A desmotivação no local de trabalho pode ser um problema sério para as empresas e para os funcionários que querem ter uma chance de crescer. Trabalhadores que não são motivados são inerentemente menos produtivos e, com o tempo, terão baixos incentivos e satisfação no trabalho. É necessário manter a motivação em um nível elevado, afim de melhorar a produtividade e ajudar seus funcionários a serem mais felizes fazendo seus trabalhos. Quando todos estão motivados, todos ganham. Simples técnicas de motivação podem ser empregadas por gestores, pequenos empresários, e até mesmo pelos próprios empregados para mudar a situação de desmotivação.

Funcionário desmotivado: o que fazer? Sistema de recompensas

Quando os funcionários sabem que vão receber uma recompensa acima e além do seu salário normal, eles são naturalmente mais motivados para completar suas tarefas. Se é um trabalho de automotivação, o funcionário pode se dar o prêmio de ir ao restaurante favorito com a família, quando a meta for batida. No caso de uma empresa, pode ser estabelecido que os funcionários precisam atingir a meta X para receber um bônus salarial ou para que o chefe leve todos para uma visita a um restaurante, com a conta paga pela empresa.

Como lidar com a desmotivação no trabalho

Quando você está desmotivado no trabalho, é bom assumir algumas estratégias para não deixar que isso prejudique seu desempenho. (Foto: QuickBase)

Desmotivação no trabalho: saiba como reverter essa situação com um comportamento motivado

Um proprietário da empresa ou um gerente precisa ser capaz de mostrar para sua equipe que ele está motivado para fazer seu próprio trabalho. Esse comportamento naturalmente será transferido para os funcionários. Em um local de trabalho, as ações da pessoa responsável determinarão as ações das pessoas abaixo dele.

No caso do funcionário estar buscando a automotivação com essa dica, é uma boa ideia começar a fingir motivação. Em muitos casos, apenas mudar a atitude para algo que mostre mais empolgação com o trabalho vai te motivar a fazer mais. E então, você vai estar num ritmo motivado em tempo recorde, sem nem sequer perceber.

Incentivar funcionários desmotivados significa também elogiá-los

É apenas a natureza humana querer ser reconhecido por um trabalho bem feito. Muitas vezes os gerentes e proprietários ficam ocupados demais e esquecem que um simples agradecimento pode ser tudo que seu funcionário precisa para continuar trabalhando duro. Trabalhadores não querem ser apenas escravos, eles precisam de uma boa dose de elogios para alimentar a auto estima.

O funcionário desmotivado pode também buscar coisas positivas nos seus resultados. Ao estabelecer metas pessoais e ultrapassá-las, é uma boa ideia se dar o mérito de ter realizado o trabalho, parando para observar onde ele estava e onde está agora. É uma sensação semelhante a um elogio, visualizando os resultados do seu trabalho.

Desmotivação no trabalho: resolva trabalhando em equipe

É também a natureza humana querer estar ligado a algo que é maior do que nós mesmos. Todos nós queremos sentir como se estivéssemos fazendo algo importante em nossos empregos ou em nossas vidas. Incluir os funcionários em um ambiente de equipe e salientar que eles são a espinha dorsal de sua empresa fará com que eles sintam-se mais motivados.

Como indivíduo, você pode se motivar na empresa sabendo que outras pessoas dependem também do seu trabalho. Podem ser colegas de empresa, sua família, enfim, todos aqueles no seu círculo que dependem de seu desempenho.

Rejeite atitudes negativas para combater a desmotivação no trabalho

Um poderoso desmotivador é a negatividade. Quando um empregado tem uma personalidade negativa, ele pode derrubar toda a força de trabalho com ele. O gestor deve chamar as pessoas negativas para uma conversa privada e discutir como elas podem melhorar suas atitudes e mostrar mais positividade em seus trabalhos. Enquanto todo mundo é propenso a ter um dia ruim de vez em quando, a atmosfera global no local de trabalho deve ser positiva sempre.

Se você se percebe negativo, pare e respire um pouco. Tente ver as pequenas coisas positivas do trabalho. Pense no que você pode fazer para melhorar ainda mais esse clima. Uma atitude positiva é essencial para mudar o ambiente de trabalho e fazer dele muito mais agradável.

Como você faz para mudar a desmotivação no ambiente de trabalho? Quais técnicas funcionam para você e sua equipe?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)