Estudar e trabalhar pode causar um grande impacto sobre seus esforços. Por isso, encontrar a motivação para continuar pode ser um desafio. No entanto, com a motivação certa, você pode alcançar muito mais nos seus estudos e vida profissional. Mas como encontrar essa motivação? Como mantê-la depois de tê-la encontrado?

Motivação no trabalho e estudos começa quebrando em partes as tarefas

Muitas vezes nos sentimos desmotivados porque a tarefa que enfrentamos parece muito grande, muito difícil ou muito desafiante. É por isso que é importante quebrá-las em pedaços de trabalho menores e mais gerenciáveis.

Por exemplo, a ideia de revisar um bimestre inteiro de uma só vez pode ser bastante assustadora, então, facilite as coisas para você fazendo uma abordagem mais estruturada e planejando o que você estudará semana a semana.

Desenvolva o seu próprio plano de estudos e trabalho pessoal como uma maneira útil de acompanhar suas tarefas através de uma agenda, ou usando um aplicativo útil para se organizar. Qualquer ferramenta de auxílio pode ser boa para quebrar suas tarefas em partes menores e mais gerenciáveis, que te mantém motivado ao serem completas.

Como se manter motivado

Se mantendo motivado e metade do caminho para o sucesso já está encaminhado. (Foto: Wellness Hubspot)

Como você espera se manter motivado? Que tal lidar com as frustrações?

Quer se trate de seu email, as notificações do WhatsApp ou de suas redes sociais surgindo, a atração de navegar rapidamente online ou amigos pedindo que você os encontre, as distrações fazem parte da vida cotidiana. No entanto, elas também são um grande sugador do seu tempo, então é importante tomar controle delas antes que minem sua motivação.

As coisas simples que você pode fazer para ajudar a manter o foco são: desligar as notificações em seu telefone e desviar as chamadas para o correio de voz enquanto estiver estudando e trabalhando. Se você tem o hábito de gastar muito tempo nas redes sociais e outros sites, considere usar um aplicativo para limitar o tempo que você gasta neles, sem bloqueá-los completamente.

Se manter motivado nos estudos e trabalho é fazer o que é melhor para você

Quando se trata de estudos e trabalhos bem sucedidos, em breve você descobrirá qual é a sua abordagem mais eficaz. Para algumas pessoas, trabalhar sozinho é melhor, enquanto outros podem preferir trabalhar em grupo para ajudar a manter seus níveis de energia elevados.

Para os estudos, por exemplo, é recomendado que você faça a noite, mas não é preciso seguir essa regra À risca. Você pode achar que é mais produtivo pelas manhãs, se mantendo mais motivado realizando essas tarefas nas primeiras horas do dia. Tente então variar as horas de estudo e certas tarefas no trabalho para encontrar a rotina perfeita para você.

Onde você estuda e trabalha é tão importante quanto a forma como você estuda. Portanto, certifique-se de que seu espaço de estudo seja confortável e livre de coisas que possam distraí-lo!

Veja além para poder se motivar

Às vezes podemos ficar presos em uma espiral descendente quando se trata de nossos estudos e esquecermos por que estamos fazendo isso em primeiro lugar. Lembre-se de que realizar os seus estudos e/ou seu trabalho é uma grande conquista, e algo que valerá a pena todo o esforço que você está colocando nisso. Quando você chegar aos seus objetivos, você não olhará para trás e não se arrependerá de não ter estudado mais ou se esforçado de menos.

Se você está se sentindo desmotivado, tente lembrar-se por que você está fazendo seu trabalho ou seus estudos. Cada minuto que você gasta estudando ajuda a aproximar você do seu objetivo, junto às recompensas que podem ser trazidas.

Não deixe dúvidas para trás

Quando você está estudando ou realizando uma tarefa difícil no trabalho, pode ser desmotivador quando você não sabe a resposta para algo. Faça anotações sobre qualquer coisa que você não tenha certeza, e não deixe nenhuma questão sem resposta, pois são as lacunas no seu conhecimento que precisam ser conectadas.

Fale com tutores, professores, coordenadores, supervisores, enfim, qualquer pessoa que pode te ajudar a resolver quaisquer dúvidas que você tenha. É muito mais motivador saber que você tem tudo sob controle e está apto a se manter motivado.

Faça uma pausa e se recompense

Você não se sentirá 100% motivado se sentir que está estudando ou trabalhando todas as horas do dia. Isso não é saudável ou produtivo. Embora um dia a dia de trabalho e/ou estudos requeira muito de você, é importante que fique em intervalos regulares e tempo de inatividade podem ajudá-lo a manter o seu melhor desempenho. Defina intervalos de estudos em tempos regulares com um lanche ou atividade recreativa entre os tempos de estudo e trabalho. Isso vai te ajudar a se manter no caminho.

O exercício físico é uma ótima maneira também de esvaziar a cabeça e se manter motivado. Então mesmo que você não sinta vontade, vá para uma academia ou pratique esportes, pois isso pode ajudá-lo a recarregar suas baterias.

Como você se mantém motivado no trabalho e nos estudos? Quais dicas daria para quem precisa se motivar?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)