Encontrar nossos talentos naturais pode ser bastante difícil de fazer. Eu só descobri meus reais talentos após um teste de aptidões, depois dos 30 anos. As habilidades que descobri nunca foram talentos que eu sabia que eu tinha, especialmente porque no sistema de ensino tradicional, não me ensinaram nem um pouco sobre como aproveitar melhor minhas habilidades..

Descobrir quais são os seus talentos pode ser extremamente difícil, como minha experiência mostra. Por causa disso, conversei com especialistas para poder ajudar mais pessoas a encontrarem seus talentos naturais, coisas que vão diferenciá-las de outras pessoas. Eis as respostas que eles deram, com os meios que realmente funcionam para você encontrar seu talento.

Como descobrir meu talento natural? Lembre-se do que te deixava empolgado quando criança

Tome dois minutos e lembre-se de suas memórias mais felizes da escola. O que fez esses momentos tão agradáveis? Quais eram as situações onde você ficara mais alegre?

Você era altamente competitivo quando mais novo? Talvez você amava esportes e não aguentava sequer esperar o horário do recreio todos os dias. Você apreciava aquele momento que você poderia usar para se divertir e competir com os amigos. Ou talvez você gostava de trabalhar em projetos grandes, competitivos e voltados para a equipe. Seus amigos amavam quando você estava no grupo deles. Você tinha um talento especial para fazer trabalhos com as melhores notas, e isso te deixava extremamente satisfeito.

Enquanto você reflete sobre essas memórias, considere quais atividades semelhantes te emocionam como um adulto. Você ainda pode ser altamente competitivo, mas agora você está competindo para ganhar novos clientes. Você ainda pode amar trabalhos complexos e projetos estratégicos, mas agora você faz isso para a sua empresa..

Mas por que fazemos certas escolhas e gostamos de certas atividades? Por que somos melhores em algumas coisas do que em outras?

Se você já fez algum teste de aptidão, você sabe que um talento é um padrão naturalmente recorrente de pensamento, sentimento ou comportamento que pode ser aplicado de forma produtiva. Compreender seus talentos originais dá-lhe respostas às perguntas que fizemos. Seus talentos originais mostram-lhe porque você faz certas escolhas, aprecia determinadas atividades e é melhor em algumas coisas do que outras.

Então, entenda que o que provocava boas emoções em você como um aluno da escola e o que te emociona como um adulto são realmente muito semelhantes. Você está usando apenas os mesmos talentos em diferentes ambientes.

Quais são as tarefas de hoje mais parecidas com aquelas emoções que você sentia 20, 30 anos atrás? Encontre maneiras de direcionar seu trabalho hoje para aqueles momentos que o emocionaram no passado, e você já encontrará alguns de seus talentos naturais.

Descobrindo os talentos naturais

Encontrar seus talentos naturais é um processo reflexivo, que vai demandar um certo tempo, raciocínio, e análise para que você encontre todos e possa usar no seu dia a dia. (Foto: VCCMI)

Como descobrir meu talento profissional? Você perde a noção do tempo

Imagine o seguinte cenário: são meio dia em um sábado. Você começa uma atividade favorita. Talvez seja tocar guitarra, jardinagem ou escrever contos. Talvez seja escrever alguns códigos para um programa de computador. Qualquer que seja essa atividade, sempre que você a começa, ela te puxa em um buraco negro. Sua mente, corpo e intuição começam a trabalhar em perfeita sintonia. Você perde a noção do tempo e antes que você perceba, já passou das 18:00 e você ainda não está com fome..

E se o trabalho fosse tão satisfatório quanto os seus projetos pessoais? É mesmo possível capturar e aproveitar essa “meditação”? Sim, e você deve prestar muita atenção em momentos como esses. Se você está tão cativado em uma atividade que você perde a noção do tempo, você está experimentando o seu talento na mais pura forma. E, se você está se perdendo em tempo e dedicação para qualquer outro projeto, você provavelmente também está usando um ou mais de seus talentos naturais.

Como descobrir minhas habilidades e talentos? Descubra o que você sempre anseia fazer

O que você tem muita vontade de fazer nesse momento? Quais são as coisas que você, não importa a hora do dia, sempre quer fazer? Nunca houve momento na história do homem tão fácil quanto agora para começar a praticar seus talentos.

Você ama escrever e mal consegue esperar chegar em casa para começar? Então comece um blog. Você pode fazer esculturas que beiram o realismo? Ótimo, comece a fazer algumas esculturas e comece a vendê-las online. Você adora os momentos em que se conecta e conhece novas pessoas? Perfeito, comece a trabalhar na organização ou recepção para eventos. Gosta de mais de uma dessas tarefas? Então comece a fazer um blog sobre esculturas, com eventos mensais ou anuais para os interessados.

Em um mundo perfeito, todos iriam usar seus pontos fortes no trabalho todos os dias. Infelizmente, esse não é o caso para a maioria das pessoas. Na verdade, a maioria dos trabalhadores em todo o mundo não estão envolvidos com seus trabalhos. Isso nem sequer inclui aqueles que sequer usam suas habilidades reais no ambiente de trabalho. Embora existam várias razões para isso, um dos fatores chave é que a maioria dos trabalhadores não conseguem usar seus talentos naturais no trabalho diariamente.

Na natureza, as águias podem voar livremente por centenas de quilômetros, elefantes selvagens podem caminhar e correr por milhas e milhas. Se estes animais forem presos, eles estarão limitados, aprisionados pelo ambiente onde estarão. Eles podem até ser felizes, mas não estarão usando nem sequer uma pequena porcentagem de seu real potencial. Da mesma forma, milhões de trabalhadores não são capazes de fazer o que eles foram feitos para fazer diariamente, porque são limitados pelo ambiente em que vivem.

O que você anseia, espera, aguarda sempre para ter a oportunidade de fazer? Se você se encontra em um lugar onde você não está usando seus talentos naturais, pode ser uma grande frustração descobrir que o ambiente onde você está não é o ideal para seus talentos. Felizmente, você tem como mudar isso.

Encontre pelo menos uma pequena maneira de começar a recapturar parte daquela alegria que você sentia na escola. Se perca na sua atividade favorita e perca a noção do tempo nos finais de semana. Aproveite o que você anseia fazer e comece. Pouco a pouco você vai cultivando seu talento natural e quem sabe, começa a descobrir outros?

Como você foi capaz de aprimorar seus talentos naturais e usá-los no ambiente de trabalho? Como? O que você fez para descobrir seus reais talentos?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)