Como fazer um resumo de qualificações?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Um resumo das qualificações é uma seção de currículo que lista conquistas, habilidades e experiência. Esta seção é opcional e, se usada, deve ser personalizada para cada posição. Saber mais sobre como usar um resumo das qualificações em seu currículo pode ser a diferença entre garantir uma entrevista de emprego ou não.

O que é um resumo das qualificações?

Uma seção Resumo de Qualificações de um currículo é uma seção personalizada opcional no início de um currículo. Ele lista as principais conquistas, habilidades, experiência e as qualificações mais relevantes para a posição que você está solicitando.

Este resumo deve ser colocado na parte superior do seu currículo em seu nome e informações de contato.

Nomes alternativos: Perfil de Qualificações, Destaques das Qualificações, Resumo

Como funciona um resumo das qualificações?

Um resumo das qualificações pode consistir em algumas frases ou uma breve lista com marcadores de três a cinco itens. Deve ser curto e mostrar ao recrutador por que você está qualificado para a posição.

Você pode destacar a quantidade de experiência relevante que você tem e mencionar qualificações que o separarão de outros candidatos. Seja específico sobre suas conquistas. Por exemplo, para uma posição de relações públicas com uma organização, um dos seus pontos pode dizer: “Aumento do envolvimento de mídia social em 20%”.

Você também pode incluir habilidades suaves que são uma correspondência para a posição para a qual você está aplicando. Habilidades suaves são habilidades não técnicas, como ética de trabalho e resolução de problemas. Se você estiver solicitando uma posição de gerenciamento de varejo, você pode listar, “qualificado em resolver problemas de atendimento ao cliente”.

Resumo de qualificações

Um resumo de qualificações será uma forma de mostrar suas qualidades de forma direta ao empregador. (Imagem: Pinterest)

Vantagens de um resumo das qualidades e habilidades

O típico gerente de contratação ou recrutador é encarregado de revisar dezenas, se não centenas de aplicativos de emprego. Para passar por todos eles, eles normalmente passam pouco mais de sete segundos revisando os currículos submetidos. Uma das vantagens de incluir um resumo das qualificações é que é uma ótima ferramenta para capturar o olho do revisor dentro desse período crítico de sete segundos.

Muito parecido com uma carta, é benéfico modificar e adaptar seu resumo para direcionar as necessidades específicas de cada empregador. Você pode fazer isso lendo cuidadosamente as qualificações solicitadas na postagem de emprego e, em seguida, projetar seu resumo para refletir essas qualificações.

Embora um resumo das qualificações seja opcional, vale a pena considerar muitos candidatos a emprego. Aqueles que podem se beneficiar incluem:

Candidatos a emprego experientes: funciona especialmente bem para pessoas com extensa experiência de trabalho. É uma maneira eficaz de mostrar as experiências que melhor falam com as qualificações que um empregador esteja procurando.

Graduados recentes: também são uma ferramenta útil para os recentes graduados da faculdade. Se eles têm experiência limitada de trabalho, novos graduados devem adaptar a declaração para destacar habilidades transferíveis relevantes que desenvolveram através de suas experiências educacionais e trabalho voluntário.

Aqueles que estão trocando de carreira: os que estão trocando de carreira também podem mostrar habilidades transferíveis no resumo das qualificações e impedir que sua experiência mais recente e possivelmente não relacionada jogue fora do gerente de contratação.

Embora, de uma vez, era popular para os candidatos a emprego incluem um objetivo de carreira no início de um currículo, isso agora é geralmente desencorajado porque coloca uma ênfase sutil nos objetivos de carreira do candidato em oposição às necessidades do empregador.

Exemplos de um resumo de qualificações

Seu resumo pode ser curto e diureto ou mais com mais informações. Aqui estão exemplos de resumos curtos:

Aqui estão exemplos de resumes de qualidades mais longos:

Empreendedor dinâmico que utiliza criatividade, liderança e trabalho em equipe para projetar e executar soluções que criam valor do cliente.

Comunicador eficaz com a capacidade de criar materiais de marketing que transmitem valor para clientes e usuários finais.

Profissional experiente com planejamento e habilidades organizacionais que equilibram o trabalho, o apoio da equipe e as responsabilidades ad-hoc de maneira oportuna e profissional.

Executivo de desenvolvimento de negócios com 20 anos de experiência em vendas técnicas, gerenciamento de vendas, liderança de equipe e crescimento e expansão de negócios. Supervisionar um aumento de 30% na receita de vendas.

Profissional experiente com uma combinação única de expertise técnica, experiência gerencial, liderança comercial e apoio de design e produção. Liderar a entrega e implementação do sistema de software crítico de missão XYZ.

10 anos de experiência com AIX, HP / UX, Windows, VB.NET, C #, C, C ++, SQL Server, Oracle, DB2 e Sistemas de Negócios.

Para relembrar:

Um resumo das qualificações é uma seção de currículo opcional que lista conquistas, habilidades e experiência.

Adapte a seção para cada posição que você está solicitando.

Ser específico sobre suas experiências e qualificações relevantes.

Alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário