Como fazer uma carta de apresentação em inglês?

Em Recursos Humanos por André M. Coelho

Você vai solicitar um emprego, você já passou horas preparando seu CV, e agora você se pergunta se vale a pena gastar tanto energia em sua carta de apresentação em inglês, e como fazê-lo.

Bem, para responder sua primeira pergunta, vamos dizer uma coisa: geralmente o primeiro documento que seus potenciais empregadores verão é a sua carta de apresentação. Se você chamar sua atenção, eles revisarão seu CV em detalhes, considerará o aplicativo e ser persuadido que você pode ser o único para a posição em questão.

Você pode até fazer uma entrevista. Então, como você pode ver, é essencial escrever uma boa carta em inglês se você quiser colocar seu CV no contexto e persuadir o recrutador a lhe dar uma entrevista. Neste artigo, vamos dar-lhe algumas diretrizes e muitas dicas úteis para escrever uma boa carta em inglês.

Mas lembre-se: não há um modelo que você possa copiar e colar porque cada carta de apresentação deve ser única, é um universo próprio. O trabalho que você está se candidatando, o perfil procurado pela empresa, sua intenção ao escrever, etc., indicará o que incluir, o tipo de formato e o estilo.

Carta de apresentação em inglês com qualidade

Uma carta diz muito sobre você? Sim. Ela reflete suas habilidades de comunicação, revela sua capacidade de organizar informações corretamente e mostra como você é profissional. Se você enviar uma carta cheia de erros de ortografia, sem pontuação e com imprecisões lexicais, seu potencial empregador pode pensar que você é descuidado e incapaz de produzir trabalhos de alta qualidade.

Em inglês, a carta de apresentação ainda adiciona o seu conhecimento sobre uma língua estrangeira, mostrando na prática sua habilidade na língua.

Uma carta de apresentação também mostra como você é motivado e quão bem você percebe a natureza do trabalho? Sim. Ao ler sua carta, seu potencial empregador pode notar se você fez alguma pesquisa sobre a empresa / organização e se você pensou em como você pode fazer sua parte para ajudá-los a alcançar seus objetivos.

Carta de apresentação

Uma boa carta de apresentação ajuda para te introduzir em um ambiente profissional e pode aumentar suas chances de contratação. (Imagem: ADZ)

Como faço para escrever uma carta de apresentação em inglês?

Primeiro, leia o anúncio do trabalho com muito cuidado. Você tem as qualificações necessárias e a experiência?

Faça um brainstorm os aspectos de sua formação, educação e habilidades que são relevantes para a posição que você está se candidatando. Faça uma lista e selecione os mais relevantes.

Quando possível, direcione a carta a uma pessoa específica e evite “a quem possa interessar” e “querida senhor ou senhora”. Endereçar a carta para a pessoa certa demonstrará que você tomou tempo para descobrir o nome do recrutador e, portanto, que você está interessado na posição.

Faça alguma pesquisa sobre a organização / empresa / instituição onde você gostaria de trabalhar. Faça anotações sobre sua missão, visão e valores. Se houver um site, verifique e encontre seu histórico, clientes ou parceiros. Então, veja como você pode se relacionar com a empresa, o que você admira, como pode contribuir para seu desenvolvimento pessoal e como você pode se encaixar.

Depois de reunir todas essas informações, comece a escrever sua carta. Limite a uma página e organize seu conteúdo em três a quatro parágrafos.

Use um tamanho de fonte que seja confortável para ler. O tamanho não deve estar abaixo de 12 pontos. Dependendo do conteúdo, jogue com as margens. Não deve parecer recheado com palavras, nem cheio de vazio.

Por fim, encaminhe a carta para um professor de inglês ou um amigo que já é fluente para revisão e correção.

Deixe de lado abreviaturas e acrônimos para tornar sua carta clara e fácil de ler.

É certo que sua carta de apresentação deve refletir idealmente sua personalidade e originalidade, portanto, ser criativa, mas não seja muito maluca, evite linguagem informal, observações desnecessariamente engraçadas ou subjetivas, sempre ser profissional.

Divida o conteúdo em três partes básicas: introdução, corpo e conclusão.

Expressões em inglês para escrever sua carta de apresentação

Comece sua carta com a frase clássica: Dear + um título como o Sr. Mrs. Dr. + Sobrenome. Você também pode usar: Dear + Nome + Sobrenome

Você poderia apresentar sua carta com a frase direta, mas usada demais: “I am writing to apply for…” Mas, tente mais para se destacar da multidão com as colocações abaixo:

Evite apenas listar os adjetivos Cliché como: “auto-motivado”, “pensador fora da caixa”, “dinâmico”, etc. Esse tipo de clichês drena a vida de uma carta de apresentação. Em vez disso, escreva sobre exemplos concretos que fornecem evidências do que você realizou (e use números quando possível e se pertinente. Por exemplo, “eu aumentei”, eu ajudei 60% dos alunos com notas ruins”, etc.) .

Para concluir, você pode usar: Muito obrigado pelo seu tempo e consideração. E então, use qualquer um dos seguintes fechamentos de carta:
Atenciosamente, respeitosamente, no que diz respeito, meus melhores cumprimentos, fielmente, sinceramente.

Também aprenda a parabenizar as equipes em inglês.

Ficou alguma dúvida? Deixem nos seus comentários suas perguntas!

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André é pós-graduado em pedagogia empresarial, especializando na padronização de processos. Possui mais de 300 horas em cursos relacionados à administração de empresas, empreendedorismo, finanças, e legislação. Atuando também como consultor e educador empresarial, André escreve sobre Recursos Humanos desde 2012.

Deixe um comentário