Enviar uma carta de agradecimento não é apenas uma boa maneira de fazer que as pessoas se sintam apreciadas pelo que elas fizeram por você, mas também tornam você uma pessoa mais bem vista, repassando uma imagem cortês a quem recebe o agradecimento.

Pode ser uma carta de agradecimento por uma oportunidade de emprego na empresa, um agradecimento pelo tempo que você passou na empresa e pelas oportunidades que eles proporcionaram, pela oportunidade que a empresa deu em uma entrevista. Se a empresa não te contratou, uma carta de agradecimento pode te deixar com uma boa imagem na empresa, te deixando na lista de espera deles para novas contratações.

Seja qual for o motivo, uma carta de agradecimento a uma empresa é um diferencial que poucos profissionais se dão o tempo e o valor de escreverem hoje em dia, e pode ser o toque especial para você conquistar seu emprego ou manter sua imagem profissional intacta no mercado de trabalho.

Carta agradecimento de trabalho

A carta deve começar pela inclusão de uma sentença estruturada em torno da palavra “obrigado”. Esta frase deve vir após logo após a saudação inicial, e antes da explicação de por que você está agradecendo à empresa ou pessoa que oferece ou ofereceu o tempo de trabalho naquela empresa. Destaque bem o motivo do agradecimento (pela oportunidade que está me sendo dada, pelo tempo que passei na empresa, pelos companheiros de departamento, etc). Gratidão é uma virtude.

Funções de uma carta de agradecimento de trabalho

Uma carta de agradecimento de trabalho é tão rara hoje em dia, mas pode ser tudo que um empregador precisa para te dar uma nova oportunidade, ou te ver com bons olhos no novo emprego. (Foto: www.linkedin.com)

Carta de agradecimento ao cliente e a empresa: seja bem específico no motivo

É importante enunciar o motivo específico que você está escrevendo a carta de agradecimento. Não seja vago na motivação do agradecimento, dizendo algo como, “agradecemos pela preferência”. A carta de agradecimento precisa ter uma carga emocional.

Em vez disso, escreva: “Obrigado por nos permitir oferecer nossos serviços e produtos há mais de 10 anos para você”, ou “Obrigado por ficar conosco mesmo mesmo após os problemas no mês passado na nossa cadeia de produção.”

Você pode agradecer um supervisor quando ele te oferecer horas extras em um mês difícil, escrevendo, “Obrigado por oferecer essa oportunidade”. Ele se lembrará disso nas próximas vezes que precisar de um funcionário para cumprir horas extras. Quem sabe, ele não se lembrará de você para aquela promoção?

Especifique o que você recebeu como benefício através da carta de agradecimento

Nomeie o grande benefício ou o impacto que motivou a carta de agradecimento. Um exemplo simples: “A oportunidade de trabalho oferecida é exatamente a área de especialização na qual me formei” ou “a oportunidade da entrevista renovou minha motivação para a procura de um emprego” (quando, por exemplo, você não passar em uma entrevista de processo seletivo).

Lembre-se de não deixar que o texto soe como um “puxa saquismo”. Resuma o benefício a uma frase apenas, e já está de bom tamanho.

Sempre termine com uma frase sobre o futuro

Cartas de agradecimento de qualquer natureza incluem um pensamento ou frase sobre o futuro, relacionado com o benefício que você enunciou. Pegando nossas duas frases de exemplo anteriores:

Na frase “A oportunidade de trabalho oferecida é exatamente a área de especialização na qual me formei”, acrescente depois “Tenho certeza de que terei muito a aprender, crescer, e ensinar à equipe e à empresa.

Na frase “A oportunidade da entrevista renovou minha motivação para a procura de um emprego”, acrescente “Espero que a entrevista tenha deixado as portas abertas a uma futura oportunidade, para a qual estarei melhor preparado.

O que vocês sugerem em uma carta de agradecimento? Como vocês fazem uma carta de agradecimento?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)