Quais são as características de um bom estudante? Se você fizer esta pergunta a várias pessoas, você vai ter de cada uma delas respostas diferentes. Muito provavelmente, todos eles estarão certos. Pode ser difícil identificar a combinação exata de qualidades necessárias para ser bem sucedido na escola, uma vez que suas necessidades, cronogramas, trabalhos, família, enfim, tudo realmente pode mudar durante toda a sua formação. No entanto, não importa quem você seja, alcançar seu objetivo de se formar, seja no ensino médio, curso técnico, graduação, vai exigir trabalho duro e um pouco de ajuda ao longo do caminho. Se você está se perguntando como ser um bom aluno, abaixo estão algumas dicas para ajudá-lo a começar.

Receita para ser bom aluno: conheça a si mesmo, e aposte nos seus pontos fortes

Você estuda melhor pela manhã ou prefere corujar estudando? Você gosta de fazer um pouco de Cada tarefa todos os dias, ou prefere fazer tudo de uma só vez? Você memoriza as informações após a primeira leitura ou você precisa anotá-las e revê-las? Não importa quais sejam suas respostas, você precisa ser capaz de responder a essas perguntas. Uma vez feito isso, você pode criar um plano de ação que permitirá que você use seus pontos fortes, como passar uma hora antes do trabalho todos os dias escrevendo no papel ou indo à biblioteca estudar por cinco horas seguidas em um sábado de manhã para evitar distrações. O que quer que funcione para você, faça.

Um bom aluno é aquele que planeja com antecedência

Tão importante quanto se conhecer é conhecer sua agenda. Você já escreveu tudo que você faz em um dia? É provavelmente mais do que você pensa. Este exercício também pode revelar várias grades de horário livres para encaixar algum tempo de leitura ou pesquisa. Também é importante planejar com antecedência se você sabe que estará fora da cidade, gastando mais tempo em um projeto de trabalho importante, ou tendo um fim de semana cheio de eventos familiares.

Como ser um bom aluno

Ser um bom aluno é um trabalho que exige muito esforço, dedicação, e técnicas específicas para tornar o aprendizado mais efetivo. (Foto: divulgação)

Características fundamentais de um bom aluno

Você provavelmente já ouviu isso antes, mas a comunicação é a chave principal nas características de um bom aluno. Professores realmente gostam quando os alunos fazem perguntas ou mostram interesse em querer aprender, mostrando dedicação para ir bem na sala de aula. Isso é uma das principais qualidades de um bom aluno. Seus professores querem falar sobre a classe, compartilhar o que sabem e ajudá-lo a ter sucesso. Certifique-se de saber também sobre monitorias e horários que pode contatar os professores.

Outras características tão importantes quanto para um bom aluno são:

Conexão com o professor: construção de um relacionamento baseado em confiança e respeito.

Transformação do ambiente: transformar o ambiente da escola ou faculdade em algo mais agradável é essencial para ter mais liberdade e facilidade em aprender.

Criar usos para o aprendizado no dia a dia: é crucial correlacionar seu aprendizado com usos no dia a dia, entendendo os por quês de você estar aprendendo um dado assunto.

Transformar as críticas em algo construtivo: amigos e professores podem ser um tanto destrutivos nos comentários sobre seu desempenho, mas é importante transformar cada crítica em uma oportunidade de crescimento.

Grupos de estudos: uma das melhores formas de reforçar o que foi aprendido é compartilhando com colegas de classe o aprendizado. Busque grupos ecléticos, com alunos que são bons em diferentes matérias.

Capacidade de investigação: quando um assunto é mais difícil, o bom aluno tem de ser capaz de investigar e pesquisar para encontrar as melhores formas de compreender o que estão aprendendo.

Relação familiar saudável: bons alunos conseguem fazer os pais compreenderem a necessidade pelos estudos, e formam um forte suporte familiar para conseguir ser bem sucedido no aprendizado.

Auto estima: trabalhando sua auto imagem e estima é uma forma eficiente de conquistar mais nos seus estudos, estando bem consigo mesmo.

Aprender como aprender: é necessário que o bom aluno saiba como aprender, usando as ferramentas e técnicas que funcionam melhor para seu aprendizado.

Persistência: como tudo não é perfeito, é importante que os alunos saibam que o fracasso e os erros são partes importantes do aprendizado, e devem contribuir para o crescimento como estudante.

Auto avaliação: outra chave para o sucesso é a capacidade do aluno de se avaliar, sendo capaz de identificar o que você sabe, por que não sabe e quais são suas limitações e pontos fortes.

Hábitos de estudos: Dedique um horário fixo todos os dias após a escola para a lição de casa e revisão do que foi estudado em sala de aula. Comente com a família  e amigos o que você aprendeu. Durma bem sempre para consolidar o aprendizado.

Leia mais: leia livros, jornais e revistas sempre que tiver oportunidade. A este respeito, é importante usar bibliotecas, tanto as públicas quanto as da sua escola ou faculdade. Além disso, seja seletivo com as informações que você lê e pesquisa pela internet.

Metodologia de estudos: os bons alunos devem encontrar o método ideal de estudo. Alguns alunos são mais visuais; Outros, mais auditivos e outros, cinestésicos, que precisam estar em movimento. Algumas pessoas combinam duas ou três práticas de estudos para sua própria metodologia..

Como ser um aluno inteligente: mantenha o foco no objetivo final

Você não começou a estudar por qualquer motivo. Por que você está estudando e o que você pretende atingir com isso? Seja o objetivo de obter uma promoção no trabalho, ter um diploma diferente ou de nível superior, completar uma meta que você quer há muito tempo, completar o ensino médio, terminar seu curso técnico. Enfim, qualquer que seja o objetivo, há uma razão pela qual você decidiu estar estudando. Pode ser fácil perder de vista o seu objetivo nesses dias difíceis. Por isso, certifique-se de compartilhar os objetivos com a família, amigos, seu chefe e outras pessoas importantes para você. Muitos alunos também escreverão o seu objetivo e vão mantê-lo onde eles possam ver todos os dias, como no espelho do banheiro ou computador. Tudo o que você precisa fazer é ficar motivado.

Dicas de como ser uma boa aluna ou bom aluno: torne a escola uma prioridade

Tornar a escola uma prioridade. Essa é uma das principais razões pela qual os alunos não completam suas atividades, simplesmente porque eles não tiveram tempo para terminá-las. Embora seja muito compreensível, isso também pode ser evitado. Estudantes com altas taxas de sucesso fazem dos estudos e suas notas uma alta prioridade. Alunos de alto desempenho estão dispostos a sacrificar um pouco de sono, tempo de TV ou aquela noite fora com amigos afim de terminar as aulas com um alto grau. Vai ser difícil, mas você provavelmente sabe que a maioria das coisas vale a pena não são fáceis.

Como você faz para ser um bom aluno? Quais são as técnicas e características que você considera para um bom aluno?

Um comentário para “Como ser um bom aluno?”

  1. Julio

    Gostei das dicas, o que me resta é praticar

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)