Como mandar um currículo por email?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Você precisa enviar um currículo por e-mail para se candidatar a um emprego? Qual é a melhor maneira de fazer isso? Ao enviar um currículo por e-mail, é importante seguir as instruções do empregador sobre como enviar seu material de trabalho. O anúncio de emprego deve fornecer informações detalhadas sobre como você deve se inscrever. Se for por e-mail, você pode ser informado sobre qual formato você deve usar para o seu currículo, o que incluir na linha de assunto da mensagem de e-mail e quando o empregador precisa recebê-lo.

Certifique-se de seguir atentamente as instruções do empregador ou você corre o risco de perder a vaga. Quando não houver instruções claras (e mesmo quando houver), siga as dicas abaixo sobre como enviar seu currículo e outros materiais de trabalho por e-mail.

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Leia as instruções para o envio de curriculum por email

A primeira regra básica ao enviar um currículo é fazer exatamente o que a listagem de empregos diz. Se a listagem solicitar que você envie seu currículo em um formato específico ou peça que você salve seu currículo com um nome específico, não deixe de fazê-lo. Os empregadores provavelmente descartarão aplicações que não seguem exatamente as instruções.

Envie o currículo para email como um anexo

Tenha em mente que alguns empregadores não aceitam anexos. Nesses casos, cole seu currículo em sua mensagem de e-mail como texto simples. No entanto, quando não há instruções, a maneira mais fácil de enviar seu currículo é como um anexo. Isso preservará seu conteúdo e formato de currículo. Sua carta de apresentação também pode ser anexada ou gravada no corpo de uma mensagem de e-mail.

Certifique-se de ler atentamente a listagem da vaga para quaisquer instruções sobre o formato que o empregador prefere para o seu currículo. Se não houver instruções, envie o currículo como um documento PDF.

Para salvar seu documento como PDF, dependendo do software de processamento de texto, você poderá selecionar “Arquivo”, “Salvar como” e salvá-lo como PDF. Caso contrário, existem programas gratuitos que você pode usar para converter um arquivo em PDF.

Enviando currículo por email

Envie seu currículo por email corretamente para aumentar suas chances de contratação. (Foto:

Nomeie seu anexo no currículo por email

Se você anexar seu currículo ao seu email, lembre-se de que seu empregador pode ver o nome do seu documento. Inclua seu nome no título para que o empregador saiba, de imediato, quem você é. Por exemplo, você poderia nomear seu currículo como “[Nome Sobrenome] Currículo”.

Não use um nome genérico como “Currículo” ou, pior ainda, “Currículo1” ou “Currículo 2”. Isso pode fazer com que o empregador pense que você não se importa o suficiente com o trabalho para adaptar seus materiais especificamente para a posição. Também não ajuda o empregador a lembrar quem você é.

Como mandar currículo por email mantendo tudo simples?

Se você colar seu currículo no corpo da mensagem de email ou enviá-lo como anexo, mantenha a fonte e o estilo simples. Use uma fonte fácil de ler e remova qualquer formatação sofisticada.

Não use HTML. Você não sabe qual é o cliente de e-mail que o empregador está usando; portanto, é muito simples, porque o empregador pode não ver uma mensagem formatada da mesma maneira que você.

Como enviar sua carta de apresentação via email?

Ao se candidatar a um emprego via email, você pode copiar e colar sua carta de apresentação na mensagem de e-mail ou escrever sua carta de apresentação diretamente no corpo de uma mensagem de e-mail.

Você também pode optar por enviar sua carta de apresentação como um anexo. Se você enviar sua carta de apresentação como um anexo, use o mesmo formato de seu currículo (por exemplo, se seu currículo for um PDF, sua carta de apresentação também deve ser em PDF). Use também a mesma convenção de nomenclatura do seu currículo, por exemplo, “[Nome Sobrenome] Carta de Apresentação.pdf”.

Certifique-se de ler atentamente as instruções no formulário pois às vezes as empresas querem que todos os seus materiais sejam enviados como um único documento PDF ou Word, e outras vezes eles querem anexos separados para cada documento.

Se você enviar seu currículo e carta como anexos, inclua uma breve introdução em sua mensagem de email. Nela, indique o cargo para o qual você está solicitando e escreva que seu currículo e carta de apresentação (e qualquer outro material solicitado) estão anexados.

Dicas para enviar materiais de trabalho por email

Certifique-se de usar um endereço de email profissional que inclua seu nome ou parte do seu nome. Se você ainda não tiver um, crie um novo endereço de e-mail profissional com seu primeiro e último nome, se possível.

A linha de assunto é a primeira coisa que o empregador verá ao decidir se deve ou não abrir sua mensagem. Certifique-se de que sua linha de assunto declara claramente a finalidade da mensagem, para que o empregador não a confunda com spam nem a ignore. A linha de assunto deve incluir o título do trabalho e seu nome, e deve ser editada para erros de ortografia. Por exemplo, pode ser “Currículo para o Cargo X – Nome Sobrenome”.

Se você enviar todos os materiais de trabalho como anexos, inclua uma breve mensagem no conteúdo do e-mail que diga quem você é, por que está escrevendo e quais materiais você anexou.

Na parte inferior da mensagem de e-mail, inclua uma assinatura de email com suas informações de contato. Assim, é fácil para o gerente de contratação entrar em contato com você.

Veja exemplos de emails com currículos anexados e exemplos de emails com currículos no corpo da mensagem. Estes lhe darão uma noção de como formatar suas mensagens.

Edite e revise cuidadosamente seus documentos. Certifique-se de verificar a ortografia e verificar sua gramática e uso de letras maiúsculas. Os empregadores esperam o mesmo nível de profissionalismo no e-mail do que na correspondência em papel. Certifique-se de revisar sua linha de assunto, o corpo do seu e-mail e quaisquer anexos.

Muitos programas de email têm verificadores ortográficos incorporados que você pode usar. Ou, escreva sua carta de apresentação em um programa de processamento de texto que tenha corretor ortográfico e gramatical, e cole na mensagem de email. Não importa como você escreve, não confie apenas em corretores ortográficos, que podem perder muitos erros de gramática e ortografia. Releia sua mensagem por conta própria e pense em fazer com que um amigo a analise também.

Antes de clicar em “Enviar”, envie uma mensagem de email de teste para um outro email seu ter certeza de que seu aplicativo está perfeito e pronto. Anexe seu currículo e envie primeiro a mensagem para testar se a formatação funciona. Abra o anexo para ter certeza de que você anexou o arquivo correto no formato correto e que ele abre corretamente. Se tudo estiver definido, envie para o empregador. Se não, atualize seus materiais e envie outra mensagem de teste para você mesmo.

Com vocês enviam currículos por email? Que dicas dariam para quem está fazendo este envio pela primeira vez?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

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