A primeira coisa que a maioria dos empregadores nota quando se avalia um candidato a emprego é a sua carta de apresentação. Uma carta de apresentação eficaz pode provar que você escreve bem, pensa com clareza e possui as qualidades que você precisa para ter sucesso no trabalho. Evitando erros vai ajudá-lo a saltar o primeiro obstáculo e fazer os exames para uma entrevista. E conhecendo os erros mais comuns, como os abaixo, irá ajudá-lo a estar um passo à frente dos concorrentes.

Enviar uma carta com erros

Enviar uma carta com erros gramaticais e/ou ortográficos é uma maneira de ser excluído. Use ferramentas de ortografia e verificação gramatical para identificar alguns problemas, mas nunca confie que eles pegaram todos os seus erros. Coloque um dedo em cada palavra, leia sua carta em voz alta e tenha amigos para rever suas comunicações antes de encaminhá-las para os empregadores.

Enviar uma carta de apresentação genérica

O erro mais comum em cartas de apresentação está em usar uma abordagem genérica e enviar a mesma carta para todo empregador. Certifique-se de mencionar o trabalho específico para o qual você está aplicando em sua primeira frase. Considere cuidadosamente as características do candidato ideal, conforme indicado no anúncio de emprego, e explique como suas habilidades, experiências e qualidades pessoais, irão permitir-lhe para se destacar em determinado trabalho.

Não explicando os fatos direito

É surpreendente como muitas vezes os candidatos a emprego abordam sua carta para a pessoa errada ou referenciar a empresa errada. Este é frequentemente o caso quando os candidatos estão aplicando para muitos trabalhos ao mesmo tempo. Verifique cuidadosamente a saudação e ter certeza de que você lista a pessoa de contato direito e menciona apenas a sua empresa-alvo em toda a sua carta.

Usando uma saudação desatualizada

Abstenha-se de usar termos antiquados como “Prezado Senhor ou Senhora” se você não tem o nome de uma pessoa de contato. Tente termos de gênero neutro, como “Caro Gerente de Recursos Humanos” ou simplesmente comece com o primeiro parágrafo de sua carta sem atender a ninguém.

Reescrever cartas de apresentação

Escreva, reescreva e aperfeiçoe sua carta até o ponto onde você e mais alguns amigos que a leram ficam satisfeitos com o que viram. (Foto: www.allenschool.edu)

Carta é muito curta

Fornecer uma carta que é muito curta pode enviar o sinal errado aos empregadores sobre sua ética de trabalho ou nível de interesse no emprego. Você também vai ter perdido a oportunidade de enquadrar o fundo para os empregadores e para conduzi-los em direção a uma visão positiva da sua candidatura.

Carta é muito longa

Uma excessivamente longa carta pode sobrecarregar o leitor e aumentar a probabilidade de que eles vão saltar sobre a sua carta e mover para outro currículo. O mesmo pode ser dito para os parágrafos que são muito densos. Objetive de 3 a 5 parágrafos de não mais do que 6 linhas cada.

Incluir muita informação

Há alguma informação que você não precisa incluir em sua carta. De fato, inclusive, pode prejudicar suas chances de obter uma entrevista. Não dê aos empregadores mais informações do que eles precisam saber.

Não fornecer exemplos concretos

Expressar opiniões vazias sobre seus pontos fortes geralmente não vai convencer os empregadores sobre a sua aptidão para o trabalho. Faça um suporte de suas declarações sobre os seus feitos, fazendo referência a um emprego ou papel onde você empregou com sucesso essa força. Por exemplo, em vez de simplesmente declarar “eu possuo fortes habilidades de escrita e uma excelente ética de trabalho” tente “fortes habilidades de escrita permitiram-me a rever a proposta de doação e garantir R$100.000 em financiamento adicional da Empresa Xis.”

Não manifestar interesse suficiente

Não deixe o gerente de contratação perguntando sobre o seu nível de interesse. Manifeste um entusiasmo genuíno para o trabalho de modo que o empregador sabe que você está altamente motivado para prosseguir o trabalho.

Atualize sua carta para novos empregos

Mais comum que você imagina são aqueles que não atualizam suas cartas após alguns anos. Mantenha ela sempre atualizada para poder aproveitar oportunidades boas e assim, garantir sempre bons empregos.

Vocês tem dicas de cartas de apresentação? Já tiveram problemas com estas cartas? Falem um pouco no espaço de comentários abaixo.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)