claro e bem escrito, mais fácil arrumar uma vaga.

Tradicionalmente, uma seção de declaração de objetivo de currículo pode ter a seguinte aparência:

Objetivo do currículo: obter uma posição de marketing de nível básico em uma das 10 maiores empresas do Brasil.

No entanto, a declaração de objetivos do currículo de hoje não apenas declara a intenção do candidato, mas visa “vender” o gerente de contratação ao candidato a emprego, destacando suas habilidades e objetivos de carreira. Deve ser curto, direto ao ponto e personalizado para cada currículo.

Exemplo de objetivo pra botar no currículo

Abaixo, alguns bons exemplos de objetivos para currículos

“Em meus 7 anos como Engenheiro de Integração de Processos, adquiri conhecimento em simulação, otimização e integração de processos, princípios de design inerentemente mais seguros, e habilidades de P&D Em um esforço para aprimorar meu conhecimento e promover minha carreira, gostaria de trazer essas habilidades para o cargo de Gerente de Cadeia de Suprimentos.”

“Com um histórico comprovado em administração de empresas, estou procurando um cargo que se beneficie de minha experiência em negócios e, ao mesmo tempo, promova meu interesse pela educação. O cargo de Assistente de Ensino Experiente para Administração de Empresas é o ajuste perfeito.”

“Procurando emprego em um ambiente profissional onde possa diversificar e aprimorar as habilidades adquiridas durante meus 10 anos como Gerente de Contas. Como diretor de vendas corporativas, eu me concentraria em aumentar a produtividade e a reputação da empresa, melhorando a minha própria.”

“Gerente de Recursos Humanos em busca de novos desafios emocionantes. Meu objetivo neste ponto da minha carreira é capitalizar novas oportunidades de desenvolvimento de carreira dentro de uma organização que valoriza o trabalho árduo, a integridade e os resultados. Estou ansioso para saber se sou uma boa pessoa para o cargo de Chefe de Operações.”

Objetivos de currículo

Coloque os objetivos no currículo para obter mais chances e criar oportunidades para ser contratado. (Imagem: Resume Professional Writers)

Qual é o principal objetivo de um currículo?

Atualmente, os objetivos do currículo raramente são recomendados por especialistas e profissionais de carreira. Pode ser útil incluir um se você estiver mudando radicalmente de carreira ou adaptando seu currículo à lista de empregos, uma vez que a declaração de objetivos apresenta uma oportunidade natural de incluir palavras-chave exatas e cargos. Mas, como regra geral, se a descrição do trabalho não afirma explicitamente que uma declaração de objetivo deve ser incluída, não é necessário.

Aqui estão alguns motivos pelos quais o objetivo de currículo tradicional caiu em desuso nos últimos anos:

Declarações objetivas de currículo são um pouco egoístas

Conforme mencionado acima, um objetivo de currículo informa ao gerente de contratação o que você deseja profissionalmente, não o que pode fazer por ele e pela empresa. É ótimo mostrar sua ambição de carreira, mas as empresas normalmente estarão mais preocupadas com seus próprios interesses.

Os objetivos genéricos do currículo deixam os gerentes de contratação com dúvidas

Suas intenções e objetivos profissionais não explicam ao gerente de contratação por que você é a melhor pessoa para o trabalho. Declarações objetivas não têm o contexto mais amplo de uma declaração resumida, muitas vezes perdendo a explicação “aqui está o que posso fazer por você”.

Resumo ou objetivo para colocar em currículo do primeiro emprego?

No que diz respeito às declarações introdutórias do currículo, o objetivo do currículo não é tão útil quanto a declaração de resumo do currículo moderno.

Uma diferença importante é que a declaração resumida destaca habilidades difíceis e realizações na voz ativa em vez da voz passiva, fazendo com que o candidato a emprego pareça mais capaz e assertivo.

Por exemplo, “Atingi 25% de crescimento de vendas” é voz ativa, enquanto “25% de crescimento de vendas foi alcançado” é voz passiva.

No geral, uma declaração resumida de currículo tem um tom mais assertivo. Ele usa resultados quantitativos para oferecer ao gerente de contratação provas sobre as coisas que o candidato a emprego realizou e continuará realizando se for contratado.

Aqui estão alguns exemplos de declarações de objetivo tradicionais em comparação com declarações resumidas de currículo:

Declaração de objetivo tradicional: “Para obter uma posição no atendimento ao cliente”

Declaração resumida moderna: “Representante de atendimento ao cliente com 8 anos de experiência trabalhando com contas de clientes e resolvendo problemas de produtos e serviços. Manteve um índice de satisfação do cliente de 90%. ”

Declaração de objetivo tradicional: “Conseguir um emprego como supervisor de contas”

Declaração resumida moderna: “Gerente de vendas e marketing com mais de 10 anos de experiência em vendas comerciais e marketing. Excedeu todas as metas de vendas em 15% ou mais entre 2012 e 2017. ”

Declaração de objetivo tradicional: “Trabalhar como gerente da cadeia de suprimentos no setor de logística”

Dicas para objetivo do currículo

Se uma declaração de objetivo de currículo for adequada para sua procura de emprego, estas três dicas podem ajudá-lo a evitar erros comuns:

Se mantenha breve. Este não é um lugar para adicionar exageros! Você só precisa de algumas frases produtivas. Certifique-se de que cada palavra seja deliberada e necessária.

Seja claro e detalhado sobre o trabalho que deseja. Indique o emprego para o qual você está se candidatando e descreva seus objetivos apenas no que se refere ao emprego e ao setor para o qual está se candidatando.

Explique o que você pode fazer por eles. Leve seus objetivos um passo adiante, explicando como eles atendem às necessidades da empresa, usando o anúncio de emprego como referência. Esta etapa define um objetivo de currículo forte.

Se nenhum tipo de declaração introdutória parecer certo, você não precisa incluir uma para construir um currículo forte. Se você incluir um, lembre-se de que embora uma declaração de objetivo de currículo possa ser útil para candidatos a emprego que estão mudando de carreira ou de setor, na maioria dos casos, uma declaração de resumo de currículo será a mais adequada.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário